domingo, 13 de setembro de 2015

Pare, respire e vá em frente.

Érima de Andrade

Desde sempre ouço as pessoas falarem: conte até dez antes de agir. Aconteceu alguma coisa com você que lhe tirou do sério? Conte até dez, que a energia muda e sua reação vai ser mais adequada.
Se contar até dez respirando então, vai ser um espetáculo! A respiração transforma a energia. Já se sabe que a respiração consciente ajuda a afastar o estresse, proporciona bem-estar, e estimula habilidades como criatividade, entusiasmo e o raciocínio lógico.
A respiração é um processo consciente e inconsciente ao mesmo tempo. Pode ser alterada conscientemente, de acordo com nossa vontade, e inconscientemente por nossos estados emocionais. A respiração é a nossa forma de sentir os outros e o ambiente. A respiração é o inconsciente manifesto no corpo.
Respirar conscientemente nos leva ao nosso paraíso interno, e de lá, todas as reações ficam melhores. Você entra em contato com sua capacidade de escolha, aquela que nasce na sua melhor parte, e que lhe diz que há mais vida para viver e mais amor para sentir. Ao respirarmos com consciência temos a chance de parar brevemente antes de tomar uma decisão. É uma ótima maneira de evitar reações impulsivas, quase sempre tão desgastantes.
Respirar com atenção nos ajuda a sair do piloto automático e tomar consciência de uma ação que, até então, era feita sem pensar. Uma respiração longa, lenta e profunda pode criar dentro de cada um, um paraíso particular de harmonia, paz e saúde.

Mesmo que você não se dê conta, a sua respiração varia de acordo com o ritmo em que você vive. Um ritmo respiratório suave, cadenciado e fluido deixa as emoções, e a mente, suave, cadenciada e fluida. Emoções agradáveis tornam a respiração mais lenta e profunda, a frequência por minuto diminui; nas emoções desagradáveis a respiração fica acelerada.

Sabiam que as emoções negativas não modificam por igual as duas fases da respiração? A duração da inspiração fica igual, e o que muda é o tempo da expiração. Quanto maior a tensão emocional, mais superficial será a expiração. É na expiração que o organismo relaxa. Suspirar devagar várias vezes ajuda inclusive a dissolver o estresse.

A respiração superficial gera carência já que não supre as necessidades orgânicas de oxigênio, isso se reflete tanto no mental quanto no emocional. A respiração longa dá poder de concentração, traz paciência, calma, tolerância. Você se sente calmo, relaxado, com a mente tranquila e ao mesmo tempo desperto.

A minha primeira supervisora em saúde mental me ensinou a dar, ao menos, um minuto entre um paciente e outro. Era o minuto de parar e respirar. Soltava a história do paciente que acabou de sair, e abria espaço interno para o paciente que ia entrar.

Sri Prem Baba criou uma campanha propondo um minuto de silêncio antes de cada atividade importante. Diz ele que um minuto de silêncio tem grande poder, e é assim que na verdade toda a mudança que queremos realizar em nossas vidas pode começar.

Respirar consciente requer simplesmente a nossa presença aqui e agora, e estando no aqui e agora chegamos ao  nosso natural silêncio interno. Este é o verdadeiro movimento que podemos fazer em direção à alegria, diz Prem Baba. 

Ele explica que essa é uma prática democrática. “Qualquer pessoa, não importa religião ou classe social, pode meditar. Um minuto em silêncio pode mudar sua vida. Transforma veneno em néctar.”Sri Prem Baba

E continua: “Um minuto de silêncio tem um grande poder. Se puder cultivar um minuto de silêncio antes de cada atividade do seu dia, você já estará conseguindo abrir uma clareira para ser visitado pelo seu Eu Maior. Por exemplo, um minuto quando acorda, um minuto antes de se alimentar, um minuto antes de sair para o trabalho... Se puder silenciar por cinco minutos ao dia, eu sinto que você estará obtendo uma grande vitória – uma vitória sobre a matéria; sobre o eu inferior.” Sri Prem Baba


E aí, você consegue parar por um minutinho? Esse vídeo também propõe um minuto por dia. Vamos tentar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!