domingo, 20 de setembro de 2015

Qualidade de vida, você tem?

Érima de Andrade

O que você pensa quando perguntam sobre sua qualidade de vida? Se você está bem em casa e no trabalho?

É uma boa avaliação.
Afinal relacionamentos profissionais e familiares saudáveis contribuem em muito para nossa qualidade de vida. Mas ainda é uma avaliação que deixa de fora como você está se proporcionando uma boa qualidade de vida.

Nós, seres humanos, temos quatro aspectos distintos: físico, emocional, intelectual e espiritual. Para uma avaliação ampla dos seus cuidados com você, você pode examinar como anda cuidando de cada um desses aspectos.

Então vejamos:

Como você tem tratado seu corpo? Como é a sua alimentação, seu sono, sua ingestão de água? Você costuma reparar na sua respiração? Que avaliação você faz da sua respiração? Que atividades físicas você tem praticado? Tem se permitido paradas ao longo do dia para espreguiçar, mexer as pernas, fazer um lanche, beber água?

Olhando agora apenas o seu aspecto físico, responda, como anda sua qualidade de vida?

E se a pergunta fosse para seu intelecto, como ele está? Intelectos são muito curiosos. Intelectos gostam de leituras, debates, conversas, estudos, análises, estratégias, cálculos, novidades e descobertas. Como você tem alimentado o seu intelecto?

E suas emoções, como você as tem tratado? Você é do tipo que reprime suas emoções há tanto tempo que nem sabe mais identificar seus sentimentos? Ou você é do tipo que faz questão que o mundo saiba o que você anda sentindo e por isso, está sempre se queixando, extravasando ou se expondo?

Emoções podem ser alimentadas com exposições de arte, com dança, teatro, cinema, livros, conversas, cuidados com pessoas, animais, plantas, encontros, viagens, fotos e com tudo aquilo que desperta em você sensações e sentimentos.

Pensando nas suas emoções, como está sua qualidade de vida?

E espiritualmente como você está? Como anda o seu contato com sua sabedoria interna? Você tem se permitido uma conexão maior com sua essência? Tem dado ouvidos a sua intuição? Tem alimentado sua inspiração?

Você tem se dado tempo para parar, e em silêncio observar sua respiração deixando sua mente sem nenhum foco? Essa á uma boa prática de contato com seu espírito. Basta parar e se colocar aberto para sua sabedoria interna, aberto para entrar em contato com seus recursos internos de cura e compreensão.

Para alimentar seu aspecto espiritual pode usar práticas de meditação, de auto-observação ou de respiração consciente.

Como anda sua qualidade de vida agora que você viu cada um desses aspectos em separado? Sua resposta mudou?

Somos também seres sociais, e nossa qualidade de vida também está vinculada a nossa saúde social. Como anda a sua? Todos os seus encontros (eu com o outro) são focados no seu trabalho? Há quanto tempo você não faz um programa de lazer com sua família? Há quanto tempo você não vê seus amigos? Há quanto tempo não para para ouvir os seus colegas? Que atividades você pratica em grupo com regularidade? Como é a sua participação na vida comunitária? Faz algum trabalho voluntário? Defende alguma causa? Se interessa pelo que acontece ao seu redor? Como você cuida da sua saúde social?

Depois de focar nesses cinco aspectos, físico, emocional, intelectual, espiritual e social, responda, como está sua qualidade de vida? Tem alguma coisa que você precisa mudar nas suas atitudes? Você precisa de ajuda para mudar? Você tem cuidado de você e de todos os seus aspectos?

Lembre-se, viver bem com você, cuidar de você, envelhecer em paz com você é parte essencial da experiência de estar vivo com qualidade.

Você tem colocado qualidade na sua vida?

2 comentários:

  1. sempre muito bom ler seus argumentos! felicidades!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Fico feliz com comentários! se gostam então, mais feliz ainda!

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!