domingo, 3 de maio de 2015

Colorindo

Érima de Andrade

Com certeza você já viu, ouviu falar, ou tem, um livro de colorir para adultos. Virou moda. Do meu ponto de vista, muito bem vinda.

Gostei que essa ideia tivesse atingido tanta gente.  Mas é claro que para nós, terapeutas ocupacionais, não é nenhuma novidade os benefícios adquiridos com essa atividade.

Os livros são vendidos como antiestresse, e realmente funcionam para isso. É um momento de parar, relaxar, a cabeça descansa, o tempo passa, a respiração tranquiliza, é quase uma meditação. Uma atividade simples com tantos benefícios tinha mesmo que virar moda.

Num tratamento terapêutico ocupacional, chamamos essa atividade de atividade expressiva. Sabemos que a atividade expressiva funciona como psicoterapia, como elemento de elucidação do diagnóstico, e como controle da evolução dos casos clínicos. Mas você não precisa saber de tudo isso para aproveitar essa tão bem vinda moda de colorir para relaxar do estresse diário.

Não se preocupe em ser artista, você não precisa ter nenhum pré-requisito para começar a colorir e se beneficiar com isso.  Muitas vezes a arte foi o reduto da expressão livre, e acabou conquistando um lugar privilegiado, a partir do momento em que as atividades cotidianas, ou de trabalho, estimulavam o contrário. Mas é um vício de percepção considerar que o criativo é o genial, o inédito, o exclusivo.

Nosso fazer diário, está repleto de situações, mais ou menos inusitadas, que nos fazem buscar uma nova maneira de agir. O nosso dia-a-dia é cheio de situações desconhecidas, novas, que exigem uma resposta imediata que exigem, justamente, atitudes criativas.  Você, com certeza, já precisou se virar para dar conta de situações inusitadas, e claro, usou sua criatividade. Então anime-se, colorir também é para você.

Eu tenho o meu livro e estou adorando. Você, leitor do blog, sabe que passei por uma mastectomia. Como eu ainda passaria por quimioterapia e radioterapia, não pude reconstruir imediatamente minha mama. Mas isso ficou para trás e já tenho minha mama de volta.

A técnica escolhida pelo cirurgião para a reconstrução foi a rotação do reto abdominal.  Não precisa de prótese e o resultado é bem natural. Mas... sempre tem um mas, a recuperação é lenta, em torno de 30 dias. E nessa fase em casa, meu livro de colorir tem sido uma ótima companhia. Se já era uma atividade que me atraia, agora então estou adorando.

Super recomendo para quem como eu, esteja passando por um período de repouso. Mas também recomendo para quem está no estresse do dia-a-dia. Recomendo para quem nunca fez nada parecido, para quem gosta de colorir, para quem não sabe se gosta de colorir, para quem quer descobrir seu lado lúdico. Ou seja, é uma atividade bem vinda para todos.


Aproveite a moda e inspire-se. Tenho certeza que vai gostar.


2 comentários:

  1. Érima e todos que por acaso lerem meu comentário.
    Adorei todos os presentes que os filhos me deram. Porém, ests que esta minha filha me deu. este foi inusitado. Começarei esta semana a fazer minha meditação Beijos, Dirma

    ResponderExcluir
  2. Tebho certeza que vai amar! Beijos mãe!!!!

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!