domingo, 15 de março de 2015

S’imbora, o musical

Érima de Andrade

Ontem fiz algo que há muito tempo eu não fazia: fui ao teatro! E amei!
Fui com a Rosangela, que compra os ingressos, me pega em casa, me leva ao teatro, me deixa em casa, tudo com o maior conforto e segurança. Gosto quando ela, depois de pegar todo mundo, nos convida a rezar um Pai Nosso, para que nossa noite seja abençoada. E foi.

Fomos assistir S’imbora, O Musical, A História de Wilson Simonal. Muito bom! Se você que está lendo esse texto, tiver a oportunidade de ir ver, não perca, vale muito a pena.

Simonal fazia muito sucesso na minha infância, e fiquei surpresa quantas músicas eu lembrava. Claro que não sabia todas as letras, mas cantei todos os refrãos. E a plateia cantava junto! O refrão “na tonga da mironga do cabuletê” foi o que a plateia cantou mais alto. Vários aplausos em cena aberta, e claro, uma ovação no final do espetáculo. São três horas de show, mas sinceramente, nem pareceu.

Você conhece a história dele? É bem triste, vai do cantor mais popular do Brasil, ao mais rejeitado. O texto é muito bom, e mesmo essa passagem triste, é tratada com leveza, e saímos de lá, cantando com a cena final. 

Mas é impossível não ver essa história e ficar sem pensar. Tudo aconteceu com ele, sua queda de popularidade, por conta de um boato, só desmentido anos depois quando ele faleceu. Mas mesmo vivo, o peso da difamação, o deixou sem vida. Não é impressionante o poder das palavras?

Pensa um pouco, você é alguém que conta uma história sem ao menos escutar os dois lados? Você já se perguntou se aquilo que você acha que é verdade e você divulga, é verdade mesmo? Com o poder da internet hoje em dia, uma história mal contada vira “verdade” depois de tanta divulgação...

Um exemplo disso é o texto da Regina Brett. Ela escreveu um texto aos 45 anos, com as 45 lições que aprendeu da vida.  Ela adicionou mais 5 lições quando completou 50 anos, e o texto correu o mundo. Mas... alguém ao repassar resolveu “completar o texto” com a informação errada de um texto escrito por uma senhora de 90 anos. Ao entrar no site da Regina, uma das primeiras coisas que se lê, é o desmentido da idade, e o quanto isso causou transtornos a ela.

Esse é só um pequeno exemplo, mas pesquisando a gente acha muito mais. Em especial, as pessoas públicas sofrem com isso.

Então vale a pena perguntar: o quanto você compartilha uma informação antes de confirmar a sua autenticidade? Parece um ato inocente, mas de grão em grão...

Se você quiser saber mais sobre Regina Brett e ler o texto que ela escreveu, eis o link que escrevi sobre ela e suas 50 lições de vida:  clique aqui .


Tenha uma boa semana!  

6 comentários:

  1. O Chico Anysio sempre o defendeu, mas minha geração engoliu o boato. Então de fato não entregou amigos artistas aos Ditadores? Por que não se explicou em vida? Não sou contra ele,só queria saber.. Eu chamaria a imprensa pra desfazer o boato.

    ResponderExcluir
  2. Na época a imprensa não era livre, ele não tinha como se defender dessa forma. No texto ele pergunta a um amigo, "Como eu faço pra provar que não sou dedo duro?" Mas não acharam uma solução... A pesquisa para o desmentido foi longa, e quando saiu ele já tinha falecido. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Se eu não estou enganada, foi o César de Alencar que o desgraçou. O César era fã da maldita revolução. mas um coisa eu tenho certeza absoluta, entre outros nomes da cultura brasileira, ele dedodurou entre outros o Mario Lago que ficou preso no Caio Martins. Eu o ví levando minha filha mais velha para o ballet do ginasio,Jumto a ele tomando sol um dos meus professores de histórias do Liceu. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei... o musical não cita nem Mario Lago, nem César de Alencar.

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!