domingo, 25 de janeiro de 2015

Nossas conversas sobre saúde e qualidade de vida

Érima de Andrade

Essa semana foi de muitas e boas conversas.
Algumas ao vivo, outras por Skype, outras, como diz uma querida amiga, Teresa Bessil, foram na pracinha do facebook. E todas ótimas!

Foram
encontros, reencontros, aproximações que me fizeram lembrar de uma outra semana de conversas, daquela vez, sobre longevidade. E claro, saúde, qualidade de vida tem tudo a ver com longevidade saudável. Lembrei da frase mais marcante daquela ocasião. Era o verso de um poema da Elisa Lucinda que dizia: “A vida não tem ensaio, mais tem novas chances.”

E novas chances é o que conquistamos a cada dia que nos responsabilizamos por nossa vida com o foco na melhor saúde possível em cada momento da nossa existência. Ganhar consciência de que a longevidade saudável é possível, também abre um leque de novas descobertas, sobre, alimentação, qualidade de sono, autoconhecimento, atividade física, hidratação, meditação, lazer, convivência. Envelhecer é um processo, e esse processo pode ser alterado para muito melhor com atitudes preventivas, curativas e/ou paliativas.

É claro que falamos também dos efeitos causados pelos tratamentos de câncer, e como lidar com eles. O melhor é ter consciência que mesmo com tanto mal estar provocado pela toxicidade da medicação, ela está nos curando. E que essa fase é isso mesmo, apenas uma fase, que um dia passa. A vida durante o tratamento do câncer também pode se revelar uma vida de pequenos prazeres e descobertas. Descobrir que você não está sozinho nessa, descobrir alimentos que mesmo com todo o enjoo você tem prazer em consumir, descobrir que é preciso sair da zona de conforto e fazer adaptações na sua vida, e que essas adaptações, não são tão ruins assim, é um conforto sem tamanho. Mas viver essa mudança nos mostra uma flexibilidade que havíamos esquecido que existia. O tratamento se mostra como uma grande chance de nos conhecermos melhor.

O assunto que não faltou em todas as conversas, foi o tempo. Que calor! E vamos trocar receitas de como enfrentar esse período sem tanto estresse, como se hidratar, como dormir com o mínimo de qualidade. Colocar na jarra d'água uma casquinha de limão, cuidando pra ser bem fininha, só o verde, com menos branco possível, deixa a água uma delicia! E super refrescante para esse verão de maçarico ligado.

Emendamos na importância de proteger a pele dos excessos do sol, a importância da flexibilidade do corpo e da alma, a importância de viver o agora, sentindo a vida pulsar com o contato com a natureza, o brilho do olhar, respirando amor, respeito, conhecimento e afeto.

Falar de longevidade saudável é também falar sobre sexualidade, que começa na infância, e não apenas com a relação sexual. Como em todos os outros aspectos da nossa vida, também a sexualidade ganha novas chances com o passar do tempo. A relação passa a ser centrada na intimidade emocional, e não mais na genitalidade. O prazer de dar e receber se multiplica com a descoberta de novas sensações e percepções.

Como diz uma grande amiga minha, Sonia Prem Vipassana, “Maturidade é aceitar a responsabilidade de ser autêntico, seja a que preço for. A maturidade consiste em arriscar tudo para se ser autêntico.”

Autêntico, legítimo e verdadeiro com você mesmo, com as pessoas com as quais você se relaciona, e com o ambiente em que você vive, essa é a grande conquista da maturidade. E saborear a maturidade numa vida longeva e saudável, depende apenas das chances que você está disposto a se dar.

Quer ter uma vida longa e saudável? Olhe para a vida que você está vivendo agora. O que precisa mudar para que você tenha chance de alcançar o seu ideal de qualidade de vida?

O que você faz hoje determina a vida que você vai ter amanhã. E o contrário também é verdadeiro: a vida que você quer ter amanhã determina o que você vai fazer hoje.

A juventude não é eterna, envelhecer é inevitável, e ainda assim, é possível viver com qualidade todas as fases da vida. Em qualquer idade, cuidar da saúde, da alimentação, do lazer, do sono, fazer exercícios, se conhecer, manter autoestima elevada, vida social e relacionamentos gratificantes, é cuidar de um envelhecimento saudável. Podemos até não pensar nisso quando mudamos nossos hábitos, mas certamente esse é um de resultados diretos.

Como você quer viver seus próximos 30 anos? 60 anos? 80 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!