domingo, 21 de dezembro de 2014

Então é Natal...

Érima de Andrade

Então é Natal,
a festa cristã que inclui todo mundo. Mesmo que você não seja cristão, aposto que está nesse espírito de confraternização, marcando um dia para encontrar as pessoas queridas, comprando presentinhos para alegrar quem você ama, pensando numa refeição especial, e quem sabe até decorando a sua casa.

Foi a mídia que nos envolveu? Não sei, não sou estudiosa do assunto, mas o que vejo entre as pessoas que eu conheço, é que
o espírito de Natal pegou de um jeito ou de outro. E olha que a maioria das pessoas com quem eu convivo atualmente são budistas, ou seja, Cristo não faz parte das convicções delas. E mesmo assim, se preparam para o Natal.

Mesmo entre os que se dizem cristãos, existem os que nem se lembram mais que a comemoração começou como uma festa cristã onde se
comemorava o nascimento de Jesus Cristo. Os cristãos praticantes, além de encontrar amigos, repartir uma refeição, trocar presentes, vão à missa na noite do dia 24 de dezembro, celebrar Jesus de Nazaré, a chamada Missa do Galo.

Jesus pregava o amor,
“amai-vos uns aos outros” dizia; era o profeta da inclusão. Sua história está contada na bíblia, e na medida do possível, sendo confirmada pela ciência. E tem festa cristã que mais inclua que o Natal?

Os não cristãos prestam mais atenção ao
Papai Noel, essa figura que representa a generosidade, a compaixão, e que traz os presentes de Natal. Papai Noel é o nome do bom velhinho de roupas vermelhas e longas barbas brancas que surge na véspera do dia de Natal com um saco de presentes para dar às crianças bem comportadas. Esta é a lenda mais difundida na cultura ocidental. Com o tempo, Papai Noel passou a presentear crianças de todas as idades, e a troca de presentes costuma ser um dos pontos altos da festa.

Papai Noel representa esta parte de nós mesmos que está aberta a presentear, a receber, a amar sem discriminar, a
ir além de si mesmo e compartilhar. Mesmo não sendo originalmente o dono da festa, é preciso reconhecer que ele é um símbolo que traz consigo valores que despertam, revivem e fortalecem os nossos sentimentos mais profundos. Em dezembro somos todos um pouco Papai Noel.

Se é por Jesus Cristo ou pelo Papai Noel que você confraterniza no fim de ano, não importa.
O que importa é ter esse compromisso de dar o melhor de si mesmo, de reunir com pessoas queridas, de celebrar a vida e mais um ano que passou.

Que você viva uma noite de encontros, eu-com-outros.
Que você viva calma, com-alma, e serenamente a noite de 24 de dezembro.
Que ela lhe traga coisas boas, alegres, gostosas e divertidas.
Que você tenha sempre muitos motivos para comemorar, comer-e-orar.

Que você tenha um feliz Natal!

3 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!