domingo, 14 de dezembro de 2014

Reuniões de fim de ano

Érima de Andrade

Fim de ano, essa é a época de se reunir com amigos, colegas, familiares.
É o momento de confraternizar, de integrar, de, às vezes, rever as pessoas que você ama, mas que ao longo do ano não conseguiu encontrar.

Seja nas reuniões com a equipe de trabalho, ou com os amigos, ou ainda com os familiares, é um
momento de descontração e alegria. Momento de se divertir livre das formalidades, dos assuntos chatos, das discussões, das conversas do dia a dia.

Confraternizações de fim de ano mudam a energia do grupo.
Tem no ar um clima de dever cumprido, de fim de ciclo, de vitória, afinal chegamos vivos e bem a mais um final de ano. E isso merece ser celebrado.

Muitas vezes esses encontros acontecem com pessoas que você encontra com frequência, mesmo assim, a energia é outra, o momento é outro, a intenção é outra.

É tempo de comemorações,
nada de falar do trabalho, das chatices, do que não deu certo. Deixe para fazer sozinho o seu balanço do ano, e aproveite as reuniões, os encontros, as festas para dar o seu melhor, e receber o que de melhor as pessoas tem para lhe oferecer.

Também é o momento da informalidade, de se aproximar, de conhecer melhor as pessoas do seu ciclo pessoal.
Mas é bom estar alerta, confraternizações de fim de ano servem, entre outras coisas para aproximar as pessoas, mas não são, nem de longe, o lugar ideal para falar de problemas, reclamar da vida, discutir trabalho, resolver divergências. Para essas coisas, existem outros momentos mais apropriados.

E também não adianta achar que, por ser informal, você pode tratar todo mundo igual.
Dá para relaxar, mas tem que tomar cuidado com gafes e barracos. O que você acha que é uma conversa com deliciosas bobagens, pode ser ouvida pelo outro como um monte de baixarias.

É preciso saber o que esperar de cada um,
nunca uma manga vai ser uma jaca. As pessoas têm suas peculiaridades, suas individualidades, é preciso respeitar, mesmo em reuniões informais.

É um encontro informal, não uma tentativa de ser outra pessoa, por isso,
se respeite também, seja você mesmo, dê o seu melhor. Divirta-se sendo você, celebre o fato de ser você, comemore a sua melhor versão.

Mesmo que você não seja do tipo festeiro, vá as reuniões de final de ano e abrace as pessoas queridas.
Abraços são laços de afetos. Não deixe passar a oportunidade de encontrar com amigos, familiares, pessoas que se tornaram importantes na sua vida, e troquem abraços, comemorem, celebrem o fim do ciclo e a vida que não para de nos surpreender.

Você merece viver esse momento. Eu sei, a agenda fica cheia, as obrigações com as festas ocupam a nossa cabeça, tanta coisa para fazer, tanta coisa para comprar, mas
sempre vale a pena se organizar e participar desses encontros. É a energia dessas comemorações que vai lhe alimentar para o novo ciclo que vem por aí. E vem mesmo. O ano acabou, mas a vida continua.

Bom fim de ano para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!