domingo, 12 de outubro de 2014

Meditação - você sabe meditar?

Érima de Andrade

As conversas por aqui essa semana foram sobre meditação. Você sabe o que é meditar? Ao contrário do que muita gente pensa, meditar não é pensar. Não mesmo!  Meditar é o contrário de pensar. Meditar é acessar o seu silêncio interno, ou como diz a Sonia Hirsh – “Meditação é um jejum mental, uma limpeza, um silêncio do pensamento.”.

E como fazer isso? Existem muitas técnicas, muitas linhas, muitas formas de meditar, mas você não precisa seguir nenhuma delas. O simples fato de concentrar sua mente no vazio e interromper por alguns minutos o seu diálogo interno já é uma meditação, e é o suficiente para modificar completamente sua vida. O pensamento fica mais claro, a respiração mais tranquila, a vida flui melhor.

Tudo bem, mas eu nunca meditei, o que eu preciso fazer? Talvez você esteja me perguntando isso... E eu digo que já meditei de várias formas, todas muito eficientes, mas as que melhores resultados produzem em mim, são as duas mais simples que eu aprendi. Vou ensiná-las para vocês.

Primeira dica: nunca comece a meditar deitado. A meditação é como um relaxamento, só que mais intenso. Então se você ainda não tem o hábito de meditar, e escolhe meditar deitado, talvez você durma durante o exercício. E tudo bem também, vai ver é mesmo esse o seu objetivo.

Mas vamos começar a meditar sentado. Você precisa estar confortável, e por incrível que pareça estar com a coluna ereta é a posição mais confortável. Sente-se com a postura de majestade. Você pode ou não encostar, pode escolher sentar no chão com as pernas cruzadas, ou mesmo preferir uma cadeira, então foque apenas em manter a coluna ereta.  Você libera as vias aéreas, e respira melhor quando está com a coluna ereta, e a respiração é fundamental para a meditação.

Se escolher sentar numa cadeira, cuide para que seus pés estejam totalmente no chão. Sente com as pernas um pouco afastadas, a distância de uma mão fechada. E em qualquer posição que escolheu sentar, deixe suas mãos repousarem sobre as suas coxas. Olhos fechados, vamos começar.

Tente focar no som mais longe que você puder ouvir. Apenas ouça, não descreva o som, não “fale” com ele, apenas ouça. Quanto mais você se concentrar nesse som longe, menos você vai ouvir os ruídos que estão por perto. Aos poucos, nem esse som à distância você ouvirá, e tudo bem, é mesmo esse silêncio o nosso objetivo. Relaxe durante todo o exercício. Mantenha-se calmo e focado. Começou a pensar? É assim mesmo, apenas volte a sua atenção para o som ao longe. É um exercício, com a prática ele fica cada vez mais fácil.

É muito simples, mas não é fácil, eu sei... O nariz coça, a cabeça não para, de repente você está prestando atenção a tudo, menos no som a distância. Tudo bem, você está apenas começando, e como tudo na vida, meditar também precisa de treino. Então comece aos poucos, quem sabe 1 minuto por dia? Quando estiver confortável com o exercício, aumente gradativamente, vá para 3 minutos, 5, e assim progressivamente até que você esteja confortável para meditar 20 minutos por dia. Eu garanto, você consegue.

A segunda técnica que eu gosto muito é focando na sua respiração. Tudo de novo, sentado, costas eretas, mãos repousando nas pernas, olhos fechados. Concentre-se na sua respiração. Não tente modifica-la, primeiramente apenas observe. Sem forçar, lentamente, comece aos poucos a levar a sua respiração cada vez mais para o abdômen. Inspira a barriga sobe, expira a barriga desce... deixe que se estabeleça um ritmo tranquilo e confortável... inspira barriga sobe, expira barriga desce... Concentre-se completamente no entre e sai da respiração e pouco a pouco essa concentração formará um filtro e você nem ao menos ouvirá os ruídos ao seu redor.  Começou a pensar de novo? Tudo bem, volte a se concentrar na sua respiração.

Quem sabe você precisa contar para se concentrar? Pode ser também. Então inspire lentamente, prenda o ar contando até 5 e expire mais lentamente ainda, deixando sempre que a barriga comande o movimento. Repita por 1 ou 2 minutos e depois deixe que sua respiração volte ao normal.

Mergulhe na meditação sem pretender visualizar nada, simplesmente procurando deixar que sua mente se esvazie. Os benefícios você vai perceber aos poucos, quando notar seu pensamento mais claro, sua respiração mais serena, seus batimentos cardíacos mais lentos.

Treine um pouco por dia. Com a prática você será cada vez mais capaz de meditar em qualquer situação. E isso, garanto a você, é tudo de bom!


Vamos praticar?

Um comentário:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!