domingo, 19 de outubro de 2014

Um momento antes do próximo passo

Érima de Andrade

Uma amiga minha, a Caroline Tavares, tem um blog. Ele se chama “N Personas”. Foi nesse blog que li essa frase que estou usando hoje como título do post: “um momento antes do próximo passo.”.

Quantas vezes você já viveu isso? Quantas vezes você esteve parado no momento antes? Quantas vezes você, consciente ou inconscientemente, prolongou ao máximo esse momento antes do próximo passo?

Todos nós temos esse momento de vazio quando um ciclo se fecha e outro ainda não abriu. Ou ainda, um momento de vazio quando subitamente a agenda fica em branco. O que fazer? Como lidar com o vazio? Como dar o próximo passo?

Para dar um próximo passo consciente é preciso autoconhecimento. Se conhecendo você sabe os seus pontos fortes e pode usa-los a seu favor, conhece suas limitações e tem a chance de modifica-las, controla melhor suas emoções, consegue estabelecer melhor suas prioridades, enxerga possibilidades, cria expectativas reais, traça metas possíveis, vive de forma mais equilibrada, autêntica e feliz.

E o primeiro passo nesse processo é a consciência, a autoconsciência. Ela é conquistada com a auto-observação. Comece então por se observar de forma franca, sem julgamentos, justificativas, nem críticas, apenas observando quem você é, o que sente, o que pensa. Faça desse processo de auto-observação o seu exercício diário. É esse exercício diário que vai ajudar você a detectar o que precisa ser modificado, o que pode ser melhorado, vai ajudar a manter o que está dando certo e a abrir espaço para o novo.


Na auto-observação você traz à tona todas as informações necessárias para que se possa romper com os padrões negativos de comportamento. Se auto-observando você conhece os seus padrões, e ao conhecer tais padrões de perto, é possível compreendê-los e eliminá-los para, então, dar lugar a novos, e mais positivos, tipos de comportamentos. É a compreensão dos seus padrões negativos que vai permitir a eliminação. É preciso saber como e onde você aprendeu esses padrões, só assim você consegue elimina-los.

Mas você não precisa estar sozinho nesse processo. Você pode ter o cuidado de um terapeuta com você. O cuidado terapêutico contém atenção amorosa, capacidade de ouvir, flexibilidade, aceitação e respeito. O olhar atento de um terapeuta pode ajuda-lo a compreender os seus padrões e a modifica-los. Um terapeuta pode ajuda-lo a valorizar suas qualidades intrínsecas, ajuda-lo a direcionar o seu crescimento, ajuda-lo a equilibrar-se em todas as esferas e a revolucionar sua realidade em todos os âmbitos. Evidentemente, esse percurso exige esforço e dedicação. O lado bom é que têm milhões de oportunidades de crescimento, aceitação, alegria, prazer e felicidade. Em outras palavras, o autoconhecimento sempre vale a pena, com ou sem a ajuda de um terapeuta.

E claro, não custa lembrar, se precisar de ajuda, eu estou aqui, você pode contar comigo.

Um comentário:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!