sábado, 25 de outubro de 2014

Gratidão

Érima de Andrade

Lindo texto do Sri Prem Baba. Vale muito a leitura.

Eu lhe convido a fechar os olhos por alguns instantes. Vamos fazer algumas respirações suaves, relaxando todo o seu sistema, porém mantendo a consciência desperta, observando, testemunhando o que se passa.
Na medida do possível, vá entrando em sintonia com a virtude da gratidão, independentemente do fato, situação, ou circunstância que ilumina essa virtude. Muito embora a gratidão, assim como todas as demais virtudes da alma, seja um florescimento, quando você pode também, através da vontade consciente, estabelecer uma sintonia com tal virtude, é possível focar a sua atenção nesse aspecto da sua consciência.
Sempre há uma razão para agradecer. Por mais desalentador que a situação da vida esteja se mostrando para você, sempre há uma razão para agradecer.
As virtudes são como frutos da árvore da consciência. Conforme a consciência vai se expandindo, as virtudes vão florescendo. A gratidão é um fruto dessa árvore. A gratidão é a virtude que possibilita a ascensão para os planos superiores. Quando o coração está transbordando de gratidão, automaticamente, um portal se abre, e você tem acesso aos reinos celestiais dentro de você mesmo. Esta chave de ouro que abre o portal dos reinos celestiais, é um fenômeno espontâneo. Enquanto você estiver se forçando a agradecer, o portal não se abre. Mas, quando a gratidão é espontânea e sincera, o portal se abre. A gratidão implica no fim da guerra e na libertação do passado. Ela implica em compreensão e aceitação; é uma nota do perfume do amor.
Quando pode sinceramente e, portanto, verdadeiramente agradecer você está livre. Se você pode agradecer ao passado é porque se libertou dos pactos de vingança. Se você pode agradecer toda a trama karmica que te trouxe até aqui, você está livre da identificação com a sua história. A gratidão só é possível quando o coração está aberto, e o coração só se abre quando você compreendeu, perdoou e, portanto, aceitou.

A compreensão ilumina o perdão. O perdão ilumina a aceitação. A aceitação ilumina a gratidão. E a gratidão ilumina a liberdade. Isso tudo são aspectos do amor. São notas do perfume do amor. Enquanto você não é arrebatado pelo amor e pela gratidão, quando não é possível ainda ser consumido por esse fogo que te leva aos reinos celestiais, você pode fazer uso da vontade consciente e procurar dentro de você razões para agradecer. Através da vontade consciente você pode começar a estabelecer uma sintonia com essa virtude. Essa é uma forma de abrir passagem para ela.”  Sri Prem Baba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!