domingo, 5 de outubro de 2014

Escolhas em Bonito - MS

Érima de Andrade

Acabo de voltar de uma semana de férias em Bonito – MS. Super recomendo. Claro, se você gostar de turismo ecológico.

Como em tudo o que acontece na vida fiz algumas escolhas para essa viagem, entre elas, escolhi, antes de sair de casa, que iria aproveitar, me divertir, saborear cada momento. É uma escolha. Você não escolhe o que acontece com você, mas escolhe o que fazer com o que acontece com você, e eu escolhi que seria uma viagem positiva, inspiradora, transformadora da energia que me envolvia há muito tempo. E assim foi.

Fui com minha irmã e minha filha, e começamos escolhendo ir de avião direto para Bonito, quer dizer, direto não, fizemos uma conexão em Campinas - SP. A outra opção é ir até Campo Grande e de lá alugar um carro, ou contratar um transporte e enfrentar três horas de estrada até a cidade. São escolhas.

Em Bonito, começamos pela escolha da pousada. Escolhemos a Pousada Segredo – www.pousadasegredo.com.br – pequena, aconchegante e perto de tudo. Andando dois quarteirões pequenos, estávamos na rua principal, onde tem as lojas, os restaurantes e as sorveterias. Uma amiga minha ficou hospedada numa outra pousada, a vinte minutos de caminhada da rua principal, e adorou. Um casal amigo ficou numa outra, do outro lado da cidade e para ir comer pegava táxi. Eles também gostaram do lugar, são escolhas. Um detalhe simpático da pousada, ela não numera os quartos, os batiza. Em cada porta, a escultura de um animal do cerrado. Ficamos no quarto arara.

Para preservar a natureza, os passeios em Bonito tem limites máximos de pessoas por dia, na maioria dos casos esse número é de cento e oitenta pessoas. Viajamos na baixa temporada, mesmo assim, escolhemos nossa programação toda antes de sair de casa. A pousada tem sua própria agencia de viagens, a Tereré Turismo – www.terereturismo.com.br – fomos muito bem atendidas. Os passeios são tabelados pela prefeitura, então o que conta na hora de escolher sua agência é o atendimento e as facilidades de contratar transportes e de tirar dúvidas. Só é possível agendar e pagar os passeios com a ajuda de uma agência, são elas que imprimem o voucher único que vai liberar sua entrada em cada atração.

Saímos daqui deixando um dia da nossa programação em aberto, e só lá confirmamos passeios para esse dia. Como o comércio fica aberto até onze da noite, é possível ir aos passeios e voltar para conhecer a cidade. Nossa ordem de visitação: Projeto Jibóia, Gruta do Lago Azul, Balneário Municipal, Rio do Peixe, Pantanal – Fazenda San Francisco, Buraco das Araras, Lagoa Misteriosa, Flutuação Rio da Prata, Ceita Corê, Gruta de São Miguel, Abismo Anhumas, Aquário Municipal. Essas foram as nossas escolhas, mas a cidade oferece vários outros passeios. É só escolher.

Gostei de tudo, mas se acontecer de você ter só um dia em Bonito, minha sugestão é: faça a flutuação no Rio da Prata. A sensação é maravilhosa! No valor do passeio está incluído o material que você vai usar: roupa de neoprene, snorkel e o colete que é opcional. Aquela água transparente, aquele monte de peixes, o rio tem cinquenta e quatro espécies, o silêncio, a flutuação, a sensação é de estar totalmente integrado a natureza. Uma delícia! Essa é minha escolha, é claro, pode ser que você prefira o rapel, e tudo bem, são opções.

Fiz essa viagem depois de um tratamento longo, estava completamente fora de forma, mas segui meu coração, fui a todos os passeios, mas nem todos fiz até o fim. Por exemplo, o Buraco das Araras tem dois mirantes. Ao chegarmos no primeiro mirante, aconteceu uma revoada de araras vermelhas, uma coisa linda de ver. Pude observar as araras nos buracos da parede, nas árvores, voando. O contraste do vermelho das penas com o verde das árvores deixa tudo mais lindo ainda. Me senti preenchida e voltei dali. Me poupei para o passeio da tarde que também teria uma trilha. Não me arrependi. As araras, nesse momento, estavam mesmo perto do primeiro mirante, e do segundo mirante só era possível vê-las muito longe. Segui meu coração e fui fazendo escolhas assim. Fui a tudo, mesmo cansada e aproveitei demais. De novo, super recomendo uma visita a esse paraíso natural.

Pode ser que você seja como eu, que esteja bem fora de forma para caminhadas, mesmo assim, vale a pena ir. Quem sabe num outro ritmo? Nós tivemos programação para todos os dias, mas você pode escolher fazer passeios em dias alternados. O que não dá é deixar de tirar férias por medo de não aproveitar.

Você é do tipo que analisa todos os lados da questão e não consegue decidir por medo de errar? Relaxe, siga o seu coração, ele sempre sabe o que é melhor para você. Bonito pode não ser o seu destino, mas com certeza seu coração vai indicar um lugar onde você poderá recarregar suas energias.

Ah, esqueci, ir para Bonito significa ficar off line durante todo o dia. Nada pega durante os passeios, os guias se comunicam por rádio. Só é possível se comunicar por celular quando voltar à cidade. Quem sabe não é exatamente isso que você precisa para descansar, ficar um tempo desplugado? Se for esse o caso, Bonito pode ser seu destino ideal.

Está tudo bem em ser quem você é, pode ser que esse não seja o seu momento de sair de férias, e tudo bem. Mas não deixe de se programar para descansar da sua rotina de trabalho. Férias mudam a energia, recarregam, estimulam, nos traz novos amigos, novas experiências, valem muito a pena.


Então, desde já, desejo que você tenha boas férias!




Rio do Peixe - Bonito - MS

2 comentários:

  1. Adorei! :)))) Muito bom que você recarregou as energias, Bonito é ótimo para isso mesmo. Beijão, Èrima! :*
    Mari Yusim

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!