domingo, 1 de abril de 2018

Páscoa e Apreciação

Érima de Andrade

A páscoa, mesmo antes de ser uma festa cristã, já representava
a passagem de um tempo de trevas para um tempo de luz. Para os cristãos é a "passagem" de Jesus Cristo da morte para a vida, a ressurreição.

Misturando símbolos de quando era apenas uma festa pagã,
seguimos usando a imagem do coelho, como símbolo de fertilidade; os ovos como a renovação e o começo da vida; e as cores vibrantes dos embrulhos, ou pinturas, como a representação da luz solar, e o fim da escuridão. Quando os ovos e os coelhos são dados de presente, estamos desejando ao outro luz, vida nova e prosperidade.

Mas, para além de trocar presentes,
podemos aproveitar a energia da páscoa, a energia da passagem, da renovação da vida, para planejarmos uma mudança de vida e um futuro melhor. Afinal, também é feriado, e você pode tirar um tempinho para pensar como você tem apreciado a sua vida. O que acha?

Você sabe, a paisagem ao seu redor não vai mudar, mas seu olhar sobre o que lhe acontece pode mudar, e muito.
A mãe de uma paciente ficou internada um longo tempo totalmente inapetente. Ela propôs ao medico levar comida de casa, e ele autorizou, mesmo não acreditando no sucesso dessa estratégia. Foi um período muito cansativo para ela, com filhos pequenos e morando longe do hospital.

Perguntei o que ela poderia apreciar dessa situação. Pensou um pouco e disse que no trajeto de ida e volta de ônibus ela ia lendo, e isso era bom. Depois comentou que ficava muito cansada por fazer questão de levar comida sempre fresca.
Pedi que pensasse nessa situação novamente e perguntei se mesmo cansada, ela podia apreciar que a mãe gostasse tanto da comida dela, que mesmo muito doente, aceitava comer. Foi por conta de se alimentar, que a mãe teve um aumento na imunidade e sofreu menos nesse período tão difícil para as duas.

Foi com surpresa que se deu conta que sim, ela podia apreciar a reação da mãe com esse cuidado diário. Nada mudou na história, apenas o olhar dela.

O exercício da apreciação é esse, olhar seu dia a dia, seu cenário diário, e se abrir para tomar consciência de tudo de bom que acontece, pequenas e grandes coisas, que fazem a vida ser mais feliz.

A Bárbara Petri, com alguma frequência, convida para o exercício do apreciar. Gosto tanto do convite dela, que nem vou tentar escrever algo diferente. Bárbara trabalha com mulheres, mas esse é um convite para todos. Eis o convite que ela faz: 

“Olhando com amor - 21 dias de Apreciação

Namastê, flor de luz!

Hoje eu venho te convidar a me acompanhar no caminho do apreciar. Convido você a olhar com amor para si e para o mundo ao teu redor, apreciando cada cantinho mágico que existe em você, em suas experiências, em todo o aprendizado que você teve ao longo da sua jornada até aqui. Olhar com amor para os pequenos detalhes e a apreciar a grandeza cósmica: o Sol, as galáxias, nossa Mama Terra...


Eu olho com amor, apreciando infinitamente a tua presença aqui, teu olhar generoso que sempre recebe com carinho as minhas palavras. Aprecio a sabiá laranjeira que pousa todas as manhãs próxima à janela do meu quarto e canta enquanto arrumo a cama. Olho com amor para o movimento celular do meu corpo e para a risada alta que solto quando vejo algo inesperadamente engraçado. Aprecio o creme de mandioquinha que estou preparando para minha família e a borboleta que acabei de rabiscar enquanto pensava no material da aula de Ayurveda que darei amanhã.

Há tanto para ser visto e amado em nossas vidas! Por isso eu te convido a se juntar a mim nessa caminhada de 21 dias pelo universo da apreciação. Todos os dias eu publicarei uma lista com dez coisas para quais eu olho com muito amor. Convido você a escrever a sua lista, também. Se quiser, pode escrever sua lista na caixa de comentários do blog. Eu vou amar ler sobre as coisas/experiências/seres que você apreciou no seu dia!

Vamos?


Vejo você amanhã, Mulher tão querida!

Todo amor do universo,
Bárbara Petri” 


Aceita o convite? Vamos aproveitar a energia de renovação da Páscoa e renovar o olhar sobre o que lhe acontece?

2 comentários:

  1. Reciclar foi uma das palavras muito forte que bem cedo,(talvez dentro da barriga de minha mãe), entre outras, numa época de mudanças diversas acontecidas durante minha infância, pelo Brasil e pelo mundo. Reciclar é nada mais, nada menos, do que mudar o que existe. E a Páscoa simboliza isto. Também as estações, a nossa vida e olhares diários.
    Energia circulante fortalece esta postura. Como diz uma metáfora, antiga,¨o simples bater de asas de uma delicada borboleta, aqui a sua frente, repercuti em onda em volta do planeta¨.Vontade e livre arbítrio, são os propulsores das nossas mudanças.
    Abracem sua mudanças, sem se colocar como uma pessoa que é dona da verdade,e sim, como se fosse um filho que acaba de chegar. Beijos, Dirma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A natureza ensina que tudo se transforma, mas pouco prestam atenção. Que apreciemos as lições diárias. Um beijo

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!