domingo, 8 de abril de 2018

Protagonista da Própria Vida

Érima de Andrade

É muito interessante observar as pessoas que simplesmente esquecem que elas são a prioridade principal da própria vida. Elas se abandonam, não se dão importância, colocam todos e tudo como centro da sua atenção e, nem percebem que fazem isso. Tem sempre alguém dizendo 
como elas devem viver e agir. E elas ouvem, simplesmente por medo de tomar decisões.

Ser protagonista da sua vida é essencial para que você não fique preso em um mundo que não é seu, em uma realidade que você não quis para si, num emaranhado de desejos dos outros que você não quer realizar. Ser o protagonista da sua vida é essencial para que você possa praticar a evolução constante, para que você seja dono do próprio destino, e dite cada ação que irá acontecer no futuro.

Muitos autores já escreveram listas com
dicas de como tornar sua jornada nesse planeta mais significativa. Quem sabe é tudo que alguém que se colocou a margem precisa, um mapa da mina?

Essas listas são para objetivos variados, se organizar para uma grande viagem, empreender, tornar as atividades físicas um hábito, só para citar alguns exemplos.
Mas tem pontos em comum que cabem perfeitamente no seu processo de autoconhecimento, e no seu caminho de se tornar protagonista da própria vida. Se você faz parte do grupo que se abandona, tomara que lhe ajude a descobrir seu valor e a caminhar em direção a sua felicidade. Vamos a lista:



Seja protagonista, e não só figurante - Estar junto de alguém é ótimo. Abrir mão da sua vida para ser figurante na vida do outro é péssimo. Então, vá estudar, aprender, evoluir, mas vá como protagonista. E quando encontrar um caminho na sua área de interesse, lembre-se, aprende mais quem participa mais. Não abra mão dessa oportunidade, participe. Assuma a responsabilidade por seu aprendizado, pelo caminho que quer trilhar. Seu interesse, seu caminho, sua dúvida, não espere que perguntem o que você quer saber. Tem dúvidas? Pergunte.  Precisa de ajuda? Busque. Não sabe por onde começar? Pesquise os eventos, aulas, palestras, cursos que tenham a ver com suas escolhas de vida. Coloque-se como principal e faça valer as suas escolhas de protagonista.

Faça uma poupança direcionada - Não tem como investir agora no seu crescimento pessoal? Faça uma poupança. De qualquer valor. Apenas mantenha o compromisso de depositar todos os meses o valor escolhido por você. Pode ser que você ainda não saiba qual seu melhor caminho, mas estar preparado para quando ele aparecer, vai fazer toda diferença.

Gere clareza -  Olhar com clareza o caminho que leva aos seus objetivos, faz com que você caminhe melhor. Mas isso só é possível se você sabe onde quer chegar. Se ainda não sabe seu objetivo, muito menos tem claro onde quer chegar, faz parte do seu trabalho agora, gerar clareza dos seus desejos. Observe-se, descubra o que lhe dá prazer, descubra com o quê, ou com quem, você gosta de trabalhar. É o seu trabalho, usando seus dons e talentos, que vai lhe colocar no caminho da felicidade. Perceba o que sente fazendo cada coisa que você faz atualmente. Abra-se para essa descoberta. Seu coração vai lhe mostrar o melhor caminho. 

Trabalhe no seu crescimento pessoal e profissional ao mesmo tempo - Seus dons e talentos são seu caminho para uma vida com mais significado.
Aprender uma técnica é ótimo, mas ela só será, de fato, motivo de felicidade, se você colocar o seu crescimento pessoal junto com seu crescimento profissional. Conhecer a si mesmo é um passo essencial para tomar as rédeas da sua vida. Reflita sobre quem é você, seus gostos, qualidades, defeitos, ambições, habilidades, competências. 
Sabendo quem você é, do que gosta, do que não gosta, você pode escolher, com clareza, onde usar seus dons e talentos.  Ter um salário bom é ótimo. Estar infeliz no trabalho é péssimo. Por isso você precisa se conhecer. Sua vontade de crescer como pessoa, precisa estar junto do seu desejo de crescimento profissional. O seu negócio, seu trabalho, seu caminho profissional só crescerão se você crescer junto. Pense a respeito.

Pare de dar desculpas - Se você quer algo, faça acontecer. Voltando ao primeiro item,
seja protagonista da sua vida, e priorize suas metas. Em vez de ficar se escondendo atrás dos porquês de não fazer isso ou aquilo, comece a criar maneiras de como fazer isso ou aquilo. É sua a escolha. 


Faça uma lista ou crie seu quadro de visualizações - Uma lista de metas, ou um quadro com imagens daquilo que você deseja fazer, funciona muito bem. Muitas pesquisas mostram que colocar suas metas no papel ajuda a concretizá-las. Coloque-as onde possa ver, ou ler, sempre.
É uma maneira de lembrar esse compromisso que assumiu com você. Importante, coloque datas para alcançar cada uma das metas escritas ou visualizadas. Sem data é apenas sonho. E objetivos são sonhos com datas para se realizarem. Vamos?

Consistência é a chave dos resultados - Fazer hoje, pular amanhã. Fazer de novo, pular dois dias. Dar um tempo e não fazer por uma semana… não, né?
Se você quer, crie rotinas para fazer sempre. Paciência, persistência e prática, os três “p’s” da consistência da sua caminhada.


Abra caminho para o novo - Você quer novidades, energias novas na sua vida? Que tal dar uma olhada na sua casa, no seu local de trabalho, nas situações que você vive com mais frequência, e se desfazer de tudo que não lhe serve mais?
Abra espaço para o novo se livrando de tudo aquilo que não é essencial na sua vida. Doe ou venda aquelas coisas que você já não usa faz tempo. Tem muitos sites que você pode se inscrever para fazer sua energia circular vendendo suas coisas que não tem mais função para você. Além de melhorar a energia levando felicidade para quem vai comprar, você ainda ganha um dinheiro extra para sua poupança de investimento em você. Libere espaço para que a energia flua melhor na sua vida. Pode ser também fazendo trabalhos voluntários, eles são ótimos para movimentar as energias paradas. E para mostrar mais positividade aos seres humanos, espalhando seu amor para o mundo. Nosso planeta é lindo, entre nessa corrente de ver as energias circulando e o melhor se manifestando.

Seja grato pelas suas conquistas -
Seja grato pelo que já conquistou; energia da abundância, em vez de frustrado pelo que ainda falta conquistar; energia da escassez. Quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Esse sistema é responsável pela nossas sensações de prazer e bem estar. Com que olhar você tem visto a sua vida? Pela abundância ou pela escassez?

Vá atrás do seu próximo nível - Mesmo com todos os avanços conquistados, não pare de buscar. Não entre na energia de “agora eu já sou foda e já sei tudo”, essa energia que gera escassez.
Todos nós temos sempre um próximo nível na nossa frente. Se ainda estamos vivos, nesse planeta, é porque ainda tem algo a ser aprendido. Qual é o seu próximo nível? Qual o seu próximo passo? Qual a sua próxima conquista?


Ser protagonista da sua vida não é uma tarefa fácil, mas, tenha em mente sempre, que ser dono da sua vida é algo insubstituível.

Bora começar?

2 comentários:

  1. Muito bom texto, estou nessa busca, revendo meus passos. Foi muito bom ler e fazer uma boa reflexão.

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!