domingo, 18 de junho de 2017

São planos ou expectativas?

Érima de Andrade

Sim, porque são diferentes.
Quando você traça um plano, você lista as providências, medidas e etapas que tem que percorrer para atingir um objetivo. 

É ótimo fazer planos, eles dão a direção para que seu objetivo seja alcançado. E tanto faz o objetivo que você escolheu, estudar, se conhecer, iniciar uma atividade, mudar o estilo de vida. Tendo claro onde quer chegar, e as etapas necessárias para que isso aconteça, mesmo que ocorram obstáculos, você chegará lá.

Expectativa é mais que um estado de quem espera por algo ou alguém. Embora possa ser usada nesse sentido também. Mas a expectativa que eu me refiro, tem uma tensão, uma ansiedade. É um desejo intenso por alguma coisa, uma espera baseada em probabilidades, pressupostos ou promessas de que algo aconteça. E aí, você deixa de ser o dono da ação, fica na expectativa.

E nesse ponto a história se complica. Você tem um sonho, claro que vai criar uma expectativa de vê-lo realizado. É ótimo quando você consegue ver como quer estar daqui a cinco anos e usa essa expectativa como entusiasmo para se planejar e correr atrás do seu objetivo.

Criar expectativa é muito bom quando a expectativa tem formato de fé, de acreditar em si mesmo, de esperança, de correr atrás do que deseja com amor e paciência, de entrar em sintonia com a vibração daquilo que você quer alcançar.

Acreditar em si mesmo, sintonizar com sua melhor parte para ultrapassar cada etapa com amor, respeito e paciência, pois a realização do seu objetivo pode não ser no tempo do seu desejo, esse é um bom caminho.

Um mau caminho é esperar que tudo aconteça exatamente como você planejou. É criar uma expectativa em forma de ansiedade, de querer que as coisas aconteçam do seu jeito e não aceitar de qualquer outra forma. De querer a perfeição e nada menos do que isso. Hum... problemas à vista se sua expectativa é essa.

Ninguém é perfeito. Todos temos insucessos, fracassos e fases de mediocridade. É um traço comum da nossa humanidade, somos imperfeitos.

A fórmula para o sucesso passa necessariamente pela aceitação da vida e do que ela traz a cada momento. Quanto mais brigamos com a realidade, menor é nossa capacidade de alterá-la.

Você será sempre o ponto de partida dos seus planos, por isso o autoconhecimento é tão importante. Para traçar planos possíveis de serem realizados, você precisa saber quem você é, quais as suas habilidades, quais suas limitações, o que você sente e pensa diante das situações fora da sua zona de conforto, porque elas vão acontecer.

Querer que as coisas aconteçam exatamente do seu jeito não é planejamento, é controle. Significa que você não reconhece que existe um momento certo para tudo, e que isto está além da sua possibilidade de determinação e controle.

E é essa tentativa de controle que torna a expectativa uma ansiedade tensa, um gasto energético sem tamanho, um sofrimento desnecessário.

Com determinação, de coração aberto, com bondade, respeito e a dignidade que lhe for possível, você estará pronto para abraçar com positividade as oportunidades que a vida oferece. Estará pronto para alcançar seus objetivos.

É importante deixar claro que você pode ser cuidadoso sem a tensão da preocupação e do medo. Sem dúvida, um pouco de preocupação, além de relevante, é saudável para todas as pessoas. Aliás, todos os sentimentos na dose certa e no momento oportuno são bons. O problema acontece quando exageramos e perdemos completamente o equilíbrio, e com ele a capacidade de tomar decisões pertinentes.

Sonhar é bom, mas é preciso ancorar a consciência no presente. É preciso contemplar o que a vida nos traz e como estamos respondendo a ela. Feridas do passado, ou antecipação do futuro, não são boas conselheiras para tomadas de decisão no agora.

Lembre-se, nada é positivo ou negativo por si mesmo, nem a expectativa. O que você faz com o que lhe acontece é que torna algo positivo ou negativo.

“Eu prefiro acreditar, ter fé, sonhar, imaginar e correr atrás daquilo que eu quero com a expectativa de que vou realizar do que viver me protegendo da possibilidade de ficar frustrada e nunca buscar nada, nem sonhar. Eu prefiro me jogar no presente e ao mesmo tempo me permitir o prazer de sonhar e acreditar no amanhã do que reprimir os meus desejos e vontades por medo de uma possível decepção. De uma forma ou de outra estamos imaginando o futuro, sem a menor certeza do que virá. Já que é pra imaginar o futuro, que seja de forma gostosa, positiva e do jeito que a gente quer!Stephanie Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!