domingo, 11 de setembro de 2016

Sol, água e ar

Érima de Andrade

Ao ler o título aí em cima, pode ser que você tenha pensado que vou falar das plantas, mas não, é sobre humanos mesmo o post de hoje.
Todos os seres vivos precisam de sol, água e ar para sobreviver, plantas, animais, humanos. Só a proporção desses elementos é diferente em cada espécie.

Repara bem, sol, água e ar,
tudo que o mundo tem em abundância e depende só de você aproveitar.

Sempre me acende um alerta com atitudes extremas, tendo a achar que o caminho do meio é sempre melhor. E ver a quantidade de gente que usa protetor solar 24 horas por dia, faz sim meu alerta acender e piscar muito.

Sol em excesso faz mal. Dermatologistas já deram vários alertas sobre isso, e orientam a proteção. Mas sol nenhum também faz mal.

O sol é importante para humanos, com ele produzirmos vitamina D de boa qualidade. A vitamina D produzida na pele é a melhor vitamina D disponível no universo.

E o que acontece senão tivermos vitamina D suficiente no organismo? Principalmente enfraquecimento ósseo, osteoporose, dor e fraqueza muscular, diminuição de cálcio e fósforo no sangue.

Dá para repor com medicamento? Dá. Mas país tropical, com sol abundante, você quer mesmo abrir mão dessa fonte grátis e saudável de vitamina D?

Não precisa muito para sintetizar a vitamina D no organismo. Se expôr ao sol diariamente, num tempo médio entre 15 e 20 minutos, cuidando de deixar bastante pele exposta, braços, pernas, abdômen e costas, já resolve a produção de vitamina D na maioria das pessoas. Repara, você pode continuar a usar seu filtro solar no rosto, sem prejudicar sua absorção de vitamina D.

Especialistas dizem que o melhor horário para produção de vitamina D é quando a sombra do seu corpo é menor que sua altura. Isso acontece normalmente entre 10 e 16:30 horas.

O banho de sol eficaz deve ser feito ao ar livre, com o máximo de pele exposta, e sem barreiras, como vidros de carros ou protetor solar. Após garantir sua dose diária de vitamina D, use o protetor se for continuar exposto ao sol. Agora sim, para proteger a sua pele. Caminho do meio, sempre.

Água também é fundamental. Escrevo sobre isso com bastante frequência por aqui. E seguirei escrevendo, pois sei que leva tempo para transformar um comportamento novo num hábito.

A água é o principal componente das nossas células, e também é encontrada fora delas, no líquido extracelular. A água é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais. Além disso a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo, de todos aqueles resíduos dos seus processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção. Traduzindo, a água auxilia nos seus processos de desintoxicação. Além disso, a água regula a temperatura corporal, lubrifica órgãos e articulações, e contribui, e muito, para a nossa saúde.

Para todas as idades a ingestão de água é importante, mas à medida que vamos envelhecendo ela se torna mais importante ainda. É normal haver uma perda progressiva da quantidade total de água no organismo com o envelhecimento, por isso é importante ficar atento nessa fase da vida, para repor essa água sem esperar os sinais de sede. Do metabolismo a aparência da pele, tudo depende da ingestão correta de água.

Informação importante: talvez você tenha reparado, não somos camelos. Nosso corpo não possui condições de armazenamento de água. Por isso é tão importante beber água regularmente até que se torne um hábito diário.

Você sabia que se a água no corpo humano for reduzida em: 1%, a pessoa sente sede; 2%, a eficiência no trabalho diminui; 4%, a pessoa se sente mal, confusa e desorientada. E a resistência ao estresse também diminui e a pessoa sente náuseas; 20%, a pessoa pode morrer. Precisa de mais algum estímulo para cuidar de beber água?

A água é considerada o segundo nutriente mais importante para o organismo, ficando atrás apenas do oxigênio. Então bora se hidratar e respirar bem.

Oxigênio é vida e, para o cérebro, é a fonte máxima de energia. Portanto, saber respirar de maneira correta e plena faz com que a voltagem do cérebro jamais caia ou falhe.

E o que é respirar de maneira correta? Já viu um recém-nascido respirando? Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo cadenciado, de vai e vem, naturalmente sereno; inspira barriga cresce, expira barriga desce.

E você, já se observou respirando? Você mexe a barriga?

Se você mexe a barriga, ótimo! Significa que está respirando fundo, enchendo seus pulmões com ar novo, renovando o oxigênio do organismo e eliminando o ar velho.

Se for só o seu peito que mexe... Você está respirando apenas com a parte de cima dos pulmões, a parte de baixo fica parada, com ar estagnado, sem renovação. E se entra pouco ar, a nossa atividade cerebral diminui, ficamos com menos capacidade de reação e menos vitalidade física e mental. Pouco ar significa pouca vida. Ninguém quer isso. Então experimente fazer uma respiração completa, a mesma que você usava quando era um recém-nascido:

Inspire projetando o abdômen para fora, continue inspirando expandindo as costelas para os lados e dilatando a parte mais alta do tórax. Retenha o ar nos pulmões por alguns instantes; e expire soltando a parte alta, depois a média e finalmente a parte baixa dos pulmões. Como foi? Era assim que você respirava?

Cinco minutos de respiração completa controlada por dia, podem fazer um milagre pessoal em você. Uma respiração longa, lenta e profunda pode criar dentro de cada um, um paraíso particular de harmonia, paz e saúde.

A ingestão correta de água pode devolver a cada um a saúde plena, o bom humor, o movimento fácil, o raciocínio rápido, a facilidade de resolver problemas.

A exposição adequada ao sol contribui para que cada um se mantenha forte, independente, feliz e realizado. E colocar esses benefícios na sua vida, depende só de você.

Sol, água e ar, não deixe faltar.

2 comentários:

  1. Como é dificil fazer um idoso beber água. Tenho tentado de tudo com minha mãe, mas está bem dificil. Adorei o texto, vou dar pra ela ler, quem sabe ela aceita...

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!