domingo, 21 de agosto de 2016

Faça assim mesmo

Érima de Andrade

Na juventude o nosso maior sonho é mudar o mundo. Manter esse compromisso na vida adulta faz de nós pessoas melhores. Que bom que temos a disposição muito lembretes dessa nossa disposição juvenil!
Eu mudo, o mundo muda. Se quero um mundo melhor, me torno uma pessoa melhor. E assim as grandes mudanças acontecem.

Nos anos 1960 líderes estudantis acreditavam que poderiam transformar o mundo através de atitudes radicais. Nos anos 60 atitudes radicais não tinham nada a ver com homens bombas e similares. Ser radical, na visão deles, era agir da forma mais correta possível e com isso provocar grandes mudanças.

Um aluno, Kent M. Keith, da Universidade de Harvard, tinha certeza que atitudes mudam o mundo, e criou um manifesto intitulado “Mandamentos Paradoxais de Liderança.” Kent tinha 19 anos quando escreveu seus mandamentos. Seu texto fazia parte de um livro intitulado “A revolução silenciosa: Liderança dinâmica do conselho de estudantes”, que foi publicado pela universidade em 1968.

Os mandamentos paradoxais se espalharam pelo mundo e foram adotados por instituições como os Escoteiros, e também por Madre Teresa de Calcutá. Madre Teresa gostou tanto do texto que transformou num cartaz 8 dos 10 itens descritos, e colocou na parede de Shishu Bhavan (Casa da Esperança), fundada por ela em Calcutá para acolher crianças em situação de risco social. Lucinda Vardey escreveu um livro sobre Madre Teresa em 1995, "Madre Teresa: um caminho simples", e destacou o cartaz feito por ela, que estava sem autor. Por causa disso, muitos, apressadamente, atribuem o texto a ela.

Não é, foi escrito em 68 quando Kent era aluno em Harvard e explicava que o texto era “O Manual para encontrar um significado pessoal e profunda felicidade em um mundo louco.”

Chamou de Mandamentos Paradoxais da Liderança, e acredita ainda hoje, que são princípios que vão estimular todos os leitores a alcançar uma vida melhor e com muito mais sucesso.

Ainda respirando ares olímpicos, vi que muitos desses mandamentos fazem parte da vida de um atleta vencedor. É um bom caminho para você que quer mudar o rumo da sua vida.

Os dez mandamentos de Keith são:

1. As pessoas são ilógicas, irracionais e autocentradas. 
Assim mesmo ame-as. 

2. Se você fizer o bem, as pessoas o acusarão de ocultar motivos egoístas.
Assim mesmo faça o bem.

3. Se for bem sucedido, você ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.
Assim mesmo seja bem sucedido.

4. O bem que fizer hoje será esquecido amanhã.
Assim mesmo faça o bem.

5. A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.
Assim mesmo seja franco e honesto.

6. Os maiores homens e mulheres com as maiores ideias podem ser abatidos pelos menores homens e mulheres com as mentes mais medíocres.
Assim mesmo pense grande.

7. As pessoas têm consideração pelas vítimas, mas só seguem os bem-sucedidos.
Assim mesmo lute por algumas vítimas.

8. O que levamos anos para construir pode ser destruído em instantes.
Assim mesmo, construa.

9. As pessoas precisam mesmo de ajuda, mas quando os ajudamos podem nos atacar.
Assim mesmo, ajude-as.

10. Dê ao mundo o melhor que tem e levará um soco na cara.
Assim mesmo dê ao mundo o melhor que tem.

“Nós encontramos significado amando e ajudando de qualquer maneira.” Kent M. Keith

2 comentários:

  1. Quando a gente tem um blog e a rotina a medalha deve ser alguém já esperar o domingo para ler mais um dos nossos escritos. Pois é,.... Medalha pra Erima por manter -se semeando positividade e inspirando nossos inícios de semana🙏

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!