domingo, 20 de dezembro de 2015

Revendo 2015

Érima de Andrade

Fim de ano, fim de ciclo, é o momento de olhar para trás e reverenciar o ano vivido. Sim, reverenciar, agradecer por esse ano que passou. Foi difícil? Foi. Mas temos muito a agradecer.

Olhe para tudo que você viveu. Se for preciso, pegue sua agenda, comece lá por janeiro, e veja quanta coisa você aproveitou, quanta coisa deu certo, quantas coisas você aprendeu. Vai olhando mês a mês, eu tenho certeza que você tem muito a agradecer. Todos temos, você não é exceção.

Lembre que todas as experiências que você viveu contribuíram para que você obtivesse sabedoria. Você pode inclusive agradecer ao que deu errado, pois assim você pôde colocar consciência naquilo que você não quer mais. Saber o que você não quer, permite que você escolha o que você quer e o que lhe faz feliz. E você pode agradecer por poder escolher.

Saiba que Deus está a seu favor, o universo está a seu favor, a vida está a seu favor, mesmo que, as vezes, as coisas não aconteçam da maneira que você espera. Com esse olhar, sabendo que tudo que aconteceu foi a seu favor e contribuiu para o seu melhor, reveja o ano de 2015, e agradeça.

Agradeça por poder olhar o passado com mais leveza e menos crítica. E você pode fazer isso, escolhendo olhar para tudo com gratidão. A gratidão é uma energia poderosa, quanto mais você se colocar em estado de gratidão, mais vai atrair coisas pela qual ser grato.

Não vale fazer uma retrospectiva só dos aspectos negativos do ano. Também não faz sentido condenar ou lamentar uma lição de vida importante. Quando a vida lhe dá toda a razão de ser negativo, pense em uma boa razão para ser positivo. Você pode, inclusive, sinceramente dizer: obrigado por essa experiência. Permita que a gratidão traga sentido para o ontem, paz para o presente, e uma visão positiva para o amanhã.

Ser grato vai lhe fazer feliz. E isso não significa que você parou de desejar mais e mais. Significa apenas que você é grato pelo que tem e que espera com paciência o que ainda virá. Dias bons lhe trazem felicidade, dias ruins, sabedoria. Ambos são essenciais. Agradeça.

Mas lembre-se que não basta falar, é preciso viver a gratidão. Como você vive é mais importante do que o que você fala. Mas o meu desejo é que você viva o que você diz. 

Lembre-se também de retribuir. A agitação do dia a dia quase não permite que a gente perceba que recebemos muito mais do que damos. Há sempre algo pelo qual ser grato, o bom dia, a disponibilidade, a presteza, a atenção, a resposta as suas questões, tudo isso merece a sua gratidão.

Não esqueça também que só porque alguma coisa não durou para sempre, não significa que ela não foi maravilhosa. Agradeça também essa oportunidade de experimentar algo que foi maravilhoso em sua vida, mesmo que tenha sido por um curto período de tempo. Seus caminhos se cruzaram quando foi importante para você. Agora seguem em outras direções, mas o que vocês viveram merece a sua gratidão.

Aprenda a deixar ir, a fluir com a vida, a relaxar no que acontece, a soltar o controle de tudo. Abandonar expectativas permite que você realmente viva o inesperado. Positividade significa estar aqui. Esse é o grande milagre, estar no aqui e agora, agindo de acordo com o que lhe acontece.
Eu desejo que você busque ser melhor, dentro e fora de você. Que leve mais amor e oxigênio à sua vida. Que tenha tempo para sorrir, tempo para recomeçar se fracassar, tempo para novas esperanças, tempo para amar, tempo para ser feliz, tempo para viver cada dia e cada hora como um presente, tempo para agradecer.
Que você tenha felizes festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!