domingo, 13 de dezembro de 2015

Amigo Oculto

Érima de Andrade

Final de ano é época de amigo oculto. Gosto muito desse nome, um amigo que sem eu saber, está procurando alguma coisa para me presentear.

Amigo, por definição, é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa.
Amigo é aquela pessoa que tem o poder de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações, ou apenas alguém com quem você possa dividir momentos e sentimentos. E fazer uma brincadeira de amigo oculto entre amigos, não tem preço que pague.

Amigo oculto, aqui no Rio de Janeiro, ou amigo secreto, em São Paulo, é uma brincadeira tradicional de fim de ano.
É comum entre amigos, colegas de trabalho ou estudo, familiares e em todos os grupos de pessoas que passaram um tempo juntas. É a brincadeira preferida para fechar um ciclo, pois pode reunir numa única brincadeira pessoas de várias idades, opiniões, competências, etc. Todos são bem vindos, e todos se divertem.

A origem da brincadeira é desconhecida, mas
ela se popularizou mesmo no ano de 1929, em plena depressão econômica. Como não era possível presentear a todos, a opção para que todos recebessem um presente, foi fazer o amigo oculto.

Como funciona:
cada participante sorteia um nome e o mantém em segredo. Se sortear seu próprio nome, devolve e sorteia novamente. É para essa pessoa sorteada que você será o amigo oculto, é para ela o presente.

Eu gosto de procurar sabendo para quem eu vou dar.
Gosto de pensar na pessoa que vai receber e procuro algo que acredito que ela vai gostar. Mas em algumas situações não é possível sortear antes. Então a brincadeira acontece de forma mais aleatória ainda, quem oferece não sabe a quem se destina o presente até o momento da troca. No dia da confraternização acontece o sorteio e a troca de presentes.

No dia da brincadeira, para quem sorteou antes, ou sorteou no dia,
através de dicas, os participantes tentam adivinhar quem será o primeiro presenteado. Amigo descoberto, há a entrega do presente. Quem recebe é o próximo que dá as dicas, e assim sucessivamente até que todos sejam presenteados.

Eu e minhas amigas resolvemos fazer um amigo oculto de final de ano.
Descobrimos que seria difícil uma data para sortear os nomes e uma data para a confraternização. Então optamos por fazer através de um site, usamos o amigosecreto.com.br

Coube a mim montar o grupo no site. Preenchi os dados, nome do grupo, dia do sorteio e convidei as participantes. O convite vai por email. A pessoa recebe o convite e se quiser participar, aceita.
Só assim, concordando, ela estará no grupo.

No dia combinado, entrei no site e cliquei em realizar sorteio. Pronto. O site enviou um email a todas informando quem cada uma de nós havia tirado.

Combinamos que levaríamos um presente feito por nós. Acredito que um presente só tem sentido se você está presente no presente. Então procuro um presente que combine comigo  e com a pessoa presenteada.

Pensando assim, fiz para minha amiga oculta, uma horta em vasos. Coloquei numa cesta mudas de tomate, manjericão e hortelã-pimenta. Como ninguém é obrigado a saber tudo, fiz um texto contando a origem das plantas, os cuidados de rega, luz e adubação, problemas comuns e suas soluções. Como eu não resisto a uma folha em branco, coloquei também uma receita de macarrão com tomate e manjericão. Gostei tanto de fazer o presente quanto, acredito, ela gostou de ganhar!

Esperar pela festa é tão bom quanto o dia da festa. Vivemos uma energia boa da expectativa de encontro, de confraternização. E claro, fomos dando dicas para estimular a curiosidade. Contei que minhas gatas estavam apaixonadas pelo meu presente. Pura verdade. Elas cheiravam sem parar todas as mudas. Mas foi só isso, não comeram nenhuma folhinha.

Depois contei que dois terços do presente estavam prontos, mas uma parte estava em recuperação. Não sei o que elas imaginavam que eu estava fazendo, mas em recuperação ficou o tomate. Uma ventania jogou longe o vaso, e foi preciso replantá-lo.

No fim tudo deu certo. E foi tão mágico como cada presente combinava com a presenteada! Como eu estou na fase “Jardim Secreto”, ganhei uma lata decorada para os meus lápis de cor. Veio junto uma plantinha. Quando eu não estiver colorindo, a lata vira um cachepô. Muito, muito legal!!!

Que o seu fim de ano seja pleno em confraternizações. Que suas confraternizações sejam plenas de contentamento. Que você tenha amigos para quem valha a pena procurar um presente. Que você seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!