domingo, 26 de julho de 2015

Apreciação e objetivos

Érima de Andrade

A querida Bárbara Petri propôs, novamente, um
ciclo de apreciação. A proposta é durante 21 dias focar a atenção, e a energia, naquilo que nos desperta amor. Não é uma linda ideia?

Se você quer conhecer a Bárbara, sugiro que visite o site 
Casa das Mulheres Sábias. Vale muito a visita.

Isso me fez lembrar que para incorporarmos um novo conhecimento, ou um novo comportamento, é preciso repetir por 21 vezes, pois repetir algo 21 vezes, faz o cérebro inconsciente incorporar o novo.

Isso vale tanto para colocarmos na nossa vida o olhar para o que desperta o amor em nós, quanto para atingirmos qualquer objetivo.

Nossos objetivos nem sempre são nossos desejos. Fazemos escolhas num nível consciente, mas elas só aconteceram, efetivamente, se ativarmos o inconsciente, que funciona de forma diferente do consciente.

Ao traçarmos nossos objetivos, estamos listando o que se passa no nosso coração e o que é importante para nós naquele momento. Mas nem sempre estamos conscientes dos nossos desejos, por que segundo a neurociência, a parte consciente do nosso cérebro representa 5% e a inconsciente, equivale a 95%...

Não adianta, por exemplo, ter por objetivo uma promoção no seu trabalho, se o seu desejo inconsciente é trabalhar cada vez menos... É bem possível, que sendo assim, você vá, inconscientemente, sabotar o seu progresso.

Para não cair nessa armadilha, o primeiro grande passo, e o mais importante, é conhecer o nosso cérebro e torna-lo um aliado para a concretização das nossas metas e objetivos, adequando o comportamento a um formato que ele entenda.

"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." Charles Chaplin

A ciência já comprovou que o nosso inconsciente é basicamente feito de imagens, e não de palavras. E também já listou algumas características do inconsciente:

- O inconsciente aprende por repetição.
- O inconsciente entende emoções fortes (positivas e negativas).
- O inconsciente capta melhor imagens visuais.
- O inconsciente aprende pela forma lúdica.


Dito isso, também é importante saber que o nosso cérebro inconsciente tem dois números determinantes nesse processo de realizar os seus objetivos:

- 7 vezes é o número necessário para que ele aprenda o novo, que pode ser um hábito, uma atitude, uma mudança, etc.
- 21 vezes, o cérebro inconsciente incorpora o novo.

Então, se quisermos começar uma atividade física, é necessário fazer 21 vezes, ou por 21 dias seguidos, para que se torne hábito. Se quisermos tornar um hábito focar a atenção, e a energia, naquilo que nos desperta amor, é preciso repetir por 21 dias o exercício de apreciação. E o mesmo procedimento se aplica a tudo, que ainda não faz parte da nossa vida, mas queremos incluir.

Por isso, quem tem disciplina, consegue realizar seus objetivos, mesmo sem entender esse ensinamento.

Diz a Bárbara: “quando pousamos a nossa atenção em algo, nós convidamos aquilo para dentro de nossas vidas. Então que tal passarmos os próximos 21 dias convidando para nosso caminho aquilo que nos faz bem?”

A verdade é que há sempre algo a ser apreciado. Vamos tentar?

2 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!