domingo, 1 de junho de 2014

Teatro

Érima de Andrade 
“É muito fácil se enganar nessa jornada. Por isso, esteja sempre atento para averiguar se você realmente está se movendo ou se está apenas se enganando. Perceba se você está deixando de repetir padrões destrutivos e de atrair as mesmas situações negativas. Essa é a melhor maneira de checar. Além disso, veja se o seu medo está diminuindo, se está podendo se doar de forma desinteressada; se está podendo ouvir o coração e ter relações transparentes; se está sendo espontâneo e sentindo o gosto da liberdade. Essas são algumas maneiras de perceber se você está realmente evoluindo.” Sri Prem Baba

Ontem fui ao teatro. Não fui em qualquer teatro. Fui à Paraíba do Sul para o festival “Paraíba Cena Sul”. Assisti o espetáculo “Arresolvido,” no Theatro Mariano Aranha.

Eis a sinopse: Com humor, poesia e música, a peça conta a história de um menino, que, sentindo-se o homem da casa após a morte do pai, resolve proteger a mãe. A trama se passa num pequeno povoado cercado de preconceitos e tentações. Texto Vencedor da 5ª edição do Seleção Brasil em Cena, autora Érida Castello Branco.

O texto do Prem Baba me fez pensar na peça. O quanto conscientes estamos dos padrões repetidos dos nossos pais? Será que meu preconceito é herdado? Tenho algum motivo meu para não gostar disso ou daquilo? É muito fácil se enganar nessa jornada...

A peça mostra com muito humor o preconceito contra a mulher que trabalha fora; preconceitos religiosos; preconceitos contra tudo que fuja da tradição machista do lugar retratado. Mas será que esse lugar é muito diferente de onde vivemos? Será que nós também estamos repetindo esses padrões nas relações com nossas crianças? Que valores estamos passando para os nossos filhos?

Você sabe reconhecer um padrão negativo atuando na sua vida? É bem simples: padrão negativo é todo aquele comportamento, ou pensamento, que lhe afasta das outras pessoas. E tem alguma coisa que afaste tanto as pessoas do que os preconceitos?

Você pode ouvir seu coração? Seu pensamento é seu mesmo ou você está repetindo, por “tradição”, os preconceitos da sua infância?

Permita-se pensar nos seus gestos e pensamentos automáticos, permita-se se examinar, se conhecer, ser honesto com seus sentimentos e pensamentos. E pode ser que você descubra que andou engolindo muita coisa que não combina com você.

Se assim for, permita-se mudar.

E para mudar, saiba que você precisará estar atento, por que o hábito é muito forte, e você muitas vezes vai se pegar fazendo ou dizendo coisas que você já não concorda mais. Mas vale a pena investir nesse exercício. Com o passar do tempo, e da auto-observação, você se perceberá mais livre e espontâneo nas suas relações. Mais aberto para o mundo. Mais criativo. E muito mais feliz.

E, se acontecer de passar aí na sua cidade, a peça “Arresolvido.”, não perca a chance de assistir. 

Eu super recomendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!