domingo, 16 de abril de 2017

Rede de Apoio e Proteção

Érima de Andrade

Desculpe se você entrou neste post esperando saber mais sobre a rede/tela que é usada em janelas altas, ou piscinas, para prevenir acidentes. Não é sobre isso o post de hoje.

Vamos conversar sobre a rede social, afetiva e amorosa que temos, e alimentamos, ao longo da nossa vida.
Uma rede de proteção que acolhe, inclusive naqueles momentos que você parece estar só.

Amigos, mesmo os que a vida no momento só permite contato virtual, formam a sua rede de proteção.
A tecnologia só vem confirmar o que os sábios dizem há séculos: as distâncias não existem. Longe é um lugar que não existe. Para estar perto, basta querer.

E claro, não estou colocando essa rede invisível no mesmo nível de vibração que o toque, o abraço, o olho no olho.
São importantes, mas se sentir parte de uma rede é essencial.

Se você de repente, do nada, sentiu uma sensação boa, pode apostar, foi um pensamento positivo enviado para você da sua rede de proteção. Ou uma oração, ou uma prece. Pode ter começado até por uma música, que despertou uma lembrança, que produziu uma vibração boa e você recebeu.

A física quântica explica isso. Mas não lembro mais a explicação, porque para mim, não faz diferença saber tecnicamente. “É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti”, canta Ana Vilela. É isso!

Sua rede de proteção é aquela que você liga através dos sentidos, das sensações, emoções, vibrações, pensamentos, sentimentos. Tudo isso é energia. Você transmite e recebe.

Um perfume pode ligar sua rede, o som do ar num espaço amplo pode ligar sua rede, um momento de cor especial do céu pode ligar sua rede. E aqui falo de mim. O céu no fim de tarde, no pôr do sol, em cores entre rosa e laranja, me liga a um sentimento especial, desde a minha infância.

Minha avó nunca me deixou esquecer uma conversa que tivemos quando eu tinha entre 4 e 5 anos. Ela me viu parada perto da janela olhando o céu. Ficou observando um pouco, estranhou tanta concentração. Vale explicar que, na época, meu avô me chamava de mosquito elétrico, então eu estar parada, concentrada, olhando o céu, era diferente do habitual. Me perguntou o que eu tanto olhava? Expliquei: “Está vendo aquela nuvem rosa ali, vovó? Era lá que eu morava. Quando ela chegou perto daquele morro, eu desci, vim andando e fui morar com meus pais.” (sic)

E até hoje, é nesse momento de conexão com o céu rosa, que faço minhas preces mais silenciosas, e mais profundas. Na minha rede de proteção tem o céu.

Meu pai está internado. A vezes nas visitas ele está dormindo, outras vezes não, mas repito sempre o mesmo ritual. Rezo com ele o Santo Anjo. Mas antes explico que vamos rezar para que ele não esqueça nunca, que o seu Anjo da Guarda está sempre ali:

"Santo Anjo do Senhor,
Meu zeloso guardador,
Se a ti me confiou a piedade divina,
Sempre me zele, me guarde,
Me governe e me ilumine.
Amém." 


Não foi uma ideia minha, sigo o que a mãe dele fazia para ele dormir tranquilo. O Anjo da Guarda com certeza faz parte da rede do meu pai.

Tenho uma paciente que criou um ritual para quando o marido precisa passar uma ou duas noites fora de casa: ela borrifa o perfume dele no lençol, no lado que ele dorme na cama. E, invariavelmente, acorda e se pega deitada daquele lado. Sempre me explica que nunca “invadiu” o lado com ele em casa, mas quando ele não está, é lá que ela acorda. E não, já respondeu ao marido, não quer trocar de lado na cama.

Conversamos a respeito e ficou claro que se sentia perto dele mesmo ele não estando, e isso lhe dava tranquilidade. No caso dela, a rede de proteção é ativada por memórias olfativas. É dessa rede de proteção que todos temos, que estou falando hoje.

Quem já frequentou uma reunião de estudos budistas, já ouviu falar de sanga. Se você pesquisar vai saber que sanga é aproximadamente como uma associação, assembleia ou comunidade com um objetivo comum. Mas na prática, sanga é mais que isso, é uma palavra usada por eles, não sei de que idioma, que significa que você pertence aquele grupo. E essa sensação de fazer parte, continua mesmo que você não frequente mais os encontros e reuniões.

Rede de proteção é isso, fazer parte de uma sanga. Não conheço palavra em português com esse significado. A mesma dificuldade que estrangeiros têm de explicar saudades, já que compreendem o significado, mas não tem no vocabulário deles. No meu, só sanga explica esse sentimento de rede de proteção.

E saiba, você tem uma sanga mesmo que você não seja budista. Você pertence a um grupo de amores, amigos, afetos, família, que se cultivado, lhe dão a sensação de pertencimento, e graças a isso, você se sente protegido e amparado mesmo que esteja sozinho.

O que é importante lembrar, é que se você não quiser, não acontece. Você tem que alimentar essa energia, essa fonte de boas vibrações. E se escolher alimentá-la, abra-se para colheita do que plantar. Sim, porque a vibração que vem para você, é a mesma que você mandar.

É sempre uma escolha a plantação. Só vai nascer o que você plantar e cultivar. Não tem milagre, magia, feitiço, física quântica que faça o pé de jaca que você plantou, virar uma roseira. Quer rosa, plante rosas. Quer vibrações positivas, cultive-as em você primeiro. Uma vez que suas vibrações transbordem, seus queridos vão receber. E você também vai começar a sentir quando as deles transbordarem.

Escolha seus pensamentos e cuide de vibrar na frequência do que você deseja experimentar. A vida está acontecendo exatamente nesse momento, e esse momento é o momento perfeito para você alimentar a sua rede de boas vibrações.

Bárbara Petri sempre me inspira. Talvez essas reflexões dela lhe ajude a alimentar hoje sua rede de proteção e amor.

“Que energia eu quero convidar para fazer parte da minha vida hoje?
​Que intenções, crenças e ideias eu irei descartar e quais eu irei nutrir? O que pode e pede para ser deixado para trás e o que eu quero que floresça?" Bárbara Petri

"E da mesma forma que as primeiras respostas fluíram do meu Ser, eu percebo que agora também elas chegam até mim de forma clara: eu quero nutrir o amor infinito que Sou, eu quero permitir que a consciência preencha cada aspecto da minha experiência, e eu descarto toda crença que tenta me dizer que há algo em mim que não seja plena luz.” Bárbara Petri 




Que você sempre se sinta pertencendo, conectado e amparado.

2 comentários:

  1. Que riqueza , querida ! Muito amor sempre .

    ResponderExcluir
  2. Fatinha, uma das minhas mestras em alimentar a sanga! Uma riqueza mesmo! Gratidão querida!

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!