domingo, 19 de fevereiro de 2017

De novo neuróbica

Érima de Andrade

Neuróbica é uma palavra criada pelos neurocientistas.
Significa aeróbica dos neurônios, ou um tipo de ginástica cerebral.

Sabemos que
quando pensamos em qualidade de vida, pensamos em alimentação saudável, atividade física, sono de qualidade, lazer. Isso tudo é, de fato, muito importante para ​o bem-estar físico. Mas especificamente para o bem-estar cerebral, o importante é hidratação e oxigenação.

Para o nosso cérebro funcionar bem, beber água é fundamental. Se você disser que não bebe água porque não sente sede, vou lhe dizer que você é um desidratado crônico. Seu organismo desistiu de lhe mandar sinais de falta de água. Nesse caso você precisa reaprender a beber água.

Leu isso, saiu correndo e bebeu um copo cheio de água. Tudo bem... mas dá uns 20 minutos, e essa água vai sair toda pela urina. É o mesmo que uma chuva de verão num solo ressecado, a água espirra sem penetrar. Seu organismo quase não aproveita essa água que vem de repente depois de muito tempo sem beber.

Reaprender a beber água significa bebericar água ao longo de todo dia. De hora em hora, ou num intervalo menor que isso, beba uma xicrinha de café de água. Aos poucos a sensação de sede vai retornar, e você estará hidratado de novo. Ou deixe uma garrafinha de água sempre à mão, e dê 2 a 3 goles de tempos em tempos. Seu cérebro vai agradecer.

Além de hidratar, é importante também oxigenar. Para oxigenar bem é preciso respirar bem. De modo geral, nessa vida atribulada, respiramos curto, só com a parte de cima dos pulmões. Isso significa que trocamos só o ar da parte superior dos pulmões. O ideal é trocar todo ar a cada respiração completa.

Você já viu um bebê respirando? Repara bem, ele inspira a barriga sobe, ele expira a barriga desce. Observe agora a sua respiração, sua barriga mexe quando você respira? Se não mexe, você não está respirando com todo seu pulmão, ou seja, não está trocando todo o ar.

Experimente agora, coloque sua mão em cima do umbigo e apenas respire. Sua mão mexe?

Agora respira com a intenção de mexer sua mão. Inspira, expira. Fez diferença?

Essa é a respiração abdominal. E esse é um bom exercício para fazer de vez em quando. Você pode colocar uma almofadinha na barriga, ou um travesseiro, quando estiver deitado, e respirar com a intenção de mexer com ele.

Inspirar é importante, mas expirar soltando todo ar velho é mais importante ainda. Então sopre o ar para fora tentando encostar o umbigo lá na coluna.

Você pode exercitar a respiração contando tempo, contando, por exemplo, até 4. Enche de ar contando até 4, segura cheio contando até 4, solta contando até 4. Cinco minutinhos por dia praticando a respiração abdominal e consciente, vai fazer maravilhas pelo seu cérebro.

Voltando ao corpo. Você, ou alguém que você conhece, já precisou imobilizar algum segmento do corpo, uma perna, um braço? Sim? E o que acontece quando depois de uns quinze dias, tira a imobilização? Por exemplo, quinze dias com a perna engessada. Quando tira o gesso, a perna está mais fina que a outra, não é? Chamamos isso de atrofia por desuso. Voltando a movimentar, o tônus muscular se normaliza nessa perna.

E com o cérebro, o que provoca nele a “atrofia por desuso”? A rotina. A rotina facilita a vida, já fazemos tudo no automático, por hábito, e nem pensamos mais no que estamos rotineiramente fazendo. É muito positiva para as crianças, lhes dá segurança e tranquilidade. Nos adultos a rotina evita a multiplicação de decisões a serem tomadas. Se por um lado isso é desejável, por outro, o excesso de rotina, esconde o efeito perverso de limitar o cérebro. Entra num processo de desuso, perde flexibilidade, atrapalha a cognição, ou seja, a capacidade de assimilar conhecimento.

Chico Buarque até fez uma música falando disso: todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode as seis horas da manhã... e segue.

A gente também faz tudo sempre igual. Acorda, faz a higiene, se arruma, dá bom dia em todos os grupos do WhatsApp, toma café, e os mais animados, saem para uma caminhada antes de ir trabalhar. Não é assim seu início de dia, com pequenas variações? Pois é, essa rotina automática provoca a atrofia por desuso do seu cérebro. É preciso exercitar.

Da mesma maneira que a atividade física que solicite mais grupos musculares é a mais benéfica para o corpo, os exercícios neuróbicos que utilizem mais sentidos e habilidades, são os melhores para o cérebro.

Ou seja, exercitar tato, olfato, paladar, audição e visão é ótimo. Acrescentar aspectos emocionais e sociais aos exercícios, é melhor ainda.

Aqui cabe um parêntese. (Um dos possíveis efeitos colaterais da quimioterapia é o déficit cognitivo. A concentração, a atenção, a aprendizagem, ficam prejudicadas. Fica uma sensação da cabeça não estar funcionado bem. Nesses casos, os exercícios neuróbicos também ajudam.)

Falei, falei, falei, e não apresentei nenhum exercício. Então vamos praticar, usando alguma coisa que seja do dia a dia. Por favor, fale em voz alta os nomes dos dias da semana começando por segunda-feira.

Você fez algum esforço para lembrar dessa sequência? Imagino que não. Os dias da semana já estão incorporados na rotina, já é um hábito. Então vamos sair do hábito. Por favor, fale em voz alta os dias da semana em ordem alfabética.

Deu um pouco mais de trabalho, não é? Esse esforço que você fez nesse exercício, é muito estimulante para o seu cérebro. Esse é um exemplo de exercício neuróbico. Aliás, qualquer coisa que você fizer que saia do automático, ou da rotina, pode ser considerado um exercício neuróbico.

Você não precisa de nada muito especial para praticar neuróbica. Por exemplo, quem usa relógio de pulso, ou mouse no computador, se colocar num braço diferente do que está acostumado, já estará fazendo neuróbica. É claro que quebra-cabeças, palavras cruzadas, aprender alguma coisa nova, fazem muito bem para o cérebro. Mas no seu dia-a-dia você também pode fazer neuróbica.

Vamos pensar juntos. Se todos os dias você senta no mesmo lugar para fazer as refeições, se mudar de lugar, você já estará se exercitando. Ao mudar de lugar, você estará oferecendo ao seu cérebro, estímulos de som e luz diferentes do seu dia-a-dia.

Também pode se exercitar ao tomar banho. A caminho do chuveiro, feche os olhos, localize a torneira e regule a quantidade de água. Depois, ainda de olhos fechados, sem ver nada, diferencie o xampu do condicionador pelo cheiro. Passe o sabonete no seu corpo prestando atenção as suas sensações. E ainda de olhos fechados, enxugue-se e vista a roupa utilizando somente o seu instinto. Nem precisa fazer tudo de uma vez. Pode um dia tomar banho de olhos fechados, e num outro dia, se vestir de olhos fechados.

Ao longo do dia, você pode criar várias situações para estimular seus sentidos. A vida diária é mesmo a academia ideal para a aeróbica da massa cinzenta. Os exercícios obrigam o cérebro a reagir a novidade, ao desafio, fazendo que a atividade neural aumente, melhorando a saúde geral do cérebro. Tudo de bom.

Vou escrever algumas atividades para lhe inspirar a criar as suas, ou a se exercitar com minhas sugestões de exercícios neuróbicos:

Ao acordar
Movimente suas articulações antes de sair da cama;
Espreguice-se;
Ouça música;
Escove os dentes de olhos fechados; ou escove com a mão contrária da de costume;
ou pinte seu rosto sem auxílio do espelho;
Coma sua refeição observando a diferença nas texturas.

Ao longo do dia
Mude o caminho para ir para o trabalho;
Faça uma caminhada, pelo menos 30 minutos, observando diferenças nos pisos, na luz, nos sons. Ou ande pela casa de trás para frente;
Tente ver as horas num espelho;

Faça fotografias;
Veja fotos de cabeça para baixo.

Depois do trabalho
Tome um banho com óleos perfumados;
Perceba a textura da toalha ao se enxugar.

Na hora do jantar
Faça um lanche leve e de olhos fechados tente identificar o nome dos alimentos, e diferenciar os sabores azedo, picante, doce, salgado e amargo;
Procure participar da preparação do seu alimento, cortando, cozinhando, misturando, etc.

À noite
Faça massagens nos pés, pode usar bolinhas de gude, massageador elétrico ou suas próprias mãos.

No seu tempo livre
Beba água com gás, concentrando-se nas bolinhas na boca;
Estimule o paladar comendo coisas diferentes;
Explore os vários cheiros;
Busque uma atividade tátil: argila, pintura, escultura, castelos de areia, massinha, colagem com grãos e sementes, bordados, costuras, tecelagem, etc;
Diferencie as diversas texturas do seu dia: sabonete, creme de barbear, massas de biscoito, de pão, etc;
Dê um passeio concentrando-se nos vários sons;
Entre em contato com a natureza, na rua em parque ou jardim, ou em casa com vasos ou hortinha caseira;
Pratique um hobby.

Reparou que não tem nada impossível de fazer? Se você se comprometer a pelo menos uma vez por semana, fazer alguma coisa diferente, ou um exercício neuróbico, em pouco tempo perceberá melhoras na atenção, concentração, memória e aprendizagem.

Espero que você escolha manter seu cérebro saudável.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Adorei, vou tentar e ajudar o povo daqui de casa a tentar tb. Texto ótimo e muito bom de ler, dá vontade de começar logo com os exercícios bjs

      Excluir
    2. Adorei, vou tentar e ajudar o povo daqui de casa a tentar tb. Texto ótimo e muito bom de ler, dá vontade de começar logo com os exercícios bjs

      Excluir
    3. Fico feliz que tenha gostado! Muito simples e com ótimos resultados. Um beijo

      Excluir
  2. Muito bom. Já faço muitas coisas e acho ótimo. As informações novas vieram a calhar.

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!