domingo, 10 de janeiro de 2016

Frases que me fizeram pensar

Érima de Andrade

Recentemente três frases me impactaram positivamente, e quero dividir com você, que lê o meu blog, minhas reflexões a respeito delas.

A primeira, compartilhada pela querida Márcia Alves, diz o seguinte:

“Em caso de saudades, quebre o silêncio.”

Simples e eficiente: em caso de saudades, quebre o silêncio. É uma boa dica para refazer laços com pessoas que são importantes e que você, por algum motivo, que na época parecia bom, se afastou.

Olhando hoje, pode ser que o motivo tenha sido uma bobagem, mas você, do alto do seu orgulho, se mantém longe.

De quantas pessoas você tem saudades e, por orgulho, não procura mais?

Quantas oportunidades você deixa passar por não querer ser o primeiro a “dar o braço a torcer”, como diziam antigamente?

Será que vale mesmo a pena se manter a distância sofrendo de saudades?

Se não vale a pena tirar da sua vida alguém tão querido e que agora está longe, quebre o silêncio. Anime-se, vai lá e quebre o silêncio. Seja você a dar esse primeiro passo.

A segunda frase eu ouvi da Marjorie Estiano. Ela fez uma tatuagem no antebraço direito, escrita em árabe, que diz o seguinte:

“Admire as diferenças e reconheça os seus semelhantes.”

Amei. As diferenças nos tornam singulares. Todos temos algo a compartilhar que é totalmente diferente dos demais seres humanos. Somos uma soma de vivências que nos faz únicos.

Admire nos outros o que faz deles únicos, admire essa diferença. Busque esse olhar especial, ver o que torna a pessoa ser quem ela é e que mais ninguém consegue ser igual.

Veja as qualidades especiais das pessoas com positividade, sem julgamentos.
Se você percebe as qualidades de alguém, e as reconhece, isso serve de incentivo para essa pessoa desabrochar na sua singularidade. Mais que isso, ao reconhecer que todos somos diferentes você se permite ser quem você é, sem censuras, sem barreiras, sem tabus. 

Ofereça o seu melhor ao outro, ofereça o que lhe torna original e deixe que o exercício do seu melhor lhe revigore.

Reconheça os seus semelhantes, aqueles que sentem, pensam, e agem como você. Aqueles que acreditam nas mesmas coisas, que têm os mesmos interesses. A sensação de pertencimento, tão cara aos seres humanos, você só vai conseguir se reconhecer seus semelhantes.

É muito bom pertencer, estar em casa, e entre semelhantes isso é possível. Aproveite, somos todos singulares e muito semelhantes, humanamente originais e a procura do nosso grupo. Reconheça-se nos outros, agradeça as diferenças, celebre a diversidade, viva a sua vida no que ela tem de mais original e seja feliz sendo quem você é.

A terceira é um diálogo entre Charles Brown e Snoopy:

“ - Algum dia, todos nós iremos morrer Snoopy!
- Verdade, mas todos os outros dias, não.”

Sim, pelo menos nessa vida, só morreremos num dia, todos os outros estaremos vivos.  E enquanto estivermos vivos, vivamos.

Temos todos os dias novos 86.400 segundos para serem vividos da melhor maneira possível, amando, aprendendo, ensinando, caindo, ganhando, silenciando, vivendo. Aproveite-os.

Lembre-se que no agora é o único momento em que é possível viver. Seu pensamento pode estar no futuro, seus sentimentos podem estar no passado, mas só no presente você pode viver.

E é só no presente que você pode mudar seus caminhos e seguir em busca da sua melhor parte, a que lhe preenche de alegria e satisfação, a que faz com que você se levante feliz todos os dias. Estando vivo, viva.

Respire e sinta-se no agora, sinta-se no momento presente. Não tem como respirar no passado ou no futuro. Você está sempre respirando no presente. A respiração consciente lhe coloca no presente, é uma ótima ferramenta de auto-observação.

Se observe, se conheça, descubra quais são as barreiras que lhe impedem de viver bem e plenamente esta vida que você tem. Ter claro os nossos bloqueios é o primeiro passo para resolvê-los, e sempre é tempo de mudar.

Se você não tem uma vida plena, se pergunte: o que falta para ser feliz?
Suas atividades nutrem o seu amor próprio?
O que você faz está coerente com seus talentos?
O que você faz é a melhor maneira de retribuir todo amor que você recebe?
Você está caminhando para ser quem você quer ser?

Você é o resultado das suas escolhas. Você não é o que lhe aconteceu. Você é quem você escolhe se tornar. E enquanto estiver vivo, escolha viver todos os dias. Um dia todos nós vamos morrer Snoopy, todos os outros dias estaremos vivos.


9 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!