domingo, 17 de janeiro de 2016

Bondade Amorosa

Érima de Andrade

Bondade Amorosa é uma linda prática budista que permite que você deseje sinceramente que todos os seres sejam felizes, ou que você tome consciência das barreiras que lhe impedem de desejar, de coração, a felicidade de todos os seres. 

Você não precisa ser budista para desejar que você, seus familiares, amigos, desconhecidos, tenham felicidade, paz e bem estar.
Não existe nenhum conflito de crenças quando você escolhe meditar pela felicidade de todos os seres. Não é uma prática religiosa, é um ensinamento de uma filosofia.

A Bondade Amorosa, como meditação, é uma aspiração sincera de que o outro, e você mesmo, possam experimentar a felicidade.
É uma ferramenta excelente para quebrar as barreiras, assim como para restaurar a humanidade, e a bondade, quando sua mente se sentir como um campo de batalha, trazendo mais calma, mais felicidade e permitindo soluções criativas aos desafios que você estiver enfrentando. 

Você pode ler o texto e as palavras já lhe faram bem. Mas você também pode praticar enquanto lê o texto.
 Nesse caso, quando você ler “que eu seja feliz” avalie seus sentimentos e confirme que você está mesmo desejando a si mesmo felicidade. 

Algumas pessoas têm dificuldades de se desejar coisas boas, mas só é possível dar ao outro o que você tem. Se você não consegue desejar a própria felicidade, não há meios de você desejar honestamente a felicidade dos outros. Se quer desejar que o outro seja feliz, seja feliz você também.

Se o seu sentimento está bloqueado pergunte-se por quê?
O que é preciso fazer para que você possa sinceramente se desejar que seja feliz? Torne consciente o que bloqueia a sua felicidade. A felicidade está intimamente relacionada com a manifestação da consciência amorosa. Por isso trabalhe para manifestar essa consciência no seu universo de relações, no seu trabalho, no seu mundo. Esse é o seu desafio.

E vá fazendo essa checagem por todo o texto. Quando desejar "que todos os seres sejam felizes", confirme que seus sentimentos estão alinhados a esse desejo.
Você pode realmente desejar que todos os seres sejam felizes? E você pode ampliar o seu desejo e desejar que todos os seres, em todos os mundos, sejam felizes?

Tome consciência de qualquer desconforto que surgir. Consciência é sempre o primeiro passo para qualquer mudança. 

Vamos à prática:
comece concentrando-se na sua respiração. Convide sentimentos de calma e aceitação a estarem presentes em você. Permita-se recordar a sua bondade básica, conecte-se com o sentido de sua bondade essencial. Se reconhecer a sua própria bondade é difícil, então, olhe para si mesmo através dos olhos de alguém que o ama. O que essa pessoa ama em você? Você também pode trazer à mente aquele que para você encarna um ser de luz – Jesus, Buda, Shiva, Krishna, Alá, Maomé, Ganesha, Brahma, ou qualquer outro iluminado que você conheça e se identifique - e veja-se com esses olhos sábios e amorosos.
  
Depois, a partir do seu coração, convide os sentimentos, ou imagens, de bondade e amor a irradiar, até que eles preencham todo o seu ser.
Permita-se ser embalado por sua própria atenção como se fosse tão merecedor de bondade amorosa como qualquer criança. Permaneça em terna apreciação por alguns instantes. Torne disponível para você, neste momento, um reconhecimento, um respeito pelo seu ser e uma bondade que você talvez nunca tenha recebido.

Permita-se ser embalado na energia de bondade amorosa, inspirando-a e expirando-a. 

A seguir, deseje felicidade a si mesmo, e tudo o mais que você necessita, saúde, sucesso, harmonia, alegria, serenidade, compaixão e força para superar os seus problemas.
Depois, pense em alguém, por quem você sente uma profunda amizade e repita os desejos. Deseje o mesmo às pessoas mais próximas de você, sua família, seus mentores e aqueles a quem você admira. Você pode passar um tempo em cada pessoa individualmente, ou como um grupo se for mais fácil, e deseje a eles o mesmo que se desejou. Depois, pense em alguém que não é seu amigo, mas que também não lhe é hostil, e repita seus desejos. A seguir, deseje a estranhos e a pessoas que você não conhece. Vá para o próximo grupo, que às vezes pode ser o mais desafiador, aquele de quem você não gosta, ou alguém que lhe seja desagradável. Deseje também a eles, união, amor, saúde e prosperidade.

Termine a meditação desejando que todos os seres em todos os mundos sejam felizes e estejam em paz.

Você pode criar o seu próprio texto de Bondade Amorosa, algo como: que eu possa ser feliz. Que eu me sinta feliz, amada e em paz. Que os meus parentes sejam felizes. Que todas as pessoas que me ensinaram sejam felizes. Que meus amigos sejam felizes. E por aí vai.

Ou pode meditar usando o texto a seguir:

Possa eu ser preenchida com bondade amorosa.
Que eu me aceite como eu sou.
Que eu alcance uma grande e natural paz.
Que eu conheça a alegria natural de estar viva.
Que eu esteja livre da inimizade, livre da maldade, livre da doença, livre do sofrimento.
Que eu aprecie o que eu tenho passado.
Que eu seja feliz.

Que você possa ser preenchido com bondade amorosa.
Que você possa sentir meu amor agora.
Que você possa aceitar-se exatamente como você é.
Que você possa conhecer uma grande e natural paz.
Que você possa conhecer a alegria natural de estar vivo.
Que você possa ser livre de qualquer doença, inimizade, maldade e sofrimento. 
Que você aprecie o que você tem passado.
Que você seja feliz.

Que minha família possa ser preenchida com bondade amorosa. 
Que minha família esteja livre da inimizade, livre da maldade, livre da doença, livre do sofrimento.
Que minha família esteja em paz.
Que minha família possa conhecer a alegria de estar viva.
Que minha família aprecie o que tem passado.
Que minha família possa aceitar-se como é.
Que minha família seja feliz.

Que meus amigos e conhecidos possam ser preenchidos com bondade amorosa.
Que eles possam aceitar-se exatamente como são.
Que eles possam conhecer a paz.
Que eles possam conhecer a alegria de estarem vivos.
Que eles possam ser livres de qualquer doença, inimizade, maldade e sofrimento. 
Que eles apreciem o que têm passado.
Que eles sejam felizes.

Que meus inimigos e também as pessoas por mim desconhecidas, estejam livres da inimizade.
Que eles estejam livres da maldade, livres da doença, livres do sofrimento.
Que eles possam ser preenchidos com bondade amorosa.
Que possam conhecer uma grande e natural paz.
Que possam conhecer a alegria de estarem vivos.
Que apreciem o que têm passado.
Que eles sejam felizes.

Que todos os seres, em todos os mundos, sejam verdadeiramente felizes, e que haja paz em todos os lugares. 

3 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!