domingo, 18 de outubro de 2015

Ser T.O.

Érima de Andrade

Uma amiga minha, após assistir uma avaliação feita por uma terapeuta ocupacional, exclamou maravilhada:
“Que lindo! T.O’s pensam com liberdade!”

Que bom que ela percebeu! Realmente, nós vemos possibilidades onde a maioria vê impossibilidade, vemos solução onde as pessoas só enxergam problemas, desenvolvemos estratégias de superação quando as pessoas acreditam que não tem saída, não tem mais jeito, usamos com criatividade diversos materiais, descobrimos funções especiais em objetos da vida diária, damos potência ao outro, adaptamos a casa, o trabalho, o trajeto as possibilidades das pessoas, motivamos, estimulamos, acreditamos que todas as pessoas são capazes independente da sua condição, transformamos com o uso das atividades as vidas dos pacientes, das famílias, das comunidades e, claro, dos terapeutas.

Realmente nós pensamos com liberdade, e sabemos que vamos ser transformados por cada uma dessas experiências.

Dia 13 de outubro comemoramos o dia dos terapeutas ocupacionais e dos fisioterapeutas. É o mesmo dia para as duas profissões porque foram regulamentadas no mesmo dia, 13 de outubro de 1969.

Parabéns a esses profissionais responsáveis por garantir a saúde e qualidade de vida de todos nós. Cada um com a sua função, esses profissionais estão por trás do desenvolvimento das pessoas que têm algum impedimento que atrapalhe sua independência e participação plena na sociedade.

Meu blog bombou em 13 de outubro com pessoas pesquisando sobre terapia ocupacional e frases para esse dia. Um dos textos teve 546 visitas! Um recorde para um dia só e um só texto.

Para não deixar a data passar em branco, e, quem sabe, ajudar nas pesquisas dos próximos dias 13 de outubro, vou reproduzir aqui alguns textos divulgados nas redes sociais em nossa homenagem:

“Feliz dia do “se for possível, já está feito. Se for impossível, vamos fazê-lo!”- TO em Saúde Mental – Facebook

“Hoje é o dia do profissional que não se abate com limitações, mas se anima com possibilidades!”- T.O. em Saúde Mental - Facebook

“Construiremos unidos mais do que os outros julgam necessário, arriscaremos mais do que os outros julgam seguro, sonharemos mais do que os outros julgam prático, e alcançaremos mais do que os outros julgam possível. Dia 13 de outubro, dia do terapeuta ocupacional.” – desconheço a autoria

“Terapia Ocupacional - Pequenos movimentos, grandes emoções.” – crefito 5

“13 de outubro,
Dia do fisioterapeuta
Porque a vida precisa de movimento...

Dia do Terapeuta Ocupacional
Porque o movimento da vida precisa de função...

Parabéns aos profissionais que reabilitam a esperança com o movimento da vida...” - Santa Casa Passos


“Fico pensando se não está mesmo aí a delícia de ser Terapeuta Ocupacional.

O paciente chega, encontra o terapeuta, encontra os materiais oferecidos por ele e, através deles, se (re)encontra. Encontra um novo modo de pensar e agir no mundo.

O terapeuta encontra o paciente, oferece a ele materiais para serem transformados, e se transforma, também, a partir deste encontro.

O poeta já dizia que "viver é a arte do encontro, embora haja muitos desencontros". Concordo com ele.

Pra mim, ser Terapeuta Ocupacional é buscar o equilíbrio entre os encontros e desencontros da vida. Pra mim.” Cíntia Schwab

3 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!