domingo, 8 de fevereiro de 2015

O tempo não passa...

Érima de Andrade

O que eu mais ouvi nessa semana foi: nossa, como está tudo devagar....

Várias pessoas se queixando de o ano não ter “realmente” começado. Ouvi queixas do shopping estar vazio, queixas de muitas desmarcações de consultas, queixas de trânsito estranho em qualquer hora do dia.

Ainda aconteceu nessa semana o anúncio da chuva, que não veio, mas provocou uma mudança na vida, no trânsito e na hora de voltar para casa. Foi um dia totalmente fora da rotina.

Muito interessante isso, quando o tempo sobra, não sabemos o que fazer com ele... Porque é disso que falam essas queixas, o tempo está sobrando.

Diz o senso comum que o ano começa mesmo só depois do carnaval. Dizem os astrólogos que temos essa sensação porque, na verdade, o ano começa mesmo só com o ingresso do Sol em Áries, que impulsiona as ações de um novo tempo. Ou seja, para eles o ano só vai começar no dia 20 de março.

O nosso calendário, o calendário gregoriano é um dos mais praticados em todo mundo, e tem como primeiro de janeiro o início de cada ano. Mas na astrologia é diferente, são os ciclos da natureza que marcam o fim e o início de um novo ano.

Os equinócios, por exemplo, marcam o início de uma nova estação. Equinócio, palavra derivada do latim,aequus, igual, e nox,noite, "noite igual" em português, que se refere ao momento do ano em que a duração do dia é igual ao da noite sobre toda a Terra. "Astronomicamente isto se dá quando o Sol na sua caminhada (seu movimento anual) corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º, iluminando igualmente as duas partes do globo terrestre, fazendo com que o dia e noite tenham a mesma extensão de tempo". Sérgio Carmanhani

No hemisfério sul, o equinócio que ocorre em março (dia 20 ou 21), marca o início do outono e o de setembro (dia 22 ou 23), marca o início da primavera. Ou seja, a entrada
do sol em Áries também marca, para nós no hemisfério sul, a chegada do outono que traz consigo novos ventos, os bons ventos de renovação.

A vida é cíclica por natureza. O ano é um ciclo regido por estações, luas, marés, tempo de chuva e seca, frio, calor, flores e ventos, solstício, equinócio, por diferentes meses e fases. Que ciclo você está vivendo agora? Se pensarmos que Áries é a constelação sinalizadora do começo, que estimula a coragem para novos desafios, e que só começa em 20 de março, podemos entender que estamos vivendo o fim de um ciclo.

Talvez seja então o momento de começar a olhar para trás, descobrir quais foram os erros e os acertos, e planejar os próximos passos. O tempo está sobrando? Usa para planejar o que vai fazer daqui para frente.

O convite é para que você assuma a direção do seu tempo com a consciência do seu valor. Planeje um ano de ação e novidades, com mais iniciativa e novas atitudes. Mudanças precisam acontecer, não dá para ficar só reclamando que o tempo não passa.

O que importa é agir, atuar, criar novas condições de trabalho e de relacionamento, ou de qualquer coisa que esteja incomodando. Reconheça o impulso que vem de dentro, avalia se faz sentido, decide, vai lá e faz.

Se é fim de ciclo, vamos comemorar com alegria e amor, e o carnaval está ai para isso mesmo, para ser celebrado, para encerrar o ciclo com festa, para preparar a energia para um novo ano.

Faça sua conexão com o ciclo da energia que se renova. Tudo é energia e tudo está ligado. Você pode também escolher se conectar com a queixa, e não fazer nada. É uma escolha, depende só de você.

O tempo não está passando? O ano não começou? Como viver isso da maneira mais positiva possível? Vivendo o momento, vivendo o mais possível no “aqui” e “agora”, aproveitando para colocar consciência nos caminhos que você quer trilhar. O que você faz todos os dias está lhe levando aonde você quer chegar?

Uns dias vão passar mais devagar, outros mais rápidos, mas depende só de você que sejam dias de progressos e felicidades, de passos em direção ao futuro que você quer e merece ter.

Que você saiba aproveitar o tempo que está sobrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!