domingo, 4 de maio de 2014

Abraços

Érima de Andrade

Li um texto da Renata Fagundes onde ela termina afirmando que abraça com palavras. Essa semana eu entendi exatamente como isso funciona, pois me senti muito abraçada com palavras vindas das mais diversas fontes.

Feliz e abraçada com o resultado positivo de uma operação delicada feita por uma amiga querida; abraçada afetuosamente por uma amiga dos tempos de faculdade que me achou no facebook; abraçada por mensagens lindas que recebi de várias pessoas. Todas por escrito, todas a distância e todas enchendo meu coração de calor e ternura. Como um abraço faz diferença na nossa vida!!!!!

Também foi uma semana cheia de abraços trocados com gente que eu não via a tempos e pessoas que estão sempre comigo. Esses são ótimos, trocam a energia na hora, aumentam serotonina, trazem alegria. Abraço é bom demais!

Precisando de motivos pra abraçar? Eis aqui dez razões descritas pelo Alcino Rodrigues no seu site Ser Único:

“Eu já li muitos artigos diferentes, escritos por muitos profissionais de áreas diferentes, e cheguei à conclusão de que quanto mais abraços uma pessoa recebe todos os dias, melhor. Não há um número estipulado, tal como um medicamento. O acto de abraçar é uma terapia integral. E das poucas que não têm contra-indicações.
Aqui ficam algumas razões para espremer (trocadilho intencional) um abraço, um carinhoso abraço, no seu dia-a-dia:
1.      Abraçando o induz a oxitocina no organismo.
A oxitocina é uma hormona poderosa, que não só fortalece os laços com os nossos entes queridos, mas também tem a capacidade de estimular a solidariedade entre estranhos.
2.      Abraçar constrói laços mais fortes com as pessoas que tu vês todos os dias.
Abraçar nutre as relações humanas, cultiva e aumenta a confiança e francamente faz-nos pessoas mais felizes.
3.      Abraçar reduz o stress.
Um bom abraço literalmente diminui os níveis de cortisol encontrado no corpo. Estamos a falar de um tratamento anti-ansiedade livre de drogas.
4.      Abraçar reduz a pressão arterial.
Coleccionar abraços é excelente para o seu coração, em mais do que uma maneira!
5.      Abraçar é uma boa ação recíproca.
Nunca se sabe o que está a acontecer na vida de outra pessoa. Quando um bom e sincero abraço sincero é dado, ele tem o potencial de alterar completamente o seu dia. Como é simples esta acção? Apenas envolve os teus braços à minha volta e abraça-me!
6.      Abraçar faz-nos sentir incríveis!
O poder do toque humano é profundo e os nossos corpos estão cheios de nervos prontos para estimulação. A maior parte de nós provavelmente tem o desejo de toque humano durante o dia e simplesmente não tem consciência disso. Para quê gastar tanto dinheiro com uma massagem? Um bom e longo aperto tem a capacidade de, não só levantar o espírito, mas também sentir algo maravilhoso para o corpo.

7.      Abraçar pode virar um mau humor de cabeça para baixo.
Se te sentes mal-humorado e anti-social, apenas tenta rolar para um caloroso abraço. Eu garanto que vais sair dele sentindo-te um pouco, se não bastante melhor.
8.      Abraçar reconecta a mente com o corpo.
Pouco de nós tenta o nosso melhor para viver conscientemente. Quando o caos constrói no nosso dia-a-dia, no local de trabalho, atrás do volante, em frente ao computador, um bom abraço pode nos reconectar à ideia duma existência consciente. Um bom abraço tem o poder de nos levar para uma melhor postura, uma respiração mais profunda e um estado mais relaxado de ser.
9.      Abraçar mais faz-nos melhores “abraçadores”!
Isto parece ridículo, mas eu estou a falar a sério. Tu és culpado de não te comprometeres, com a atitude: “Eu não tenho tempo para abrandar” abraço de um braço só? Se assim for, não esperes colher o maior número destes benefícios. Aqueles que tiram um momento são aqueles que realmente beneficiam do poder dos abraços.
10.  Abraçar cultiva a paciência.
As conexões são promovidas quando as pessoas usam o seu tempo para apreciar e reconhecer o outro. Um abraço é uma das maneiras mais fáceis de mostrar apreciação e reconhecimento à outra pessoa.”
Quer mais motivos pra abraçar? Leia esse texto da Renata Fagundes e não economize seus braços! Bons abraços!

"Abraço é cuidado mudo. É a forma que encontramos de dizer: tudo vai ficar bem, sem palavras. 
É proteção para pesadelos infantis, porta aberta para corações fechados. 
É revelar sentimentos sem fazer estardalhaço. É encontrar o caminho sem pedir informação. 
Aconchego, morada, calor que vem do tum tum tum do coração e acalenta a alma. 
Eu sou grude, todo mundo sabe e aqueles que meus braços não alcançam, eu abraço com palavras." Renata Fagundes



2 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!