domingo, 20 de abril de 2014

Páscoa

Érima de Andrade

A palavra páscoa, do hebraico pessach, significa passagem e era uma festa de passagem muito antes de ser a festa da ressurreição de Jesus Cristo. Era comemorada entre povos europeus há milhares de anos, na passagem do inverno para a primavera, tempo em que os animais e as plantas apareciam novamente. 

A páscoa sempre representou a 
passagem de um tempo de trevas para um tempo de luz, e para os cristãos é a "passagem" de Jesus Cristo da morte para a vida, a ressurreição.

Os espanhóis chamam a festa de pascua, os italianos de pasqua e os franceses de pâques e para todos eles, como para nós, a festa usa a imagem do coelho, como símbolo de fertilidade, e ovos, representando a renovação, pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, que são dados de presente. 

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Nós não estamos na primavera, mas podemos aproveitar a energia da páscoa, a energia da passagem, da renovação da vida, para planejarmos um futuro melhor. Afinal, também é feriado, e podemos tirar um tempinho para pensar em nós.
Regina Restelli escreveu um artigo na revista Personare, Meditação para Planejar o Futuro, onde ensina a usar a Escala de Orientação Emocional sugerida no livro "Peça e será atendido", dos autores Esther e Jerry Hicks. Com essa meditação é possível aumentar significantemente os pensamentos positivos, os sentimentos otimistas, e se manter estimulado a continuar no seu caminho de mudanças. Exercício ideal para entrar na sua vida nessa época de renovação.

Quer experimentar? Identifique na tabela o que está sentindo em relação ao seu momento atual. Pense: "Não seria bom se esta situação se resolvesse a meu favor?”
A partir desta possibilidade, lembre-se que você não controla nada no futuro, que precisa ter consciência de que existem mil possibilidades a cada segundo, e que você pode e deve escolher sentir tudo resolvido positivamente em sua vida. Como será? Não importa. Acalente a certeza de merecer e receber o melhor. Nada mais do que o melhor para você. Sinta essa verdade, agora. O intuito é você ir subindo na tabela de emoções de 22 em direção ao 1.

1. Alegria/Conhecimento/Autoconfiança/Liberdade/Amor/Admiração
2. Paixão
3. Entusiasmo/Ânsia/Felicidade
4. Crença/Expectativa positiva
5. Otimismo
6. Esperança
7. Contentamento
8. Tédio
9. Pessimismo
10. Frustração/Irritação/Impaciência
11. Sobrecarga
12. Desapontamento
13. Dúvida
14. Preocupação
15. Reprovação
16. Desânimo
17. Raiva
18. Vingança
19. Ódio/Ira
20. Inveja
21. Insegurança/Culpa/Desvalorização
22. Medo/Sofrimento/Depressão/Desespero/Impotência

Depois de identificar os sentimentos, medite sobre o que deseja realizar.

Sente-se confortavelmente. Feche os olhos. Faça três respirações profundas. Sinta o seu corpo físico em todos os seus detalhes. Inspire, segure a respiração por alguns segundos e sinta seus pés. Expire, segure por alguns segundos seus pulmões sem ar. Inspire segurando mais uma vez e sinta suas pernas. Expire, segure e suba para os quadris e vá subindo alterando e segurando a respiração até o topo de sua cabeça. Depois de reconhecer seu corpo, relaxe e só preste atenção em sua respiração ou apenas sinta-se presente, aqui e agora. Após o tempo que quiser, ainda com os olhos fechados, se questione: "Não seria bom se...", e traga para seu coração a alegria de sentir que seria ótimo, seria maravilhoso... E aí, sem ao menos perceber, você já vai ter mudado sua escala de emoções. Faça isso sempre que quiser e principalmente quando estiver triste ou preocupado com o futuro. Mude seu pensamento ou a perspectiva da sua visão limitada acerca do que deseja realizar.

Sua realidade está sempre em suas mãos. Depende só de você se propor a pensar, a sentir, a acreditar nas melhores possibilidades da sua mente.”

Boa Páscoa!!!!!


Um comentário:

  1. Um maravilhoso presente de Páscoa natural, esclarecedor e construtivo. Agradecidíssima. Vou compartilhar com muito prazer e alegria pois são os sentimentos que a sua reflexão sobre a Páscoa nos dias de hoje me proporciona. Bjos.

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!