Mostrando postagens com marcador gratidão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gratidão. Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de maio de 2017

Por Tantas Bençãos, Gratidão.

Érima de Andrade

Hoje só quero agradecer.

Agradecer que você tenha sido
meu Pai nessa vida.

Agradecer por sempre cuidar de mim.

Agradecer tanto
amor que recebemos juntos, compartilhamos  e distribuímos. 

Agradecer por tanto
carinho recebido por todos que cuidaram de você ao longo de toda sua vida.

Agradecer pelos
momentos incríveis de almoços em família, quando de repente, você se perdia com tanta gente falando ao mesmo tempo.

Agradecer por
rirmos tanto de piadas sem graça.

Agradecer pelas
viagens maravilhosas.

Agradecer por tantos
ensinamentos.

Agradecer por centenas, milhares, de
lembranças felizes com você e com todos nós.

Agradecer por você
ficar tão feliz de ouvir passarinhos, pois pudemos gravar alguns para que você ouvisse durante nossas visitas. E era bom! Você sorria, relaxava e até cantava junto.

Agradecer que tenhamos sido
tão parecidos, que eu seja tão a sua cara, que tenha tanto o seu jeito.

Obrigada mesmo por esta
semelhança. Era tão fácil lhe entender... bastava olhar e reconhecia em mim o que você estava sentindo.

Para saber o que você pensava eu demorava um pouco mais. Bem pouco, mas não era imediato.
Obrigada por isso também Pai.

Te amo muito meu Pai, e como repeti tantas vezes no seu ouvido,
meu amor vai com você onde você for.

Esteja bem. É só uma despedida temporária. 






Confie meu Pai, Ediemir Roberto de Andrade. Você está amparado por muito amor, daqui e daí. E o amor nos reunirá.

domingo, 5 de março de 2017

Uma Boa Campanha

Érima de Andrade

Já falei sobre o Janeiro Branco em janeiro, mas prevenção em saúde mental foi o assunto mais falado nessa semana. Então falemos disso outra vez.

A proposta da campanha do janeiro branco é mostrar que
quem cuida da mente, cuida da vida. Nem precisa trabalhar com saúde para ter notado que cresce, cada vez mais, o número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico, e também de agressividade e desrespeito. E foi sobre desistir, se entregar ao pânico, se isolar, a conversa mais intensa dessa semana. E continuar essa conversa aqui no blog, abre a possibilidade de ajudar mais e mais pessoas.

Todo ser humano carrega, em maior ou menor grau, feridas de exclusão, humilhação, abandono e rejeição. Para evitar a dor, desenvolvemos mecanismos de proteção e defesa. Mas se sua defesa estiver muito densa, ok, vai lhe proteger, mas também vai lhe isolar. E se estiver isolado, não tem como lhe ajudar.

Da mesma maneira que você se cuida fisicamente, é importante se cuidar mentalmente também. Como? Não acumulando tensões e emoções.

Existem muitas maneiras de liberar suas emoções, escrever é uma delas. Por isso fazer um diário nunca saiu de moda. E não precisa ser um daqueles tradicionais, tão comum em romances, aquele que todos os dias você escreve começando com “meu querido diário”.

Não precisa ser, mas pode ser. Escrever todos os dias como foi o seu dia, é ótimo. É tão efetivo emocionalmente, que você pode sim desenvolver um afeto verdadeiro por esse seu caderno de todo dia, e começar a conversar com ele, por escrito, escrevendo “meu querido diário”. E está tudo bem com essa opção.

Mas em vez de diário, você pode também escolher escrever um caderno de gratidão. Também já falei disso aqui no bog, está nesse link aqui.

Escrever todos os dias, os motivos de ser grato pelo dia que você viveu, ajuda, e muito, a focar no que você tem de bom diariamente. Sim, o excepcional sempre chama nossa atenção, por isso quando algo não dá certo, é nisso que colocamos toda nossa energia. Dar errado é o excepcional. Durante o nosso dia, muito mais que 90% dos acontecimentos, deram certo.

Lembrar o que deu certo, ajuda a criar expectativas positivas para resolução dos seus problemas. Se você tem um lugar seguro para descansar, água de boa qualidade para beber, se teve comida ao longo de todo dia, se tem luz sempre que liga o interruptor, você já tem muito que agradecer.

Se você foi e voltou com segurança e tranquilidade, se encontrou com pessoas que lhe ajudaram ao longo do dia, se conversou com alguém querido, sim, você tem muitos motivos para agradecer.

Se sua saúde está ótima, mesmo que fazendo uso de medicações, e que bom que elas existem, sim, você tem muito a agradecer. Se você pode sonhar, planejar, se emocionar com histórias, visitas, paisagens, sim, você tem o que agradecer todos os dias.

Ter um caderno de gratidão é isso, um exercício para diariamente dar destaque as coisas que deram certo. Se você, nesse momento, está vivendo uma crise, você, particularmente, vai se surpreender com tanto que tem para agradecer apesar dos problemas e dificuldades. Se permita viver essa experiência. Vale a pena em qualquer situação de vida, com ou sem crise. Gratidão é sempre um bom caminho.

Não gosta de escrever? Prefere conversar, mas não tem com quem? Problema resolvido! Existe uma ong fantástica que tem por objetivo a valorização da vida. É só entrar em contato, e você conversará com alguém preparado para lhe escutar e ajudar. No CVV - Centro de Valorização da Vida, você recebe apoio emocional e prevenção ao suicídio. É atendido gratuitamente por voluntários, que estão à disposição de todas as pessoas que querem, e precisam conversar, com total sigilo, por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.

Você pode saber mais no site http://www.cvv.org.br/ ou pode ligar direto para 141, válido para todo o Brasil.

O texto do #janeirobranco de cuidados com a saúde mental, que rodou pelo Facebook em janeiro, tem a intenção de lhe lembrar que você não está só. Este post tem a intenção de lhe informar que você não está só em nenhum mês do ano. Janeiro foi só o mês da campanha. Eu sigo assinando embaixo esse convite:

“Minha porta está sempre aberta a qualquer um dos meus amigos que precisem conversar. Sofrer em silêncio não é nenhuma demonstração de força. Eu tenho um vinho na geladeira... se não quiser vinho, tem um chá gelado (e café) ... tem suco de uva... tem uma comidinha caseira que vai ficar pronta logo (ou eu peço), logo na panela também. Tem alguns instrumentos musicais para quem quiser fazer barulho (por ora o violão tá no conserto), tem sempre um bom papo para conversar ou pode ter um livro que há tempos você pensava em ler. Se quiser, pode só ficar em silêncio também e sempre posso emprestar um ouvido amigo.
Vocês são sempre bem-vindos!!
Ah, pode ser por Skype também.

Será que algum amigo poderia copiar e re-postar? (não compartilhar).
Estou tentando demonstrar que sempre haverá alguém para ouvi-lo.
#ConsciênciaDoSuicídio
#JaneiroBranco


Sempre. Amigos, terapeutas, voluntários do CVV, estão sempre abertos a lhe ouvir. Mova-se em direção a eles. O caminho é seu, mas nem por isso precisa ser feito sozinho.

Por você, por quem você é, e por quem você quer se tornar, peça ajuda. Peça ajuda se você não estiver feliz e de bem com a vida. Peça ajuda se você estiver deprimido, reclamando de tudo, com baixa autoestima, desencantado ou desestimulado. Peça ajuda e se comprometa a construir uma vida mais feliz para si mesmo. Tudo na vida funciona melhor se houver alegria. Peça ajuda até conseguir acordar de manhã tendo desejo de fazer alguma coisa, tendo prazer no que está fazendo, sentindo-se pleno e com a auto estima bem alimentada.

Acredite, você nunca está só. Mas para lhe ajudar, precisamos que você peça ajuda.

domingo, 10 de julho de 2016

Gratidão

Érima de Andrade

Comigo aconteceu de acordar grata por tudo. Que bom!
Um ciclo se fechou e sou profundamente grata por tudo que vivi nele.

A vida me mostrou que meus filhos, meus pais, meus irmãos formam uma rede de proteção tão maravilhosa que eu posso me jogar sem medo. Sei que vão me segurar, confio e entrego. Como amo fazer parte dessa família! Contem comigo meus amores, também estou na rede de proteção de vocês.

Tudo na vida tem começo, meio e fim. Tudo é impermanência e eterna mutação. Tem dias que você acorda sabendo que é uma pessoa privilegiada, com luz, alegria e amor para distribuir. Outros dias, ao acordar, percebe que esqueceu o valor que tem.

Tudo bem, aceite seja lá o que for. Ao aceitar, você abre espaço para que nesses momentos menos brilhantes, os anjos apareçam para lhe cuidar. Eles se aproximam para soprar essa brasinha que, por descuido, você ia deixando apagar. E quando se dá conta, tem de novo, dentro de você, sol brilhando, jardins, passarinhos, borboletas, arco-íris, vida em todo lugar, forte, brilhante e feliz.

Alexandre Souza Vianna, Affonso Accorsi Jr., Ricardo Campos Salgado, Ana Cristina de Oliveira Marinho e as meninas que formam as redes de apoio deles, foram anjos que reacenderam minha gratidão, minha alegria, minha certeza, fé, confiança que a vida vale a pena e que podemos, devemos, precisamos fazer tudo ao nosso alcance para voltar a brilhar.

Por isso eu afirmo, qualquer coisa que você esteja vivendo no momento, qualquer que seja seu sentimento agora, lembre-se, está tudo bem, vai passar e você vai poder agradecer por isso.

Para tanto, mantenha-se atento ao que acontece ao seu redor, e vai descobrir mais gente passando, ou que já passou, pelo que você está passando agora. Para mim, conversar com as meninas da Academia Mariângela foi transformador. Apesar de termos recebido o mesmo diagnóstico, as histórias, os sintomas, os tratamentos e os caminhos foram totalmente diferentes. Diferentes em tudo, mas com uma única certeza em comum, vai passar e vamos virar essa página. Viramos.

Agradeça a vida por sua disposição de viver a realidade tal qual ela é, pois, só olhando de frente o que lhe acontece, você pode modificar o que não está bom. Abra o seu coração para o que você está vivendo. Saiba que seu coração só abre quando você compreende, perdoa e aceita. Compreende que tudo passa, perdoa a vida por ser diferente do que você queria, aceita que por mais desalentador que a vida se mostre, sempre há o que agradecer.

A compreensão ilumina o perdão. O perdão ilumina a aceitação. A aceitação ilumina a gratidão. E a gratidão ilumina a liberdade, inclusive de escolher para onde direciona seu olhar.

Então escolha direcionar seu olhar para o que lhe nutre. Escolha ser melhor, dentro e fora. Escolha amar tudo o que chegar até você. Escolha agradecer as infinitas possibilidades de ser feliz, de viver cada dia e cada hora como um presente.

Escolha viver tudo o que você é. Você é aquilo que reconhece, e pode fazer uso da vontade consciente para procurar dentro de você razões para agradecer.

Cultivar uma atitude de gratidão é a chave para ter o coração aberto, cheio de expectativas de felicidade. Você está vivo e experimentando a vida, você é capaz de aprender e crescer. Agradeça.

Bora viver, com gratidão, uma vida leve e alegre, simples e cheia de paz.


Bendita internet que nos apresenta a tão boas imagens! Essa que cabe perfeitamente na minha emoção hoje, está assinada por Fran Ximenes

Obrigada!

domingo, 3 de abril de 2016

100.000 leitores!

Érima de Andrade

Que legal! 100 mil leitores! No momento que escrevo esse texto, a página de estatística do blog registra
100.102 leitores! Gratidão infinita a todos que passam, ou já passaram por aqui. Gratidão por cada olhar, cada comentário, cada momento. Gratidão por cada aprendizado. Gratidão pela percepção cada vez mais clara que sim, vale a pena compartilhar o que eu penso, escrevo, aprendo.

Números redondos... há toda uma magia nesses números. O redondo tem o sentido de cheio, completo. “E, quando se completam, adquirem a forma perfeita, "redonda", esférica e sem arestas, de uma proeza humana. ”(Luiz Zanin). Cem mil leitores, uma proeza sem dúvidas para um blog basicamente de textos grandes...

Esse blog nasceu sem muito compromisso. Queria, de alguma maneira, continuar as conversas do consultório. Quem trabalha com humanos sabe que somos mais parecidos que diferentes. Então sei que as respostas às questões levantadas por um paciente funcionam com várias outras pessoas. Senti que as conversas no consultório poderiam ajudar essas pessoas que não estão numa terapia, mas estão buscando entender o que acontece com elas. Como geminiano ama compartilhar informações, escrever esse blog foi quase um caminho natural.

A gente nunca sabe como o outro vai reagir a uma fala nossa, nem o que de fato ele ouve. Também não se tem ideia de como as pessoas vão receber esse ou aquele texto. Vira e mexe me surpreendo com a audiência semanal de um texto de anos atrás! Vai saber que caminhos levaram até ele tanta gente ao mesmo tempo... Só sei que acontece.

Muitas pessoas entram em contato comigo para dizer que acham que esse ou aquele texto foi feito pensando nelas. Dizem que esclareceu uma questão que estavam vivendo, e ficam muito gratas de encontrar meu blog. Que bom que pude ajudar!

Os textos são inspirados em ninguém e em todo mundo. Somos únicos e ao mesmo tempo tão iguais. Os caminhos para o autoconhecimento são comuns a todos. A questão que levou a busca pelo autoconhecimento é individual. Tão humano e tão lindo.

Não sei o que faz as pessoas chegarem ao blog, mas sei que o meu texto faz voltarem para ler mais um pouquinho. E assim cheguei aos cem mil leitores. Obrigada!

Uma questão levantada por um cliente, ou por um amigo, ou por um e-mail, pode inspirar um post; os eventos produzidos por amigos podem virar um post; um texto que considero inspirador vira um post.

Clientes sem foco inspiram textos sobre objetivos e metas; clientes com várias versões da mesma história inspiram textos sobre edição de lembranças e memórias; clientes com perdas cognitivas inspiram textos de neuróbica, e assim esse blog vai sendo construído, pulando de um assunto para o outro sem cerimônia, na crença de que leitores que valem a pena sempre querem ser estimulados por coisas diferentes.

Todos os textos e imagens deste blog são de minha autoria, salvo exceções mencionadas. No caso de encaminhamento de posts e/ou divulgação de conteúdo, ideias e imagens, por favor, não deixe de citar os devidos créditos. Surpreendentemente, mesmo lendo aí embaixo, postado por Érima, e aí em cima Érima de Andrade, algumas pessoas consideram que o texto apareceu magicamente, e que por isso é de domínio público e pode ser divulgado sem me dar o crédito da autoria.

Então a esses, explico regras básicas de gramática. Quando citamos um autor, colocamos o texto, ou a frase, entre aspas, seguido do nome de quem falou ou escreveu a frase ou texto. Se, mesmo pesquisando, não descobrimos a autoria de quem colocou no papel aquela ideia que cabe tão bem no que você está redigindo, ainda assim, colocamos o texto entre aspas e acrescentamos a informação de autoria desconhecida. Simples não é?

Então, deixando mais claro ainda, se o texto que você gostou e quer usar, não estiver entre aspas, foi totalmente escrito por mim. Obrigada por respeitar a minha produção.

Desabafo feito, sigo na torcida para que esse espaço inspire outros terapeutas ocupacionais a escreverem sobre suas práticas.

E como não dá para chegar aos cem mil sem acordar cantando, segue uma canção deliciosa da Flávia Wenceslau, que eu gosto tanto que já até postei aqui no blog. Vale a reprise, vamos cantar Pé de Alegria?



"Eu hoje tô feliz da vida
Em mim um pé de alegria resolveu brotar
E acho que de tão contente
Em uma borboleta de três cores
Verde, rosa e amarelinha vou me transformar
E voar no céu azul claro
Que é claro que eu te amo meu amor 

As coisas que sofri calada
As lágrimas na madrugada só o tempo mesmo que curou
Felicidade é diferente
É livre, leve e consciente
E não vem em disco voador
Vem da paz de olhar profundamente
E ver dentro da gente algum valor



Eu hoje tô feliz da vida
E lembro das longas histórias que meu pai um dia me contou
E acho que de tão contente
Vou realmente ler o livro que há tanto tempo você me emprestou
Mas só vou gostar se for poesia que fale das belezas do amor
E voar no céu azul claro
Que é claro que eu te quero aonde eu for

Eu hoje tô feliz da vida
Em mim um pé de alegria resolveu brotar
E acho que de tão contente
Em uma borboleta de três cores
Verde, rosa e amarelinha vou me transformar
E voar no céu azul claro
Que é claro que eu te amo meu amor
E voar no céu azul claro
Que é claro que eu te quero aonde eu for"


PS: agora o blog tem também uma página no Facebook, dê uma olhada: https://www.facebook.com/erimadeandrade.blog/






Borboletas:http://amarnaartesanatoeimagens.blogspot.com.br/2014/04/borboletas-coloridas-em-imagens-png.html

domingo, 20 de dezembro de 2015

Revendo 2015

Érima de Andrade

Fim de ano, fim de ciclo, é o momento de olhar para trás e reverenciar o ano vivido. Sim, reverenciar, agradecer por esse ano que passou. Foi difícil? Foi. Mas temos muito a agradecer.

Olhe para tudo que você viveu. Se for preciso, pegue sua agenda, comece lá por janeiro, e veja quanta coisa você aproveitou, quanta coisa deu certo, quantas coisas você aprendeu. Vai olhando mês a mês, eu tenho certeza que você tem muito a agradecer. Todos temos, você não é exceção.

Lembre que todas as experiências que você viveu contribuíram para que você obtivesse sabedoria. Você pode inclusive agradecer ao que deu errado, pois assim você pôde colocar consciência naquilo que você não quer mais. Saber o que você não quer, permite que você escolha o que você quer e o que lhe faz feliz. E você pode agradecer por poder escolher.

Saiba que Deus está a seu favor, o universo está a seu favor, a vida está a seu favor, mesmo que, as vezes, as coisas não aconteçam da maneira que você espera. Com esse olhar, sabendo que tudo que aconteceu foi a seu favor e contribuiu para o seu melhor, reveja o ano de 2015, e agradeça.

Agradeça por poder olhar o passado com mais leveza e menos crítica. E você pode fazer isso, escolhendo olhar para tudo com gratidão. A gratidão é uma energia poderosa, quanto mais você se colocar em estado de gratidão, mais vai atrair coisas pela qual ser grato.

Não vale fazer uma retrospectiva só dos aspectos negativos do ano. Também não faz sentido condenar ou lamentar uma lição de vida importante. Quando a vida lhe dá toda a razão de ser negativo, pense em uma boa razão para ser positivo. Você pode, inclusive, sinceramente dizer: obrigado por essa experiência. Permita que a gratidão traga sentido para o ontem, paz para o presente, e uma visão positiva para o amanhã.

Ser grato vai lhe fazer feliz. E isso não significa que você parou de desejar mais e mais. Significa apenas que você é grato pelo que tem e que espera com paciência o que ainda virá. Dias bons lhe trazem felicidade, dias ruins, sabedoria. Ambos são essenciais. Agradeça.

Mas lembre-se que não basta falar, é preciso viver a gratidão. Como você vive é mais importante do que o que você fala. Mas o meu desejo é que você viva o que você diz. 

Lembre-se também de retribuir. A agitação do dia a dia quase não permite que a gente perceba que recebemos muito mais do que damos. Há sempre algo pelo qual ser grato, o bom dia, a disponibilidade, a presteza, a atenção, a resposta as suas questões, tudo isso merece a sua gratidão.

Não esqueça também que só porque alguma coisa não durou para sempre, não significa que ela não foi maravilhosa. Agradeça também essa oportunidade de experimentar algo que foi maravilhoso em sua vida, mesmo que tenha sido por um curto período de tempo. Seus caminhos se cruzaram quando foi importante para você. Agora seguem em outras direções, mas o que vocês viveram merece a sua gratidão.

Aprenda a deixar ir, a fluir com a vida, a relaxar no que acontece, a soltar o controle de tudo. Abandonar expectativas permite que você realmente viva o inesperado. Positividade significa estar aqui. Esse é o grande milagre, estar no aqui e agora, agindo de acordo com o que lhe acontece.
Eu desejo que você busque ser melhor, dentro e fora de você. Que leve mais amor e oxigênio à sua vida. Que tenha tempo para sorrir, tempo para recomeçar se fracassar, tempo para novas esperanças, tempo para amar, tempo para ser feliz, tempo para viver cada dia e cada hora como um presente, tempo para agradecer.
Que você tenha felizes festas!

domingo, 24 de maio de 2015

Caderno de gratidão

Érima de Andrade

Já falei algumas vezes aqui no blog sobre gratidão. Gratidão é uma forma de amor. Agradecer faz com que um espaço dentro de você se abra para que o merecimento instale aquilo que é seu e que você está recebendo. 

Hoje quero compartilhar com vocês um texto e um vídeo sobre o caderno de gratidão. O texto é da Christie Marie Sheldon e o vídeo da minha querida amiga Melodia Moreno Hirata. Vale a pena colocar na sua vida essa ferramenta de positividade. Espero que gostem.

“Dos 86.400 ou mais segundos que você tem hoje, você tem tomado pelo menos um, para dizer obrigado?

A gratidão é uma das mais poderosas ferramentas para elevar nossa vibração que você pode praticar. Há uma arte na gratidão, é claro. Assim como qualquer outra coisa, você só tira dela o que você colocar nela.

A verdadeira gratidão é mais do que graças murmuradas ou uma nota rabiscada. É a personificação da apreciação para o fato de que você está vivo e experimentando a vida, e de que você é capaz de aprender e crescer. É um profundo agradecimento por tudo.

Como pode a gratidão transformar a sua vida?


Vejamos um exemplo de “Tom”, cujo trabalho está deixando-o frustrado. Seu chefe é louco (não no bom sentido). As horas são longas, o trabalho é de entorpecimento mental, seu trajeto é infinito e mesmo que o dinheiro seja decente, ele está muito cansado da longa semana para aproveitar a vida. Tom acredita em sempre dar o seu melhor, mas ele está encontrando cada vez mais dificuldades de manter-se motivado. Ele é miserável, estressado e se sente preso, porque ele sabe que tem sorte de ter um emprego. Muitas pessoas que ele conhece estão desempregadas ou em risco de perder tudo.

Um dia Tom ouve sobre o poder da gratidão e decide tentar. Afinal, ele não tem nada a perder. Ele pega um caderno e escreve: “Coisas que eu sou grato no meu trabalho.” No fundo de sua mente ele está pensando: “Isto não vai demorar muito!”

Tom escreve a primeira frase:“Eu sou grato por um salário fixo.” Ele se sente grato, ele lembra-se do sofrimento de muitas pessoas que não estão recebendo nenhum salário. 

Ele começa a escrever sua segunda frase:“Eu sou grato por meu chefe”, mas imediatamente rabisca-o. Isso não parece verdadeiro. Parece artificial, como se ele ‘tivesse’ de escrever isso. Seu chefe é um idiota, rude condescendente e irracional! O que há para ser grato?

Tom fecha os olhos e pensa por um tempo. De repente, seus olhos se abrem e ele escreve a sua segunda frase:“Eu sou grato por meu chefe me ensinar como não tratar as pessoas.” Uau! Tom é subitamente preenchido de emoção, há anos não se sentia assim.

Ele começa a olhar para as coisas absurdas e irritantes para ser grato. E para sua surpresa, ele encontra algo incrível em todas elas.


Em seu trajeto infernal: “Sou grato por meu trajeto, que me dá tempo para pensar e planejar” e “Agradeço morar em um bairro tranquilo, longe do barulho da cidade”.

Em seu trabalho de entorpecimento mental:“Eu sou grato pela minha capacidade de encontrar maneiras de tornar o meu trabalho interessante”, “Eu sou grato por poder encontrar o zen e estar no momento presente”, e “Sou grato por ter aprendido habilidades que se tornaram meu ponto de partida para coisas maiores.”

Sobre o comportamento irracional de seu chefe: “Eu sou grato por aprender como não gerir uma empresa”. E para sua surpresa:“Eu sou grato por ter me tornando uma pessoa mais paciente e compassiva por causa do comportamento do meu chefe.”

Sobre sua fadiga e necessidade de descomprimir no fim de semana: “Eu sou grato pelo tempo que tenho para relaxar”, e “Eu sou grato por ter a oportunidade de aprender a melhorar a minha gestão do tempo no trabalho para que eu possa ser mais produtivo com menos esforço.”

Quando ele terminou, Tom ficou chocado ao descobrir que ele encheu cinco páginas de seu caderno. Uma palavra de gratidão provocou outra, e outra, e outra…

Em sua alta vibração, Tom continua escrevendo sobre sua família, casa, esposa, saúde, vizinhos, carro, etc. Ele começou a focar em coisas que o irritam e deixam-no com raiva. Para seu deleite, o minuto em que ele se torna grato por algo que o irrita, o incômodo desaparece. Ele é substituído por gratidão e amor. A atitude de Tom para o trabalho e a vida em geral está completamente alterada.

Sua última frase?
“Estou grato que minha mão esteja completamente dolorida porque eu tive a oportunidade de expressar os meus agradecimentos.”

Em pouco tempo, o nível energético de Tom começa a afetar as pessoas ao seu redor. Ele logo se vê promovido a uma divisão diferente, onde os seus talentos são apreciados. Ele já não reclama ou deixa seu trabalho estressá-lo. Ele ri mais.

Você pode estar em uma situação semelhante à de Tom, onde você está se concentrando no negativo e perdendo completamente o positivo.

A maioria de nós faz isso! Mas considere, também, que “negativo” e “positivo” são aspectos da mesma energia. Você não pode ter um sem o outro. Eles fornecem o contexto um para o outro, sem baixo, você não tem ideia de alto. Sem luz, você não teria nenhum conceito de escuro. Sem quente sem frio, sem sim, sem não.


Então olhe para a qualidade oposta em cada situação. Olhe para o bem.

Um diário de gratidão faz com que você veja o aspecto positivo de tudo. O significado pode estar escondido, mas se você tomar a abordagem de Tom e começar a escrever num fluxo de consciência, os significados vão se revelar a você.


Seja grato por pessoas e situações em sua vida que afetam seus nervos e irritam você. Tente descobrir por que eles te irritam tanto. Considere a possibilidade de que eles podem estar agindo como um espelho para mostrar-lhe aspectos de si mesmo que precisa mudar.

Escreva de manhã para definir o tom para o dia. E escreva à noite, para refletir sobre o dia. Seu diário não precisa ser longo. Frases simples serão suficientes.


E se você não consegue pensar em nada? Escreva: “Eu sou grato.” Só isso. SEJA grato.


Se você se comprometer a fazer este processo por 60-90 dias, todos os dias, você vai experimentar uma transformação em sua vida como você não pode imaginar agora. Você vai mudar completamente a sua atitude para com as coisas que irritam e incomodam você. A vida será mais feliz e mais gratificante apenas mostrando apreço.” Christie Marie Sheldon

E agora o vídeo:



domingo, 10 de maio de 2015

Para todo tipo de mãe

Érima de Andrade

Segundo domingo do mês de maio. Tradicionalmente no Brasil, comemoramos o dia das mães. De todas as mães. A mãe que gerou e pariu seu filho, e a mãe que escolheu e recebeu seu filho de braços e coração abertos. De barriga, ou de coração, não importa, mãe é aquela que cria, que cuida, que dá amor, orienta, educa e prepara para o mundo.

A todas as mães, parabéns pelo dia de hoje! Que seja um dia especialmente feliz para cada uma de vocês! Com ou sem os seus filhos por perto.

Mas existem outros tipos de mães. São as mães que não tiveram filhos humanos, adotados ou não, mas se dedicam aos seus animais como se fossem seus filhos. Feliz do animalzinho que teve sua vida compartilhada com uma “mãe” humana.

Claro que existem exageros. Mas também entre os humanos, existem exageros. Mas não dá para negar que as mães de gatos, cachorros, aves, peixes, e outros animais escolhidos, amam de verdade essas criaturinhas que escolheram para criar. Então a essas mães, eu também dou meus parabéns!

Feliz dia das “mães” gateiras, cachorreiras e a você que doa afeto e cuidado ao animalzinho que vive na sua casa. Ou não... Porque também tem aquelas que são “mães” de animais de rua, de clínica, etc. Feliz dia das mães a você que adotou um animal e o trata com amor e respeito! Que todos possam viver com dignidade e alegria.

Mas essa categoria “mães” não estará completa se eu não falar das mães artistas. Quem já viu de perto o processo de gestação de uma obra, sabe que é similar a gestação humana. O “filho” vai sendo gestado, preparado, criado aos poucos. Um misto de emoções envolve a mãe de uma obra, assim como a mãe de um ser humano, durante a gestação. Tem expectativa, dúvida, medo, ansiedade, até o dia que considera que sim, nasceu! Está pronto! Uma satisfação imensa! É como ver pela primeira vez a carinha do bebê. E como as mães de humanos, vai para o mundo, cheia de orgulho, exibir sua cria. E inspirar outros seres.

E assim nascem textos, livros, peças, músicas, quadros, esculturas, e uma infinidade de obras que passaram pela gestação, nascimento, apresentação ao público, e seguem pelo mundo a fora com vida própria. As artistas que inspiram nossa vida, eu também desejo um feliz dia das mães!

Desejo que seja um dia especialmente feliz para minha mãe, a Dirma, mãe maravilhosa da Edma, Érima, Érida, Ediemir e Édira. Mãe lhe amo muito! Que Deus sempre lhe cubra de bênçãos, saúde, felicidade, lucidez, flexibilidade, alegrias, amor, paz e tudo de bom que o universo possa lhe oferecer. Que você possa ser sempre muito, muito feliz.

E a minha artista preferida, a Érida, “mãe” do Arresolvido, da Tetéia, do Vitalino, da Dona Vovi, e de tantos outros textos que esperam apenas o momento de se tornarem públicos com sua ajuda e inspiração. Você sabe que o universo conta com você para dar vida a tantas histórias que “vivem” por aí, não sabe? Que elas venham! Lhe amo muito minha irmã! Feliz dia das mães para você também!

Que todas as mães sejam felizes. Que todas as mães estejam em paz. Que todas as mães vivam com dignidade e respeito.


Feliz dia das mães a todas!

domingo, 7 de dezembro de 2014

Tempo de agradecer

Érima de Andrade

Thanksgiving - ação de graças

Por ocasião das comemorações do Dia de Ação de Graças, Marie Dorión Schenk, do blog Uma Voz para o Autismo - http://umavozparaoautismo.blogspot.com.br – propôs um interessante exercício para as mães, que elas fizessem um texto agradecendo ao ano de 2014.

Os textos são emocionantes, e nos fazem lembrar quanto temos para agradecer. É um excelente exercício para o final do ano, o que você tem para agradecer ao ano de 2014? Quem sabe você se inspira em algum desses trechos? 

Se quiser ler os textos todos, dê uma olhadinha no blog, vale a pena: http://umavozparaoautismo.blogspot.com.br

 Thanksgiving por Paula Cardoso

“Difícil seria terminar este ano sem agradecer em primeiro lugar a Deus, que tem se feito cada dia mais presente na minha vida.

Este foi um ano de muita introspecção. Sei que estive mais ausente dos amigos, mas isto foi essencial para o momento que eu estava passando. Às vezes é preciso parar para poder continuar.

Respirar tem sido meu maior aprendizado. Controlar a respiração tem sido minha busca, A palavra deste ano foi desacelerar. Deixar a casa menos arrumada, a louça na pia, e alguns brinquedos pelo chão, são, pra mim, grandes conquistas. Entender e principalmente aceitar que a vida nem sempre acontecerá do jeito que a gente imaginou é um grande passo pra felicidade.”

Thanksgiving por Elaine Cristina
"Não tive tempo de sentar e escrever como eu gostaria, mas não poderia deixar passar este dia sem antes agradecer por todos estes anos que nos conhecemos e também pelo seu empenho de mostrar pra tanta gente como é importante ser grato.”

Thanksgiving por Ana Lúcia Félix 

“"Tempo de Agradecer..."

Atrasei o meu agradecimento e estava ficando mais aflita a cada dia que passava desde que a nossa querida mentora nos convidou mais uma vez para fazê-lo...não entendia porque...não conseguia organizar as lembranças deste ano... quase desisti, mas isso me fez sentir derrotada... NÃO, ISSO JAMAIS!!! Foi quando percebi que o real motivo dessa desorganização mental era TER MUITO A AGRADECER!!!!! Não tem como parar... São muitos motivos e pessoas que merecem o meu carinho eterno...

Então, prá encerrar, "Muito grata, Senhor, por eu poder agradecer!!!”


Thanksgiving por Tarita Oliveira 
“Primeiramente gostaria de agradecer a Marie por todos seus ensinamentos e por mais uma vez ter me dado à oportunidade de estar hoje aqui agradecendo. Sua iniciativa é linda! Olhar para trás, analisar calmamente os fatos, filtrar e diluir todas as dificuldades e angústias ao longo de um ano todo é um exercício difícil. Faz-me pensar que as reclamações e lamentações em exagero (porque desabafo de vez em quando também é saudável. Não somos feitos para sermos isolados!) não nos acrescenta nada; assim como semear o otimismo é genuinamente nos permitir! Permitir-nos fazer aquilo que nos dá prazer, criarmos momentos de descanso e paz e delegar àqueles que podem e nos querem ajudar, promovendo desta forma a esperança de dias melhores.”

Thanksgiving por Claudia Zirbes 
“O que eu mais adoro deste convite da Marie, é o fato de nos obrigarmos a mudar o foco do problema para o prazer, da tristeza para a alegria, da dúvida para a certeza, do futuro para o presente... E se conectar com tudo aquilo que nos foi dado e possivelmente esquecido entre a rotina insana do dia a dia.
E de fato eu tenho muito a agradecer!”

Thanksgiving por Márcia Carolei 
“Paula minha querida! Obrigada, obrigada e obrigada! Te agradeço por você atender o telefone para me ouvir chorar, por dividir a sua música, por você entender a falta de tempo que dificulta de nos vermos como gostaríamos e por você dividir a sua vida e as suas experiências comigo.”

Thanksgiving por Ana Muniz 
“Fechando um ciclo... foi com este sentimento que comecei 2014! Ou seja, desde o inicio deste ano, eu tinha na boca um sabor de despedida. Talvez, pelo fato de ser o ultimo ano do meu guri no fundamental I, e com isto todas as incertezas de 2015 já me atormentavam lá nos primeiros dias de 2014. Talvez pela infância que esta chegando ao fim, e a adolescência que vem surgindo devagar, mas com uma força impressionante nas mudanças da personalidade. Talvez! Talvez! São tantas as incertezas! Eu me lembro destas mesmas incertezas há 8 anos atrás, quando eu e meu marido recebemos o diagnóstico de autismo. De lá pra cá, como toda família azul, nós mergulhamos de cabeça no “autismo” para ajudar meu filho a superar suas dificuldades. E temos, desde então, vivido nossa trajetória repleta de surpresas e grandes desafios. Desafios, que muitas vezes só foram superados pelo fato de termos tido o apoio de família, terapeutas, professores, profissionais, e amigos; onde muitos deles são “amigos virtuais” que conhecemos nos grupos online. Esta rica troca de experiência e suporte, até hoje, tem colaborado para o desenvolvimento do meu filho. E é para todos vocês que mais uma vez quero deixar minha mensagem de agradecimento por mais um ano de conquistas.” 

Thanksgiving por Marie Dorión
“Agradecer aos amigos que seguram minha mão nos momentos de fragilidade, que este ano não foram poucos, mas a fragilidade também nos torna mais humanos, agradecer aos amigos que me fazem rir nos momentos mais difíceis, aos amigos que procuraram meu ombro por conforto e me fizeram sentir útil, a todos os "I love you" que eu recebi este ano porque sem esse açúcar a vida ficaria amarga :-)

A energia que me tira todas as manhãs da cama, ao café na hora do almoço que faz eu cumprir a agenda da tarde, e ao sono dos anjos que abençoa as minhas noites.”


Thanksgiving por Claudia T. Novoa
“Há dois anos participo deste grupo e deste thanksgiving tão bacana, que nos faz refletir sobre o quanto temos a agradecer.

Agradeço pela alegria que o convívio com minha família e meus amigos me dão, agradeço pela minha saúde e disposição, agradeço pela realização que encontro em minha profissão.

Agradeço sobretudo ao presente da minha vida, meu filho Fernando.”

Thanksgiving por Cristina Alves
“Este ano quero agradecer principalmente cada minuto, o momento presente, porque é mesmo um presente de Deus.
Quero agradecer cada momento que vivo com meus filhos, meus familiares, meus amigos.

Quero agradecer todas as risadas largas, todas as brincadeiras, todas as mensagens dos amigos, telefonemas e até o chato do whats que esqueço que existe e de responder.

Um agradecimento especial às minhas amigas que sempre agradecem, especialmente a Marie, que todo ano nos lembra de agradecer.”


Thanksgiving por Dircelei Pizzi 
“Assim que meu relógio despertou, levantei e foi até o quarto dos meus filhos e vê-los ali dormindo já motivo de sobra para agradecer. Há um ano e meio quase perdi os dois, Augusto em um grave acidente de carro, Henrique e minha sobrinha ao caírem de uma cobertura. Foram dias difíceis, entre hospital e delegacia, mas que graças a Deus passou.

As dores que ainda tenho no corpo, causadas pelo estresse pós-traumático,  são elas que fazem lembrar que eu também preciso de colo.

As lágrimas que derramei... Foram elas que limparam meus olhos para mostrar que mesmo depois da tempestade o sol volta a brilhar!”

Thanksgiving por Dayse Lima Silva 
“Seguindo a tradição de agradecimentos ...

Primeiramente agradecer a Deus pela vida e saúde de minha família e amigos! 
Muito grata Marie e todas do nosso antigo grupo “família” todas me ensinaram e ainda ensinam muito, cada uma de vocês (não vou citar nomes pra não esquecer ninguém... a cabeça a cada ano fica mais “avoada” rsrsrs) todas  tem um lugar muito especial no meu coração!

Feliz dia de ação de graças a todos!” 

Thanksgiving por Tatiana Ksenhuk
“Há tanto corre-corre, tanto pra fazer, tantos problemas a serem resolvidos… O dia parece curto demais e quando chega a hora de descansar, esgotados, já começamos a pensar no que temos que fazer no dia seguinte.

Em meio a tudo isso, é tão fácil deixarmos escapar tudo de bom que acontece, do simples ao complexo... Agradecer por tudo que deu certo e também pelo que não deu... pelo que fugiu do nosso controle, por alguma surpresa desagradável mas que de alguma forma acrescentou. Agradecer pelos livramentos, pela vida!”

 Thanksgiving por Cintia Bueno Rangel  
“No início deste ano tive uma crise de ansiedade, os médicos dão este nome para reações desconfortáveis  que o corpo emite - em resposta há níveis elevados de ansiedade, mas eu prefiro chamar isso de crise de tristeza, isso mesmo, eu tive uma dessas em 2013 também (após a notícia do diagnóstico do Filipe). Tudo por conta  de uma angustia que me corroía, eu continuava com o desejo incontido de arrancar o autismo do Filipe, com a ajuda de Deus  - mas com minhas próprias mãos também se fosse necessário (confesso que às vezes ainda me pego nisso, mas depois volto ao normal rs). Por outro lado, acredito que este desejo também funciona como algo que te move a fazer coisas inimagináveis para poder ajudar um filho, então também tem o um lado bom nisso, guardadas devidas proporções.

Lidamos também com a dor do preconceito (e que gosto amargo!), da indiferença, da solidão, MAS...., que bom que sempre existe um MAS, os dias cinzentos foram se dissipando, porque passei a prestar mais atenção nas coisas boas que nos acontecem diariamente, gota a gota, porque é claro nem todos os dias são bons, mas um coração agradecido faz brotar água em desertos áridos.

Enfim, sou imensamente grata por ter dado a volta por cima nos dias que em que não havia contentamento e por viver com gana os dias bons – e foram muitos!  E assim que desejo viver meus dias em 2015, com muita vontade de ser e de fazer os outros felizes!”

Thanksgiving por Haydée Jacques 
“Mas, na verdade tenho um grande motivo para agradecer ao Criador, sempre e sempre: o fato de estar aqui agradecendo. Afinal estou viva para agradecer, não é mesmo? A vida sempre vale a pena.

Não acredito em anos bons e anos ruins. Todos os anos são bons, a vida não é sobre o quão festiva ela é, mas sobre o quanto aprendemos e nos tornamos pessoas melhores, fazendo a diferença na vida dos outros. Sendo assim, todos os anos são bons, ainda que possamos não ser suficientemente sábias para nos apercebermos disso.

Há sim, anos mais ou menos difíceis. Os anos difíceis geralmente são os melhores.”

Thanksgiving por Gislaine Bueno 
“Eita que já passou mais um ano!!!
Me sinto muito privilegiada em ter participado desse momento há 4 anos quando resolvemos escrever pra agradecer as coisas que aconteceram com a gente no ultimo ano!

Agradeço pela vida que tenho! As vezes corrida, atarefada, sombria em alguns pontos, mas sempre, sempre, alegre!

Esse ano foi muito especial pra mim. Agradeço por ver meu filho crescer com saúde, sorridente, amoroso, mais atento a tudo que acontece perto dele.

Mudamos de escola esse ano, e eu agradeço a Deus por essa oportunidade que foi tão sombria pra mim no começo. Eu só tenho a agradecer gente...de verdade! Meu filho cresceu, se tornou independente e consegue fazer suas coisas pessoais sozinho. E tudo isso porque eu permiti que ele amadurecesse.”

Thanksgiving por Márcia Madalozzo 
“Este ano tem sido muito especial. Muito feliz com os progressos das minhas meninas, cada uma com seus desafios e eu, intensamente e com muito entusiasmo vivendo isso com elas. 

Mariana, cada vez mais empenhada para almejar seus sonhos e sua carreira e Júlia me deixando sonhar alto,  com uma doçura e alegria que me fazem agradecer diariamente por me deixar viver essa experiência tão intensa que é ser mãe de uma menina extraordinária....e com autismo. 

Quero agradecer esse ano tudo o que vivi e tb o que ainda tenho certeza que ainda viverei. 


Agradecer as pessoas que conheci, as que me ajudaram e me ajudam a até àquelas que ainda cruzarão o meu caminho, que serão muitas.”