domingo, 24 de maio de 2015

Caderno de gratidão

Érima de Andrade

Já falei algumas vezes aqui no blog sobre gratidão. Gratidão é uma forma de amor. Agradecer faz com que um espaço dentro de você se abra para que o merecimento instale aquilo que é seu e que você está recebendo. 

Hoje quero compartilhar com vocês um texto e um vídeo sobre o caderno de gratidão. O texto é da Christie Marie Sheldon e o vídeo da minha querida amiga Melodia Moreno Hirata. Vale a pena colocar na sua vida essa ferramenta de positividade. Espero que gostem.

“Dos 86.400 ou mais segundos que você tem hoje, você tem tomado pelo menos um, para dizer obrigado?

A gratidão é uma das mais poderosas ferramentas para elevar nossa vibração que você pode praticar. Há uma arte na gratidão, é claro. Assim como qualquer outra coisa, você só tira dela o que você colocar nela.

A verdadeira gratidão é mais do que graças murmuradas ou uma nota rabiscada. É a personificação da apreciação para o fato de que você está vivo e experimentando a vida, e de que você é capaz de aprender e crescer. É um profundo agradecimento por tudo.

Como pode a gratidão transformar a sua vida?


Vejamos um exemplo de “Tom”, cujo trabalho está deixando-o frustrado. Seu chefe é louco (não no bom sentido). As horas são longas, o trabalho é de entorpecimento mental, seu trajeto é infinito e mesmo que o dinheiro seja decente, ele está muito cansado da longa semana para aproveitar a vida. Tom acredita em sempre dar o seu melhor, mas ele está encontrando cada vez mais dificuldades de manter-se motivado. Ele é miserável, estressado e se sente preso, porque ele sabe que tem sorte de ter um emprego. Muitas pessoas que ele conhece estão desempregadas ou em risco de perder tudo.

Um dia Tom ouve sobre o poder da gratidão e decide tentar. Afinal, ele não tem nada a perder. Ele pega um caderno e escreve: “Coisas que eu sou grato no meu trabalho.” No fundo de sua mente ele está pensando: “Isto não vai demorar muito!”

Tom escreve a primeira frase:“Eu sou grato por um salário fixo.” Ele se sente grato, ele lembra-se do sofrimento de muitas pessoas que não estão recebendo nenhum salário. 

Ele começa a escrever sua segunda frase:“Eu sou grato por meu chefe”, mas imediatamente rabisca-o. Isso não parece verdadeiro. Parece artificial, como se ele ‘tivesse’ de escrever isso. Seu chefe é um idiota, rude condescendente e irracional! O que há para ser grato?

Tom fecha os olhos e pensa por um tempo. De repente, seus olhos se abrem e ele escreve a sua segunda frase:“Eu sou grato por meu chefe me ensinar como não tratar as pessoas.” Uau! Tom é subitamente preenchido de emoção, há anos não se sentia assim.

Ele começa a olhar para as coisas absurdas e irritantes para ser grato. E para sua surpresa, ele encontra algo incrível em todas elas.


Em seu trajeto infernal: “Sou grato por meu trajeto, que me dá tempo para pensar e planejar” e “Agradeço morar em um bairro tranquilo, longe do barulho da cidade”.

Em seu trabalho de entorpecimento mental:“Eu sou grato pela minha capacidade de encontrar maneiras de tornar o meu trabalho interessante”, “Eu sou grato por poder encontrar o zen e estar no momento presente”, e “Sou grato por ter aprendido habilidades que se tornaram meu ponto de partida para coisas maiores.”

Sobre o comportamento irracional de seu chefe: “Eu sou grato por aprender como não gerir uma empresa”. E para sua surpresa:“Eu sou grato por ter me tornando uma pessoa mais paciente e compassiva por causa do comportamento do meu chefe.”

Sobre sua fadiga e necessidade de descomprimir no fim de semana: “Eu sou grato pelo tempo que tenho para relaxar”, e “Eu sou grato por ter a oportunidade de aprender a melhorar a minha gestão do tempo no trabalho para que eu possa ser mais produtivo com menos esforço.”

Quando ele terminou, Tom ficou chocado ao descobrir que ele encheu cinco páginas de seu caderno. Uma palavra de gratidão provocou outra, e outra, e outra…

Em sua alta vibração, Tom continua escrevendo sobre sua família, casa, esposa, saúde, vizinhos, carro, etc. Ele começou a focar em coisas que o irritam e deixam-no com raiva. Para seu deleite, o minuto em que ele se torna grato por algo que o irrita, o incômodo desaparece. Ele é substituído por gratidão e amor. A atitude de Tom para o trabalho e a vida em geral está completamente alterada.

Sua última frase?
“Estou grato que minha mão esteja completamente dolorida porque eu tive a oportunidade de expressar os meus agradecimentos.”

Em pouco tempo, o nível energético de Tom começa a afetar as pessoas ao seu redor. Ele logo se vê promovido a uma divisão diferente, onde os seus talentos são apreciados. Ele já não reclama ou deixa seu trabalho estressá-lo. Ele ri mais.

Você pode estar em uma situação semelhante à de Tom, onde você está se concentrando no negativo e perdendo completamente o positivo.

A maioria de nós faz isso! Mas considere, também, que “negativo” e “positivo” são aspectos da mesma energia. Você não pode ter um sem o outro. Eles fornecem o contexto um para o outro, sem baixo, você não tem ideia de alto. Sem luz, você não teria nenhum conceito de escuro. Sem quente sem frio, sem sim, sem não.


Então olhe para a qualidade oposta em cada situação. Olhe para o bem.

Um diário de gratidão faz com que você veja o aspecto positivo de tudo. O significado pode estar escondido, mas se você tomar a abordagem de Tom e começar a escrever num fluxo de consciência, os significados vão se revelar a você.


Seja grato por pessoas e situações em sua vida que afetam seus nervos e irritam você. Tente descobrir por que eles te irritam tanto. Considere a possibilidade de que eles podem estar agindo como um espelho para mostrar-lhe aspectos de si mesmo que precisa mudar.

Escreva de manhã para definir o tom para o dia. E escreva à noite, para refletir sobre o dia. Seu diário não precisa ser longo. Frases simples serão suficientes.


E se você não consegue pensar em nada? Escreva: “Eu sou grato.” Só isso. SEJA grato.


Se você se comprometer a fazer este processo por 60-90 dias, todos os dias, você vai experimentar uma transformação em sua vida como você não pode imaginar agora. Você vai mudar completamente a sua atitude para com as coisas que irritam e incomodam você. A vida será mais feliz e mais gratificante apenas mostrando apreço.” Christie Marie Sheldon

E agora o vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!