Mostrando postagens com marcador responsabilidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador responsabilidade. Mostrar todas as postagens

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Síndrome de Fevereiro

Érima de Andrade

Fevereiro é um mês de exceção: é menor, tem carnaval, e na minha infância era o último mês das férias. Hoje não é mais assim, mas nossas aulas começavam em março.

Talvez por isso, por conta dessa memória infantil, algumas pessoas sentem uma urgência especial de
“aproveitar ao máximo” o mês de fevereiro, porque, afinal de contas, o ano vai começar, mesmo, depois do carnaval. E nem precisa estar de férias, alguns sentem assim, apenas por ser fevereiro. Uma angústia similar ao que se chama de “Síndrome do Fantástico”, que causa tristeza em quem ouve a música tema do programa, por ser o anúncio do fim do fim de semana. Se você vive esses sentimentos, é um sinal de que você precisa mudar alguma coisa na sua vida.

(Mais sobre a "Síndrome do Fantástico"-“Domingo à noite. Você ouve uma música acompanhada da voz de um tradicional locutor de TV. Ao mesmo tempo começa a sentir o estômago retorcer, as mãos suarem, a cabeça doer. Um mal-estar completo toma conta do seu corpo. Parabéns! Você foi contemplado com uma doença que atinge muito mais gente do que deveria: a “Síndrome do Fantástico”.
O problema: pensar que o domingo está quase no fim e, com isso, a segunda-feira está chegando e tudo vai recomeçar. Mas as consequências da “Síndrome do Fantástico” são mais catastróficas. A insatisfação te faz prestar menos atenção no que faz, porque sua cabeça fica tentando te distrair – porque o que está sendo feito não te agrada. A qualidade do seu trabalho cai e as pessoas todas pegam no seu pé e a sua insatisfação só aumenta. Você não se compromete mais com as atividades que deve cumprir. Sem comprometimento, acaba fazendo escolhas ruins – o que resulta em retrabalho, dificuldades e mais dor de cabeça, no sentido literal e também no figurado. E a “Síndrome do Fantástico” só faz crescer… Há, entretanto, cura para este mal.
Então, antes de cair de uma vez, que tal levantar a cabeça e olhar o que mais o mundo tem a oferecer? Ou ainda olhar para dentro de si e ver qual é o desejo mais premente de sua alma? O máximo que pode acontecer é ser feliz. Não é Fantástico?” Prof. Thiago Costa)


Aqui cabe ajudar essas pessoas com “Síndrome de Fevereiro”, perguntando: Por que ao longo do ano você não consegue se divertir? Que crença é essa que lhe faz sentir autorizado a se divertir apenas no mês do carnaval? O que faz você acreditar que não pode se divertir enquanto aprende, ou trabalha? Você é do tipo que acredita que só pode se divertir se houver recreio? Você separa um tempo na sua agenda para o seu recreio?

Aprendemos com a física quântica que tudo é energia e que cada vibração corresponde a um sentimento. Somos uma usina de energia, e vamos atrair sempre a mesma energia que estivermos vibrando.

Então, se você vibra uma crença que lhe diz que pessoas sérias trabalham sem se divertir, que divertimentos atrapalham crescimento, que o recreio da sua vida só pode acontecer em fevereiro, e se isso lhe deixa infeliz, está na hora de mudar sua vibração.

Somos seres vibracionais, e no mundo vibracional existem apenas duas vibrações, a positiva e a negativa. Nada em si é positivo ou negativo em essência, como essa vibração lhe afeta é que a torna positiva ou negativa.

Recebi um texto sobre isso, desconheço o autor, mas o texto diz que devemos prestar atenção em 7 itens que podem mudar nossa vibração: pensamentos, companhias, músicas, coisas que assistimos, ambiente, palavras e gratidão. Vamos entender:

1 – Pensamentos – Seus pensamentos emitem uma frequência, e é essa a frequência que voltará para você. Por isso é tão importante aprender a cultivar pensamentos positivos. Se você passa a maior parte do seu tempo alimentando pensamentos de raiva, tristeza, medo, desânimo, é isso que você receberá de volta. Coisas ruins acontecem com todos nós, mas podemos escolher olhar para tudo com positividade. Isso é, olhar o que acontece no momento e agir de acordo. Se, nesse momento, você sente raiva, reconheça e use-a para dar limites ao que lhe incomoda. Isso é agir com positividade. Se você apenas sente raiva, não faz nada a respeito, e passa o resto do seu dia ruminando essa situação, você está cultivando pensamentos negativos, e é isso que receberá de volta. Vale a pena?

2 – Companhias – é importante observar com quem você anda, quem lhe faz companhia a maior parte do tempo, e como essas pessoas vibram. As vibrações delas vão lhe influenciar, da mesma maneira que sua vibração as influenciará. Se você está sempre acompanhado de quem só reclama sem fazer nada para mudar, ou de quem vê tudo ao seu redor com pessimismo, a consequência será ter dificuldade para fazer a lei da atração vibracional funcionar a seu favor. Você não pode mudar ninguém, só a si mesmo. Então cuide de cultivar a sua vibração positiva para atrair companhias que colaborem com sua intenção de estar nesse mundo vibrando positivamente.

3 – Músicas - Músicas são a linguagem universal e são poderosíssimas. Elas afetam suas emoções, seus pensamentos, suas vibrações. Você atrai para sua vida exatamente aquilo que você vibra. Então selecione as músicas que quer ouvir, escolha as que vão lhe ajudar na vibração que você quer cultivar. De novo, nada é em si mesmo negativo ou positivo. Uma música agitada não é adequada para você se concentrar, mas é ótima para estimular sua atividade física. Se você faz caminhadas, perceba que ritmo de música faz seu exercício ser mais eficiente. Se você quer sentir abandono, tristeza, angústia, perceba que tipo de música é mais eficiente para essa vibração. Como você quiser, assim será.

4 - Coisas que você assiste – As músicas afetam você pela audição, as imagens afetam você pela visão. Ver sempre programas, filmes, peças, que falem de desgraças, mortes, traições, faz seu cérebro aceitar tudo isso como a única realidade, e libera uma química no seu corpo que afeta sua frequência vibracional. Sim, tem muita coisa ruim acontecendo no Brasil, em especial aqui no estado do Rio. Mas também tem muita coisa boa. Procure e achará imagens que lhe façam bem e que ajudam a elevar sua frequência.

5 - Ambiente – Ambiente aqui não se refere apenas ao meio ambiente, mas também ao ambiente da sua casa e do seu trabalho. Não tem como vibrar positivo num ambiente desorganizado, sujo, feio. Se para você é difícil participar de atividades que restaurem o meio ambiente, limpe rios e praias, salvem nascentes e florestas, com certeza, a sua casa você pode limpar e organizar. Cabe a você cuidar do seu ambiente, cuidar do que você já tem, com responsabilidade e carinho. Assim você vibra para o universo a mensagem de estar apto a receber muito mais.

6 - Palavras - “No principio Aquele que é a palavra já existia. A palavra já existia e a palavra era Deus. E por meio da palavra, Deus criou todas as coisas.”As palavras têm poder, não duvide disso. Sua frequência vibracional é afetada pelas palavras que você diz. Falar mal e reclamar vibra muito diferente de elogiar e incentivar. Fazer dramas e se vitimizar vibra muito diferente de olhar o que acontece no momento e agir de acordo. São escolhas de palavras. A mudança da sua vibração é de sua responsabilidade
, responsabilize-se por suas palavras e pelas vibrações que elas transmitem. 

7 – Gratidão – Torne um hábito agradecer por tudo que lhe acontece. A gratidão abre portas para que coisas boas aconteçam na sua vida. A gratidão afeta positivamente sua frequência vibracional. Agradeça por tudo, de bom e de ruim. Coisas ruins acontecem, e podemos aprender com elas. Agradeça. Coisas boas acontecem e confirmamos que estamos no caminho certo. Agradeça. Agradeça todas as suas experiências, seus aprendizados, suas vivências. Simplesmente agradeça e sinta sua vibração melhorar.

E eu acrescento o amor a essa lista. É o amor que dá sentido a vida, e faz com que todos os meses do ano sejam especiais, e não só o mês de fevereiro. É o amor que lhe ajuda a vibrar positivo e com isso se transformar na sua melhor versão.

Termino esse texto com essa história que recebi de uma amiga, que diz que exite um conto israelita, de um jovem que foi visitar um sábio conselheiro, e ouviu dele esse ensinamento:

“— Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento.
Amar é dedicação e entrega; amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.
O amor é um exercício de jardinagem.
Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide.
Esteja preparado porque haverão pragas, secas ou excessos de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim.
Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda.
Simplesmente ame!

Sabes porquê?
Porque a inteligência, sem amor, te faz perverso;
A justiça, sem amor, te faz implacável;
A diplomacia, sem amor, te faz hipócrita;
O êxito, sem amor, te faz arrogante;
A riqueza, sem amor, te faz avarento;
A docilidade, sem amor te faz servil;
A pobreza, sem amor, te faz orgulhoso;
A beleza, sem amor, te faz ridículo;
A autoridade, sem amor, te faz tirano;
O trabalho, sem amor, te faz escravo;
A simplicidade, sem amor, te deprecia;
A política, sem amor, te deixa egoísta;
E a vida sem amor, não tem sentido.



domingo, 25 de setembro de 2016

Poder Feminino

Érima de Andrade

É interessante que qualquer livro que você abra ao acaso,
tem uma frase que é para você. Exatamente aquilo que faz sentido naquele momento para você, “salta” da página de um livro que você abre só para dar “uma olhadinha”.

Hoje, depois da aula do curso Poder Feminino, um curso de empoderamento, “que conduz a participante a um mergulho de olhar sobre si e a leva a reconhecer, fortalecer e se apropriar de sua essência feminina”, do Centro Hoffman, abri um livro de Allan Kardec e li:“sua alma liberta entrevê novas claridades e compreende o que não compreendia antes.”

Perfeito! É esse mesmo o meu sentimento. Liberdade com novas claridades e novas compreensões.

Cada movimento de autoconhecimento feito por você, abre um mundo só seu. Abre um novo mundo só seu. Uma nova janela, uma nova maneira de se conhecer, um olhar mais apurado sobre quem você é, o que pensa, o que sente, como age, como sonha. E nesse curso não foi diferente, me abriu novas janelas, num novo mundo.

Somos infinitos, temos muito para nos conhecer, e muitas maneiras de fazer isso. Tantos caminhos, um só destino. Poder dizer: eu sou essa que aqui está, com todo meu bem e todo o meu mal.

Eu sou essa que busca. Mas também sou essa que mostra o caminho. Eu sou quem abençoa e quem é abençoada. Eu sou quem aprende e quem ensina. Eu sou única e ao mesmo tempo tão igual a tantos outros. Eu pertenço a esse mundo, a essa tribo, a esse grupo, cada vez maior, de pessoas que já descobriram que somos todos o mesmo um, vivendo em milhões de possibilidades.

O Poder Feminino me deu um insight, tão importante, de uma crença minha, limitante, que me foi infundida com tanto amor, com um cuidado tão amoroso, tão aos poucos e todo dia, que não percebi que me limitava, que me impedia de usar o meu poder plenamente.

É libertador. E é trabalhoso. Descobrir é apenas o primeiro passo. Uma vez a crença descoberta, eu posso eliminá-la, basta trabalhar nesse sentido. Não é mágico, as vezes não é rápido, mas é eficiente. Não tenho desculpas. Uma vez que sei, não posso mais fingir que não sei. Continuar a alimentar essa crença, ou mudar essa crença, agora é uma escolha minha.

Mudar depende de mim, da minha vontade, do meu empenho, do meu poder. O curso me deu o mapa, a bússola, a direção. E eu escolho sim, partir nessa viagem. Escolho repetir minhas preces, pois quero que sejam atendidas. Escolho não repetir reclamações, pois não quero que virem uma crença. Escolho perdoar a minha história, me libertar da culpa e reconhecer o meu valor. Escolho aprender com meus erros e acertos. Eu escolho me responsabilizar pela minha mudança. Eu escolho contar minha história positiva. Eu escolho aceitar todo o bem que vem para mim.

Gratidão Heloisa querida! Que bom que nessa vida encontrei Heloisa Capelas!

Ô coisa boa aprender e poder fazer escolhas conscientes! Escolho semear o amor por onde eu for!

                                   

Vamos juntas?

domingo, 12 de junho de 2016

Evitando pessoas

Érima de Andrade

Quanto mais pratico, estudo, pesquiso, converso sobre autoconhecimento mais me surpreende a dificuldade das pessoas perceberem quantos pequenos gestos diários as afastam das outras pessoas.

A gente sofre, e faz sofrer, basicamente por falha na comunicação.
Aquele compromisso que você não foi, se tivesse avisado evitaria muitas dores de cabeça; assumir o que sente em cada situação evita muita decepção; não fazer o que promete no horário combinado estimula que as pessoas desconfiem de você. 

E assim, de grão em grão, de gesto em gesto, de falha em falha, quando você se dá conta, já existe um abismo quase intransponível em algumas das suas relações.
E tudo basicamente por falhas na comunicação.

E essas falhas acontecem mesmo quando nossas conversas são via mensagens de celular, e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais, etc. O excesso de estímulos tende a desconcentrar, distrair, desperdiçar energias, tempo e talvez dinheiro também.

Aliás, é tão fácil evitar as pessoas mesmo tendo inúmeros “amigos” nas redes sociais...
Se você não responde as mensagens, não se posiciona sobre qualquer assunto, não se compromete com nada nem ninguém, não demonstra ter nenhum sentimento além do imenso “orgulho” da sua lista de “amigos”, você está mais sozinho do que imagina. 

Nada é mais importante para aproximar as pessoas que o relacionamento interpessoal.
O assunto principal é se relacionar, interagir, conviver em sociedade, aprender, ensinar. Ter muitos amigos nas redes sociais e bloquear qualquer tentativa de contato mais pessoal, provoca as seguintes perguntas: afinal que vida é essa que a pessoa vive? Ela de fato se relaciona?

Eu até acho bom dar limites no seu espaço pessoal, só não entendo a lógica de fazer de tudo para ter muitos seguidores em redes sociais e evitar contato mais próximo. 

Na minha vida, se eu receber no telefone uma mensagem de alguém que sabe o meu nome, liga de um número desconhecido e não se apresenta, eu bloqueio o número. É um péssimo início de conversa não se apresentar. Eu penso logo em mala-direta, telemarketing, oferta de combos, planos, promoções.

Puro preconceito meu, pois pode ser a senhorinha minha vizinha, apaixonada pela Chica, minha gata, dando os primeiros passos no celular novo dela.
Se assim for, não faltarão oportunidades para me contar, nós nos encontramos com muita frequência. Até lá, número bloqueado.

Simples assim. Se comunicando com clareza você evita abismos entre você e seus conhecidos, e a intimidade entre vocês pode até surgir.

E como é difícil a tal da intimidade! Para que a intimidade surja, é preciso confiar, conhecer, respeitar, aceitar e entender a si mesmo, e ao outro.

De modo geral, entramos nas relações com expectativas, esperamos que o outro seja a pessoa que imaginamos.
Tão convictos estamos de ver no outro o que desejamos, que nem ao menos nos damos espaço para descobrir quem ele é. E de engano em engano, vamos nos distanciando.

Para respeitar o outro, é preciso aceitá-lo. Para aceitá-lo, é preciso conhecê-lo. Para conhecê-lo, é preciso olhar para ele sem expectativas. Esse é o grande exercício para permitir a intimidade: descobrir quem é o outro em vez de tentar fazer que seja quem você quer.

E claro, só vai funcionar se você também se respeitar, se aceitar, se conhecer. Só assim você será verdadeiro.

É impossível cultivar a intimidade se você não conseguir se olhar e ser verdadeiro consigo mesmo. Ser verdadeiro é aceitar a responsabilidade pelo que você sente, é sair do papel de vítima, é reconhecer que você está onde você se coloca.

A intimidade está totalmente vinculada a verdade. E a verdade está vinculada a responsabilidade por seus sentimentos, pensamentos e ações. Se responsabilizando, você terá a grata surpresa de descobrir que não foram os abismos que diminuíram, foi você que cresceu.

Desligue o telefone, o computador, e permita os encontros, os “eu com outros”. A lição a ser aprendida é que tudo sempre tem mais de um lado e que somente de uma posição mais desapegada é que conseguimos perceber o todo, e não apenas a nossa parte.

Permita-se entender as pessoas e compreender que todos nós desenvolvemos sabedorias diferentes. É difícil reconhecer a sabedoria do outro se olhar para ele com os seus olhos. Então procure olhar sob a ótica dele, e encontrará a sabedoria.

Permita os bons resultados da comunicação que vêm da consciência de que você é o responsável por suas atitudes. Permita a ajuda mútua, pois como espécie que não sobrevive sozinha, o apoio doado retorna formando um círculo de apoio comum. Permita-se uma vida de conexões pessoais, respeito e aceitação pelas diferenças. Permita-se a intimidade.

E assim as relações vão sendo construídas e os abismos vão deixando de existir.

Pode até ser mais fácil para você continuar a evitar as pessoas. Mas será essa uma vida que vale a pena?

domingo, 20 de março de 2016

Comprometimento

Érima de Andrade

Você sabe o que é comprometimento? No dicionário, comprometimento é explicado como sendo “ação de arcar com um compromisso feito a alguém”.

Comprometimento é a ação de comprometer, ou de se comprometer, com alguém, ou com alguma coisa.
Comprometimento vem do latim compromissus, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo de compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete.

Uma pessoa comprometida é alguém que
se esforça para que as coisas funcionem da melhor maneira possível. Segundo o palestrante Eugênio Mussak, “o comprometimento é fruto de cinco fatores: admiração, respeito, confiança, paixão e intimidade”.

Isto posto, me conta,
com o quê você se compromete? Com sua saúde? Com o meio ambiente? Com as pessoas que vivem com você?

Uma pessoa comprometida com sua saúde
vai cuidar de ter seus quatro aspectos, físico, emocional, espiritual e intelectual, bem alimentados. Sim, para uma saúde integral não basta apenas fazer exercícios, dormir bem e se alimentar com atenção. É preciso cuidar igualmente de todos os seus aspectos.

(Aqui no blog tem vários textos dando dicas de como cuidar bem de cada um dos seus aspectos. Nesse texto, por exemplo: Cheklist)

Uma pessoa comprometida com o meio ambiente vai cuidar do seu próprio lixo, dos resíduos que deixa pelo mundo, da utilização consciente dos recursos naturais, da preservação da qualidade do ar, da água, da terra.

Um conhecido meu, morador de Teresópolis, me contou, todo animado, que comprou um sítio onde pretende viver após a sua aposentadoria. Disse que quer preservar o lugar, e que por isso já tirou as árvores, que “juntavam pó”(sic), construiu um muro de arrimo enorme, “para não ter lama em casa quando chover”(sic), fez um barragem no riachinho “para ter uma piscina natural”(sic), e pretende preservar a natureza plantando um “gramado enorme, que é bem mais fácil de cuidar”(sic).

Então... não é assim que se preserva o meio ambiente. Na primeira chuva forte que teve depois dele mudar para lá, houve desmoronamentos no terreno. Pois é... as árvores que juntavam pó teriam evitado isso. A prefeitura passou por lá, e a multa que ele pagou pela devastação foi enorme. Só então ele aprendeu o que fazer. Como dizia nossas avós, de boas intenções o inferno está cheio. Só boa intenção, nesse caso, realmente não basta.

O meio ambiente é algo que você deseja se comprometer?
Pesquise, aprenda, se informe, a internet está ai para isso mesmo. Mesmo morando num apartamento, você pode colaborar. Ninguém espera de você nada além da sua parte. Comprometa-se.

Com as pessoas que vivem com você, como é o seu comprometimento? Você tem por elas algumas das características descritas pelo Eugênio Mussak?

Admiração – nem de longe significa concordar com tudo que a pessoa faz. A admiração nasce por algo, ou alguém, que você julga nobre, belo ou digno de amor. E sim, todos somos dignos de amor. Então exercite olhar para as pessoas que convivem com você, procurando a melhor parte delas. As descobertas podem ser gratificantes, acredite.

Respeito – é basicamente consideração. E nesse caso, vale a regrinha de ouro da boa convivência: "fazei aos outros o que quereis que eles vos façam". Não gosta de ficar esperando? Não se atrase. Não gosta de bagunça? Não deixe nada seu fora do lugar. Não gosta que sobre coisas para você fazer? Não deixe de fazer a sua parte. É simples assim.

Confiança - é dar crédito, é acreditar no outro, ou em você, sabendo que é capaz de cumprir o que foi proposto. Confiança nasce sempre de experiências anteriores. Você é digno de confiança? As pessoas podem acreditar que você não vai falhar com o que se comprometeu? Que bom, significa que você também pode acreditar nas pessoas que convivem com você. É a partir de quem eu sou, do que eu sinto, que eu vejo o mundo. Se você é confiável, vai estar cercado de pessoas em quem pode confiar. E a vida segue boa para todos nessa relação.

Paixão – pode ser definida como “gosto muito vivo, acentuada predileção por alguma coisa”. É isso, acentuada predileção. Não tem como se comprometer com alguma coisa que você não gosta. Não caia na armadilha de se comprometer com coisas, ou pessoas, que não lhe aqueçam o coração. Se assim não for, você, com certeza, vai falhar no seu compromisso.

Intimidade – é uma relação muito próxima, de familiaridade. Para se comprometer com alguma coisa, no mínimo você precisa de familiaridade com o assunto. Nos relacionamentos, a intimidade varia de um para outro, e também, dentro de um mesmo relacionamento ao longo do tempo. Está ligada a sentimentos de afeto entre parceiros, e é um ingrediente básico em qualquer relacionamento com algum significado. De modo geral é preciso tempo para ser cultivada. Mas também acontece uma intimidade “instantânea” com alguém que você acabou de conhecer. Já viveu isso? É como se você conhecesse aquela pessoa da vida toda. Ou desde outras vidas, vai saber...

E por fim, como você preenche a sua agenda? Com comprometimento? Com atenção? Com sinceridade?

Não adianta marcar inúmeros compromissos, se você já sabe de antemão que não vai cumpri-los. É preciso ser honesto consigo mesmo. O dia tem só 24 horas, é preciso priorizar para poder estar inteiro e aberto em cada compromisso que assumir. Não adianta estar num lugar com a cabeça noutro, o coração em casa, e só o corpo presente. Para valer a pena qualquer compromisso você tem que estar inteiro no que agendou fazer. Sim, é preciso fazer escolhas e se comprometer ao preencher a sua agenda.

Uma amiga da minha família, muito querida, mãe de três filhos, professora, cursando o mestrado, tinha um truque muito bom para estar inteira em cada papel social que assumiu. Chegava em casa, e antes de entrar, repetia para si mesma: “ aqui eu sou mãe”. Como um lembrete. E entrava. 


Quando chegava na escola, antes de entrar na sala de aula, a mesma coisa, mentalizava: “ aqui eu sou professora”. E assumia o seu papel social do momento.

E ao pegar a condução para ir as aulas do mestrado, afirmava: “agora eu sou apenas aluna”. E funcionava! É um ótimo truque. Experimente, pode dar certo com você também.

Comprometimento com nossas escolhas, é o que vai nos tornar pessoas melhores.