Mostrando postagens com marcador emoções. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador emoções. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de setembro de 2015

Qualidade de vida, você tem?

Érima de Andrade

O que você pensa quando perguntam sobre sua qualidade de vida? Se você está bem em casa e no trabalho?

É uma boa avaliação.
Afinal relacionamentos profissionais e familiares saudáveis contribuem em muito para nossa qualidade de vida. Mas ainda é uma avaliação que deixa de fora como você está se proporcionando uma boa qualidade de vida.

Nós, seres humanos, temos quatro aspectos distintos: físico, emocional, intelectual e espiritual. Para uma avaliação ampla dos seus cuidados com você, você pode examinar como anda cuidando de cada um desses aspectos.

Então vejamos:

Como você tem tratado seu corpo? Como é a sua alimentação, seu sono, sua ingestão de água? Você costuma reparar na sua respiração? Que avaliação você faz da sua respiração? Que atividades físicas você tem praticado? Tem se permitido paradas ao longo do dia para espreguiçar, mexer as pernas, fazer um lanche, beber água?

Olhando agora apenas o seu aspecto físico, responda, como anda sua qualidade de vida?

E se a pergunta fosse para seu intelecto, como ele está? Intelectos são muito curiosos. Intelectos gostam de leituras, debates, conversas, estudos, análises, estratégias, cálculos, novidades e descobertas. Como você tem alimentado o seu intelecto?

E suas emoções, como você as tem tratado? Você é do tipo que reprime suas emoções há tanto tempo que nem sabe mais identificar seus sentimentos? Ou você é do tipo que faz questão que o mundo saiba o que você anda sentindo e por isso, está sempre se queixando, extravasando ou se expondo?

Emoções podem ser alimentadas com exposições de arte, com dança, teatro, cinema, livros, conversas, cuidados com pessoas, animais, plantas, encontros, viagens, fotos e com tudo aquilo que desperta em você sensações e sentimentos.

Pensando nas suas emoções, como está sua qualidade de vida?

E espiritualmente como você está? Como anda o seu contato com sua sabedoria interna? Você tem se permitido uma conexão maior com sua essência? Tem dado ouvidos a sua intuição? Tem alimentado sua inspiração?

Você tem se dado tempo para parar, e em silêncio observar sua respiração deixando sua mente sem nenhum foco? Essa á uma boa prática de contato com seu espírito. Basta parar e se colocar aberto para sua sabedoria interna, aberto para entrar em contato com seus recursos internos de cura e compreensão.

Para alimentar seu aspecto espiritual pode usar práticas de meditação, de auto-observação ou de respiração consciente.

Como anda sua qualidade de vida agora que você viu cada um desses aspectos em separado? Sua resposta mudou?

Somos também seres sociais, e nossa qualidade de vida também está vinculada a nossa saúde social. Como anda a sua? Todos os seus encontros (eu com o outro) são focados no seu trabalho? Há quanto tempo você não faz um programa de lazer com sua família? Há quanto tempo você não vê seus amigos? Há quanto tempo não para para ouvir os seus colegas? Que atividades você pratica em grupo com regularidade? Como é a sua participação na vida comunitária? Faz algum trabalho voluntário? Defende alguma causa? Se interessa pelo que acontece ao seu redor? Como você cuida da sua saúde social?

Depois de focar nesses cinco aspectos, físico, emocional, intelectual, espiritual e social, responda, como está sua qualidade de vida? Tem alguma coisa que você precisa mudar nas suas atitudes? Você precisa de ajuda para mudar? Você tem cuidado de você e de todos os seus aspectos?

Lembre-se, viver bem com você, cuidar de você, envelhecer em paz com você é parte essencial da experiência de estar vivo com qualidade.

Você tem colocado qualidade na sua vida?

domingo, 17 de maio de 2015

Fé e emoções

Érima de Andrade

É muito impressionante, para mim, ver quantas pessoas confundem a fé com as emoções. Somos seres humanos formados por quatro aspectos: físico, o corpo; intelectual, a mente; emocional, as emoções e espiritual, nosso lado mais intuitivo, sábio e amoroso. Esses quatro aspectos só se dividem assim, de forma didática, pois em nós, eles trabalham juntos.

Mas as questões relacionadas a cada um deles têm soluções diferentes.  Não adianta tentar resolver suas emoções usando só a sua espiritualidade, nem resolver o seu físico usando só a sua mente. Para uma vida saudável é importante alimentar, e bem, esses quatro aspectos.

Meditar, rezar, relaxar, tudo isso é ótimo para alimentar o seu ser espiritual, mas se existe em você algum sentimento mal resolvido, nada disso vai funcionar. Você pode até sentir algum alívio, se sentir mais tranquilo, mas enquanto não encarar de frente o sentimento negativo que você esconde, você não se livrará dele.

Sim, eu confirmo, você tem um aspecto espiritual na sua formação, é o seu aspecto sábio, intuitivo e plenamente amoroso. E ele pode lhe ajudar a olhar, sem julgamentos e sem culpa, os sentimentos negativos que você escondeu, até de você mesmo. Esse é o caminho para integração amorosa dos seus quatro aspectos, olhar para si mesmo sem julgamentos. Dê a mão ao seu ser espiritual e mergulhe fundo no seu autoconhecimento, descubra sua negatividade e a transforme. Descubra as suas verdadeiras emoções.

Bob Hoffman explica: “Quando bebês recém nascidos tínhamos o direito de receber um fluxo contínuo de amor incondicional de nossa mãe e de nosso pai. A maioria não recebeu este amor. Como resultado, passamos a sentir que nossa essência, quem somos de modo inato, não é boa, não é digna de ser amada.” Essa e a Síndrome do Amor Negativo, nos consideramos indignos de ser amados. Repito, Amor Negativo é nada mais do que o estado de se sentir indigno de ser amado. E acontece com quase todo mundo.

Para sermos amados por nossos pais, a maioria de nós, passou a agir de acordo com o que acreditava ser o “certo”, e assim nos distanciamos cada vez mais da nossa essência. Isso gera em nós uma solidão imensa, um medo profundo de não sermos aceitos como somos verdadeiramente, uma sensação de não pertencimento a lugar nenhum.

Na nossa busca por amor e pertencimento tentamos de tudo, tentamos com todas as forças ser o que imaginamos que esperam de nós, tentamos agir como as melhores pessoas do mundo, tentamos inclusive, agradar Deus. Só não olhamos a dor que sentimos, nem a reconhecemos como nossa. Afinal, se eu mostrar quem eu sou, ninguém vai me ajudar...

Historicamente, a dor e o conflito causados pelas atitudes, sentimentos e comportamentos negativos provocaram incontáveis infelicidades pessoais bem como erros sociais. Estas negatividades são as barreiras reais à realização e à paz pessoal. Todos nós somos afetados por elas todos os dias em um nível pessoal e coletivo.

É preciso descobrir quando e onde você aprendeu a usar seus padrões negativos. Como os sentimentos negativos passaram a fazer parte da sua vida? Você nasceu amoroso, totalmente aberto para a vida. Como e onde você começou a se fechar?

Este é o começo da jornada do autoconhecimento. Se for trilhada com comprometimento consigo mesmo e dedicação, você chegará ao seu bem merecido destino de amor por si mesmo e paz interna. Você se reconhecerá como um ser amoroso, digno de amar e ser amado, respeitando em você, e nos outros, os aspectos físico, intelectual, emocional e espiritual.  


Que o amor verdadeiro possa entrar na sua vida.