Mostrando postagens com marcador Sri Prem Baba. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sri Prem Baba. Mostrar todas as postagens

sábado, 25 de outubro de 2014

Gratidão

Érima de Andrade

Lindo texto do Sri Prem Baba. Vale muito a leitura.

Eu lhe convido a fechar os olhos por alguns instantes. Vamos fazer algumas respirações suaves, relaxando todo o seu sistema, porém mantendo a consciência desperta, observando, testemunhando o que se passa.
Na medida do possível, vá entrando em sintonia com a virtude da gratidão, independentemente do fato, situação, ou circunstância que ilumina essa virtude. Muito embora a gratidão, assim como todas as demais virtudes da alma, seja um florescimento, quando você pode também, através da vontade consciente, estabelecer uma sintonia com tal virtude, é possível focar a sua atenção nesse aspecto da sua consciência.
Sempre há uma razão para agradecer. Por mais desalentador que a situação da vida esteja se mostrando para você, sempre há uma razão para agradecer.
As virtudes são como frutos da árvore da consciência. Conforme a consciência vai se expandindo, as virtudes vão florescendo. A gratidão é um fruto dessa árvore. A gratidão é a virtude que possibilita a ascensão para os planos superiores. Quando o coração está transbordando de gratidão, automaticamente, um portal se abre, e você tem acesso aos reinos celestiais dentro de você mesmo. Esta chave de ouro que abre o portal dos reinos celestiais, é um fenômeno espontâneo. Enquanto você estiver se forçando a agradecer, o portal não se abre. Mas, quando a gratidão é espontânea e sincera, o portal se abre. A gratidão implica no fim da guerra e na libertação do passado. Ela implica em compreensão e aceitação; é uma nota do perfume do amor.
Quando pode sinceramente e, portanto, verdadeiramente agradecer você está livre. Se você pode agradecer ao passado é porque se libertou dos pactos de vingança. Se você pode agradecer toda a trama karmica que te trouxe até aqui, você está livre da identificação com a sua história. A gratidão só é possível quando o coração está aberto, e o coração só se abre quando você compreendeu, perdoou e, portanto, aceitou.

A compreensão ilumina o perdão. O perdão ilumina a aceitação. A aceitação ilumina a gratidão. E a gratidão ilumina a liberdade. Isso tudo são aspectos do amor. São notas do perfume do amor. Enquanto você não é arrebatado pelo amor e pela gratidão, quando não é possível ainda ser consumido por esse fogo que te leva aos reinos celestiais, você pode fazer uso da vontade consciente e procurar dentro de você razões para agradecer. Através da vontade consciente você pode começar a estabelecer uma sintonia com essa virtude. Essa é uma forma de abrir passagem para ela.”  Sri Prem Baba