domingo, 6 de maio de 2018

Emenda de feriado

Érima de Andrade

Talvez eu viva num mundo á parte, mas
fui pega de surpresa com a emenda de feriado feita pelos grupos de segunda-feira.

O que de fato me surpreendeu é que todos os grupos acharam que a emenda era automática, e nem se deram ao trabalho de me avisar, com alguma antecedência, que faltariam...

Aqui vale uma informação: desde 1994, quando comecei a atender, só fiz atendimentos particular e individual. Ainda não tem dois anos que montei os grupos caminhos internos, então, tem menos de dois anos que atendo grupos, e parece que estou descobrindo um mundo novo de suposições e atitudes.

Paciente individual raramente "enforca" a sessão. Tentam organizar passeios, visitas, viagens , mantendo o horário de atendimento. Eles se empenham mesmo para descobrir as causas da sua infelicidade, têm pressa.

Claro que pacientes individuais, às vezes emendam o feriado, é pouco comum, mas acontece. A vida é dinâmica, coisas acontecem fora do nosso controle. Pode ser que uma emenda de feriado seja a melhor data para uma saída com a família. Mas, ao menos que seja uma viagem de emergência, eles se organizam com alguma antecedência e me avisam. Até conseguimos marcar uma reposição.

Os grupos não tem reposição. Simplesmente não tem como encaixar nos horários da semana um extra para o grupo.

Apesar de parecer que a falta me afetou, o que de fato me afetou muito, foi não ter sido avisada. Avisar a mudança de planos, consequentemente de horário, é sinal de respeito comigo e com o outro. Respeito ao meu trabalho, ao meu tempo usado para montar a sessão, ao tempo que fiquei esperando até que começassem a surgir os avisos.

Se vai viajar na sexta, me avisa na sexta, e não no horário do grupo na segunda.
Se percebeu que era o melhor dia para ficar com a família, me avisa antes da hora do grupo, me permita também ficar com minha familia.
Se descobriu que era o melhor dia para resolver burocracias na rua, me avisa antes de sair de casa.

Faltar nunca é o problema, ninguém está livre de imprevistos. E, às vezes, essa falta tem até uma leitura terapêutica importante. Não avisar a tempo de liberar meu tempo também, isso sim é um problema. 


Entendo perfeitamente as clinicas que cobram por faltas não desmarcadas com antecedência suficiente para usar o horário com outro cliente. Estou aprendendo com quem tem experiências similares...

Como repito sempre, nós sofremos por falhas na comunicação. E houve uma falha grande aqui.

É claro que esse post vai virar uma conversa com os grupos de segunda.
O objetivo dos grupos é despertar a consciência dos atos, pensamentos, sentimentos e desejos, no dia a dia. Não posso deixar passar essa oportunidade para falarmos de comunicação clara, respeito ao tempo alheio, se responsabilizar por suas escolhas, arcar com as consequências das suas atitudes.

Mas se você que está lendo esse post, não está em nenhum grupo terapêutico, o texto vale para pensar se na sua vida você também esquece muito de desmarcar o combinado, se você têm o hábito de deixar o outro totalmente no vácuo.

Nem preciso lembrar, temos tecnologia suficiente para mandar notícias, de qualquer lugar, a qualquer hora. Não tem nem desculpas.


Bora ficar mais atento ao que acontece com os outros quando você não cumpre o combinado?

Estamos na época de pensar o Brasil que eu quero. Se você reclama que politico trabalha pouco, e você mesmo falta dia útil de trabalho, você não está muito diferente dos políticos que você critica. 
Pense a respeito. Se eu quero um Brasil diferente, no mínimo tenho que agir diferente. 

Hora de ser a mudança que você quer no mundo. Hora de pensar que se você não gosta do que faz (e por isso não perde nenhuma oportunidade, lícita ou não, de faltar), talvez, você, para ser feliz, deva começar a pensar onde realmente quer investir sua forca de trabalho. Onde vale a pena estar? Que serviço seu coração propõe para você?

É a única maneira de parar de gastar sua energia com o que não lhe faz bem. Pense, se vale a pena fazer, vale a pena ser bem feito. Senão vale a pena fazer, por que você está fazendo?

Gosto do que dizia Ayrton Senna:

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita, ou não faz." Ayrton Senna

2 comentários:

  1. Verdade é que neste Brasil ¨do eu quero para o país¨,reclamar,que quer dizer ,literalmente, CLAMAR EM ALTOS BRADOS, o que pensam ser dever é criticar A ou B. Não só na rua, no trabalho, no bar, nos jogos, Mas como dizia meu pai e toda a sua geração; ¨se cada macaco olhasse para seu próprio rabo e não para o rabo do que vai á frente, tudo seria bem melhor. Respeito é bom e é demonstração de educação. E bajulação não é sinonimo de respeito. Em verdade, é simplesmente falta de AUTO-RESPEITO.
    um beijo, Érima e parabéns pelas suas corajosas colocações, que eu assino em baixo. Dirma

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!