Cursos

Vivências de Auto-observação – Érima de Andrade


Vivências são importantes ferramentas de ensino-aprendizagem. Nesse curso, o objetivo é vivenciar maneiras de se auto-observar.


"O objetivo da auto-observação é o de nos capacitar a modificar a nós mesmos. Mas o seu primeiro objetivo é o de nos fazer mais conscientes de nós mesmos. Somente isso nos habilita a começar a mudar". (M. Nicoll)


É necessário um certo grau de consciência para fazer as escolhas e criar as mudanças que desejamos em todas as áreas da nossa vida. Quanto mais treinarmos e aperfeiçoarmos a habilidade da auto-observação, mais aptos estaremos para fazer escolhas conscientes.
São sete encontros, com dinâmicas de grupo e atividades expressivas, em cada encontro um tema.


Nos três primeiros encontros é você com você; sua respiração, seu nome, seu corpo. Nos outros três, você se observa na relação com o outro; como você defende seu espaço pessoal; como você interage e quais são os seus mais comuns conflitos de convivência. No último encontro, com a ajuda do material produzido, você vai reconhecer as suas qualidades.

É necessário se inscrever com antecedência por telefone ou email.

Facilitadora: Érima de Andrade - Terapeuta Ocupacional - CREFITO-2 4284 TO





Massagem nos Pés - Érima de Andrade

Vamos nos encontrar para massagear os pés?


Quem não sente prazer em tirar os sapatos em casa depois de um longo dia de trabalho?

Sem dúvidas a sensação é melhor ainda se recebermos ou fizermos em nós mesmos uma massagem nos pés, para relaxar e aliviar alguma dor.

Mas não é necessário ter alguma dor, você pode - e deve - massagear os pés mesmo quando não estiverem doloridos. A massagem deixa seus pés mais saudáveis. Ela exercita os músculos e estimula o fluxo sangüíneo. É um excelente remédio preventivo.

Você também pode oferecer a massagem como um carinho para as pessoas que você gosta. Uma razão, evidentemente, é que ela é muito agradável. Mas a massagem também é uma forma de comunicação afetiva que dispensa as palavras, além de ser muito prazerosa.

Facilitadora: Érima de Andrade - Terapeuta Ocupacional - CREFITO-2 4284 TO



(É necessário se inscrever com antecedência por telefone ou email. Traga o seu hidratante e material para anotação.)