domingo, 29 de janeiro de 2017

Tente outra vez

Érima de Andrade

Em tempos de incertezas no trabalho, nos estudos, em casa, com tantas contas atrasadas, com tanto desemprego, tanta decepção,
é sempre bom lembrar dos poetas que cantavam nos lembrando que a mudança depende de nós. Raul Seixas era um dos que nos estimulava, cantando, a tentar de novo.

Dizia ele: “tenha fé em Deus, tenha fé na vida”, e também “você é capaz de sacudir o mundo”. E é verdade,
você pode sacudir seu mundo e mudar tudo, tente outra vez, depende de você.

Se não souber por onde começar para tentar novamente,
sugiro que comece sua mudança criando metas para você. Mas não adianta criar qualquer meta. Criar metas de qualquer jeito é bem fácil. Mas aqui, estou propondo que crie uma meta possível e, após criada, que você se comprometa com ela.

Para dar certo, você precisa criar uma meta que seja relevante, atingível e mensurável.
Não se iluda, se não for relevante para você, se não puder medir suas conquistas ao longo do caminho, se não colocar um tempo para atingir sua meta, se a deixar para quando for “possível”, você dificilmente irá atingi-la.

Uma paciente minha se propôs a parar de fumar. É uma super meta.
Pedi que pensasse e escolhesse o dia que fumaria seu último cigarro, e que passos daria para chegar nesse dia e ser capaz de parar. Meio sem pensar, me respondeu que pararia no aniversário, dali a sete meses, e que não faria nada de especial além de jogar fora qualquer maço de cigarro que sobre no dia seguinte. Então...

O cigarro é um hábito e também um vício que causa dependência. Depois de um tempo o corpo sente a falta da nicotina. Muitos programas orientam fumantes, ensinam como diminuir. Muitos profissionais de saúde ajudam medicando contra ansiedade. Muitos pessoas dão dicas de como passar essa fase.
Não dá para ignorar tanta informação. Se quiser atingir a meta parar de fumar, no mínimo você vai precisar pesquisar como fazer isso a partir de histórias de sucesso. E têm muitas disponíveis na internet.

Depois da nossa conversa, essa paciente optou por ir numa pneumologista pedir ajuda.
Saiu de lá com muitas orientações e uma receita. Nunca comprou o remédio, nunca mais falou do assunto, nunca voltou na pneumo. Ela não estava pronta para esse compromisso, mesmo que verbalmente dissesse que queria parar de fumar. Só da boca para fora não funciona, por melhor que seja sua intenção.

É melhor, se quiser, de fato, atingir uma meta, que ela seja uma meta que faz sentido para você, que seja um desejo seu, que seja uma meta que você vai ter prazer de se comprometer e cumprir.

Um bom caminho para atingir metas, é treinar sua disciplina. E não precisa ser algo que esteja diretamente relacionado a sua meta. Você pode treinar disciplina com alguma coisa que ajude na sua vida de forma geral. Você pode, por exemplo, criar um hábito bom que seja estimulador de mudanças de vida.

E muitas coisas podem se tornar hábitos positivos. Pode ser acordar todos os dias no mesmo horário, e levantar da cama, mesmo nos fins de semana. Pode ser beber água em jejum. Pode ser caminhar ao menos 15 minutos por dia. Pode ser meditar todos os dias. A proposta é se impor uma austeridade e qualquer uma dessas sugestões é boa.

Se você nunca leu essa palavra, austeridade, explico que não está relacionada à severidade ou rispidez. Austeridade tem a ver com disciplina, inteireza e retidão de caráter. A austeridade ideal está necessariamente ligada a aceitação voluntária de inconveniências em prol de algum objetivo superior de vida. Se você é totalmente sedentário, até entrar no ritmo, uma caminhada diária de quinze minutos, é sim uma inconveniência que você precisará aceitar.

Esses exercícios de disciplina desenvolvem a confiança de ser capaz de atingir qualquer meta. E com confiança tudo fica melhor, até a busca por uma nova colocação no mercado de trabalho. O que você se propõe a fazer? O que não fazia antes, e que sabe que manterá como compromisso? Que hábito saudável você quer conquistar?

Para algumas pessoas, até se propor a arrumar a cama sempre que levantar, pode ser uma grande mudança. Para outras retirar um alimento que gosta, mas que não lhe faz bem, pode ser uma boa meta. Ou ainda, pode ser útil colocar como meta limitar o tempo nas redes sociais. Nesses casos exercitar a disciplina não requer nenhum preparo especial, além da sua atenção. Mas, se seu exercício de disciplina for algo como andar quinze minutos todos os dias, você vai precisar se preparar. No mínimo, vai precisar ver se tem em casa um calçado adequado a essa tarefa.

Se propor a andar todos os dias e sair para caminhar com um chinelo de dedo, é uma enorme auto sabotagem. Fique atento, se sabotar ao começar alguma austeridade é bem fácil. Por isso atenção as suas metas, as suas escolhas, aos seus objetivos, e aos cuidados necessários para mantê-los. São eles que proporcionarão a mudança que você quer para sua vida.

Você pode e você consegue, mas não será fazendo de qualquer maneira. E nem será se lamentando por não conseguir logo de cara. Adquirir um hábito, mesmo os positivos, dá trabalho. Mas parar na lamentação quando surgir alguma dificuldade, não vai lhe ajudar em nada.

A lamentação é o mal do nosso tempo, e o antídoto para ela é cantar qualquer música, ou mantra, que eleve sua energia. Lembra: "quem canta os males espanta"? Pois é. Você já viveu isso? Se sentir motivado quando começou a tocar uma música que você gosta, e que até cantou junto? Funciona. Se você ainda não teve essa experiência, vai se surpreender, funciona mesmo. E pode até ser essa música do Raul Seixas, Tente outra vez. Conhece? Bora cantar junto? 


"Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez

Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou, não não não não

Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça aguenta se você parar, não não não não
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
Bailando no ar

Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente outra vez

Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez"


ps: o ano mal começou e já coloquei duas músicas no blog... será essa a mudança desse ano? Acho que não... foi só coincidência
J.


domingo, 22 de janeiro de 2017

Hobby e Hobbies

Érima de Andrade

Férias são a melhor época do ano para cultivar seus hobbies, ou para descobrir novos, seus ou das pessoas que convivem com você. Hobby é uma palavra inglesa que significa passatempo; hobbies é o plural de hobby. Mas não é qualquer coisa que faça o tempo passar que é um hobby. Para ser um hobby é preciso ter prazer no que está fazendo. O prazer é a essência dos hobbies.

O objetivo do hobby é relaxar o praticante. Raramente é uma ocupação em tempo integral, e mais raramente ainda é a fonte de renda principal, mas pode, e muitas vezes é, uma fonte de renda.

A proposta de ter um hobby é basicamente quebrar a monotonia da sua rotina de trabalho e com isso aliviar qualquer estresse. Todos os profissionais de saúde concordam que ter um hobby aumenta a qualidade de vida, equilibra e preserva as saúdes física e emocional.

O tempo que nos dedicamos a um hobby, é um tempo que escolhemos para nós mesmos, sem ter o objetivo de ganhar dinheiro ou de cumprir uma ocupação. Um hobby é um momento de liberdade sem a pressão de um resultado. É o seu momento você com você, fazendo o que realmente gosta em contato com suas preferências.

Um hobby pode ser uma atividade física, ou intelectual, praticada com constância e dedicação, que instiga, traz alegria, permite exercitar competências, desenvolver habilidades, talentos, criatividade e disciplina, e descobrir potenciais que não cabem na profissão que você escolheu. A única coisa que realmente é importante quando você escolhe um hobby, é que você goste do que está fazendo.

Ter um hobby nos traz muitos benefícios, entre eles: permite desconectar das atividades estressantes; aumenta a motivação para resolução de problemas; é um excelente antídoto contra depressão e ansiedade; mantem ativa uma área de funcionamento da sua personalidade que não é usada no seu trabalho principal.

Tudo pode ser um hobby, e claro que nem todo mundo gosta das mesmas coisas. Há os que preferem desafios mentais, como jogar xadrez ou vídeo game. Há os que escolhem algum esporte, radical ou não. Há os que gostam de praticar seus hobbies acompanhados, como dançar, cantar, ou participar de um rally. Há os colecionadores, e os que tem por hobby ir a shows, teatros, assistir filmes, novelas, seriados, ou ler um bom livro.

Tem o grupo que gosta das habilidades manuais como pintar, cozinhar, desenhar, moldar, tecer, bordar, costurar, e qualquer outra atividade prazerosa que use as mãos, inclusive limpar o carro. Têm os que gostam dos detalhes e procuram quebra-cabeças, jogos de estratégias, aeromodelismo, e outras atividades que valorizem seu lado minucioso.

Têm os que escolhem hobbies que permitem conhecer pessoas diferentes, seja fazendo cursos de curta duração, ou viagens, ou participando de um clube de leitura, ou qualquer outra coisa que permita estimulantes contatos sociais.

Algumas pessoas têm por hobby ser útil, ajudar, aconselhar, e atuam fazendo algum trabalho social no seu tempo livre. Podem também escolher por hobby fazer visitas a doentes, ou a pessoas necessitadas. E é uma delícia receber um abraço, um sorriso, um carinho naqueles momentos que você está mais debilitado.

Outras pessoas gostam de dividir o que sabem, ou oferecendo cursos, ou postando na internet vídeos didáticos sobre os assuntos de seu interesse. Ou ainda escrevendo um blog com conteúdo que acreditam que vai fazer diferença na vida de quem lê(espero estar atingindo esse objetivo).

Seu hobby preferido pode ser construir, fazer reformas, pequenos reparos em casa, ou reparos mecânicos, que tem em comum o uso de ferramentas especiais com habilidade.

Pode ser ainda que você não tenha um hobby, ou que tenha, mas que deseje aproveitar fins de semanas, ou feriados, ou férias, para viver experiências novas, aprender coisas diferentes, e ter mais opções quando quiser se divertir. Abra-se para novos interesses sem preconceitos, e escolha experimentar alguma coisa que você nem imagina se vai lhe agradar. Só dá para descobrir o que gosta de fazer, fazendo. Então, sempre que possível, esteja aberto a novas experiências.

Segue uma lista de possíveis hobbies simples, para lhe inspirar, além de todos aqueles usados no texto, que você pode praticar no seu dia a dia, ou num fim de semana:

Andar de patins, e/ou bicicleta, e/ou skate;
Praticar yoga e/ou meditação;
Fazer uma horta e/ou jardinagem;
Passear aproveitando o que tem perto da sua casa;
Fotografar paisagens e/ou pássaros;
Decorar ambientes, cantinhos ou coisinhas;
Degustar novos sabores de bebidas e comidas;
Soltar sua imaginação fazendo artesanato – velas, imãs, sabonetes, cadernos, etc;
Customizar o que der vontade, roupas, objetos, acessórios;
Assistir ao pôr e/ou o nascer do sol;
Cuidar de animais;
Estudar astronomia, história e qualquer outra coisa que desperte seu interesse;
Tocar um instrumento;
Descobrir novas músicas e bandas;
Pescar;
Caminhar;
Nadar.

As opções são infinitas e você cultiva um bom hábito de manejo de estresse, lazer, prazer e repouso. Um livro da Adélia Prado me apresentou ao verbo desafadigar. É isso, desafadiguemo-nos com nossos hobbies.

Que sua escolha seja uma boa escolha.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Ombro Amigo

Érima de Andrade

Chamamos de ombro amigo aquele ombro que se oferece para estar ao seu lado num momento de forte emoção.
Quantas vezes você precisou de um ombro amigo? Quantas vezes você disponibilizou seu ombro amigo?

Lutar sozinho cansa muito, comemorar sozinho deixa um vazio, mas se você tiver um amigo para dividir esses momentos, a vida fica bem mais fácil.
Esse é o ombro amigo, alguém que lhe diz: venha sentar ao meu lado, podemos conversar. Do que você precisa? Conte comigo, eu estou aqui para o que você precisar.

Tudo o que todo mundo quer é um ombro confiável. Você tem um ombro amigo? Você consegue se abrir com alguém?
Tem alguém que diga: confie em mim, e que você acredita? E você já disse, confie em mim, e as pessoas puderam confiar?

Como faz falta na vida uma palavra amiga, um olhar de compaixão, um ombro que respeite defeitos e qualidades, que compreenda quando você dividir dores, dificuldades, alegrias e vitórias.
Porque não é só para desabafar que precisamos de um ombro amigo. Alguém que nos dê a mão quando estamos tristes é ótimo, mas alguém que vibre com nossas conquistas também é maravilhoso.

Ter alguém que ajude a superar um período difícil é muito bom. Mas ser o ombro amigo de alguém também é.
Ombro amigo é sempre uma relação de união e amizade. Não importa de que lado você esteja, seja você o apoiado, seja você quem apoia, de qualquer lado, é uma relação que vale a pena.

Um colo, um abraço, uma mão que nos segure quando tudo em volta parece desmoronar.
Um mimo, uma prece, um pensamento de paz, amor, carinho, para aqueles momentos que nos sentimos incapazes de encontrar a alegria. Um consolo, um apoio, um espaço para pensar, até em voz alta, sobre as dúvidas, os caminhos, as soluções. Uma parada, um respiro, um descanso, para reequilibrar a alma, acalmar o corpo e entender a emoção que estamos vivendo.

Às vezes, tudo o que precisamos é de alguém que nos mostre o caminho, principalmente quando o amor próprio parece estar cada vez mais distante de onde estamos.
É isso que faz o ombro amigo, nos lembra que somos alguém que merece amar e ser amado.

Existem dias frios e noites longas. Existem carências, incertezas e solidão. Existem deslizes, dúvidas e medos. Existem aprendizados, conquistas e vitórias.
Existem superações, recomeços e força para compreender que as coisas dão certo porque você se movimenta para isso. E em todos esses momentos, ter um ombro amigo, ou ser o ombro amigo, é especial. Um ombro amigo ajuda muito em todas essas ocasiões.

Não precisa fazer muito, basta simplesmente estar aí, aberto para quem precisa.
E estar aí pode ser até por Skype, porque temos essas ferramentas ótimas que nos permitem estar junto para rir, chorar, desabafar, comemorar, mesmo estando fisicamente longe. E não precisa muito para fazer um gesto de carinho. Estar onde você estiver, mentalizando coisas boas para seu amigo, pode ser o suficiente para fazê-lo levantar a cabeça e seguir em frente.

Ombro amigo pode até ser em silêncio, direcionando uma prece, um pensamento bom, uma energia restauradora, um desejo sincero que o outro fique bem, que apesar de toda dificuldade que a vida possa apresentar,
que tenha paz e sabedoria para resolver a parte que lhe cabe. É só isso que precisamos fazer, resolver a parte que depende só de nós.

Ombro amigo é basicamente simplicidade. É estar aberto para compreender e respeitar defeitos e qualidades. É o porto seguro que todos precisamos para lidar com nossos sentimentos mais intensos.
É se sentir aceito, e acolhido, em imensa luz, plena paz e infinito amor. Tudo de bom.

Que em sua vida você tenha, e seja, o ombro amigo. Que você compartilhe, com suas pessoas queridas, a alegria de viver, de estar junto, de confiar e compreender. Que seu coração siga leve, quentinho e pacificado. Que você encontre o seu caminho e seu lugar no mundo. Que você seja feliz.

Falar de ombro amigo me faz lembrar do seriado Friends, e da música tema que diz assim, numa tradução livre:

“Então ninguém te disse que a vida ia ser assim?
Seu emprego é uma piada, você sem dinheiro, sua vida amorosa parada,
É como se você estivesse caminhando lentamente.
Mas mesmo quando não tiver sido seu dia, sua semana, seu mês ou até mesmo o seu ano,
Eu estarei ao seu lado.

Quando as coisas piorarem,
Eu estarei ao seu lado.

Você sabe, eu estarei ao seu lado
Quando a chuva começar a cair.
Eu estarei ao seu lado
Como já estive antes.
Eu estarei ao seu lado
Porque sei que você também está comigo.


Conhece a música tema do seriado Friends, I'll be there for you, cantada e composta por The Rembrandts? Bora cantar junto?



"So no one told you life was gonna be this way
Your job's a joke, you're broke, your love life's D.O.A.
It's like you're always stuck in second gear
When it hasn't been your day, your week, your month
Or even your year, but

I'll be there for you (when the rain starts to pour)
I'll be there for you (like I've been there before)
I'll be there for you ('cause you're there for me too)


You're still in bed at ten, and work began at eight

You burned your breakfast so far, things are going great
Your mother warned you there'd be days like these
But she didn't tell you when the world has brought
You down to your knees that

I'll be there for you (when the rain starts to pour)
I'll be there for you (like I've been there before)
I'll be there for you ('cause you're there for me too)

No one could ever know me, no one could ever seem me
Seems you're the only one who knows, what it's like to be me
Someone to face the day with, make it through all the mess with
Someone I always laugh with, even at my worst
I'm best with you, yeah

It's like you're always stuck in second gear
When it hasn't been your day, your week, your month
Or even your year

I'll be there for you (when the rain starts to pour)
I'll be there for you (like I've been there before)
I'll be there for you ('cause you're there for me too)
I'll be there for you
I'll be there for you
I'll be there for you
'Cause you're there for me too"

E se você precisar de um ombro amigo, eu tenho dois à sua disposição.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Sendo uma fraude

Érima de Andrade

Você conhece alguém que se mostra sempre feliz, sempre bem resolvido, sempre adequado nas suas tarefas? E esse alguém vive algum desconforto quando recebe um elogio? Do tipo “se me conhecesse de verdade não diria isso de mim”?

É dessa fraude que estou falando no post de hoje.
Tentar agradar a todos é uma estratégia antiga para se sentir aceito, amado e pertencendo. Mas cobra um preço alto demais. Será que vale mesmo a pena tentar ser quem você imagina que se sairia melhor nos relacionamentos? Se você não consegue ser você, você consegue confiar que se relaciona com alguém que está sendo autêntico?

Olha que ciclo vicioso, de pior para pior ainda, a pessoa se mete quando tenta agradar todo mundo. Um desgaste emocional sem tamanho... vale a pena?

Talvez tenha acontecido assim com você, ou com alguém que você conhece, um dia acordou triste e não quis preocupar ninguém. Se sentiu vitorioso com a estratégia, ninguém notou. Chegou a comemorar um pouco. Achou que seria um bom caminho e passou a “estar sempre bem” e a fazer a “coisa certa”. Ou seja, a agir da maneira que você acha que agrada mais aos outros, da maneira que você imagina que os outros acham que é o certo a fazer. Hum... armadilha à vista.

Disfarça uma coisinha aqui, evita uma outra ali, e você chega ao ponto de não tomar mais consciência no que, de fato, você está sentindo. E se não sabe o que sente, não pode agir de acordo. Simples assim.

Como você não tem mais como acessar esse mal-estar inicial, ele está super bem escondido, você nem lembra onde tudo começou, a tendência é fermentar e crescer cada vez mais. Para dar conta desse crescimento, você vai criando mais e mais barreiras tentando calar as emoções rejeitadas, que agora já são muitas, pois algo em você já tem certeza que elas não são adequadas.

E você se torna aquele que vive fingindo para ver se a alma se adapta. Sua alegria não tem mais brilho, sua tristeza você não percebe, e todas as suas forças estão voltadas para enganar a sua própria consciência. E nesse ponto chega alguém e lhe elogia. Você pensa: se soubesse mesmo como eu sou...

Inevitável não se sentir uma fraude. Você sabe que não é como aparenta, mas também sabe que não sabe mais como você de fato é.

A saída dessa armadilha é cultivar seu amor–próprio, gostar de você, se respeitar. Só dá para amar o que você aceita, só dá para aceitar o que você conhece. Sim, a saída é mesmo o autoconhecimento. E pode começar com a auto-observação, com a intenção de tomar contato com o que sente, desde o momento que se prepara para levantar e começar o dia. É esse diálogo interior que precisa ser estimulado. É daí que vai surgir o verdadeiro você.

E nesse caminho, você precisa abrir mão de crenças e preconceitos do tipo: se eu não agir assim, ninguém vai me amar; se eu mostrar o que sinto, serei abandonado; se eu não for perfeito não poderei fazer parte. E todos os outros nessa sintonia. Abrir mão dos preconceitos e crenças significa olhar sem distorções o que lhe acontece a cada momento. 


Comece ficando um pouco em silêncio, fazendo contato com emoções e pensamentos. Se percebendo, se respeitando, você será capaz de, aos poucos, expandir o exercício para todos os momentos do seu dia. A única maneira de se sentir bem, é respeitando o que você sente, sem fingir, sem fugir, estando ou não triste, mal-humorado, ou com qualquer outro mal-estar.

Para lhe ajudar, saiba que você é mais perfeito sendo do que tentando ser. E que mostrar o que sente lhe torna humano. Mas, é um fato, ninguém vai estar ao seu lado se usar o que sente para agredir os que estão por perto. Sentir nunca foi o problema, o que você faz com o que sente é que aproxima ou afasta as pessoas.

Tentar ser uma manga a vida toda, vai esconder todas as qualidades da maçã que você nasceu para ser. Faça o que você sabe, aja como acreditar ser a melhor maneira, assuma o que está sentindo. Ninguém espera de você algo que você não é.

Ah, e também você não precisa guardar isso para você. Mesmo antes de optar por uma terapia, ou um curso de autoconhecimento, você tem amigos e pode contar com eles.

Tem uma campanha muito boa acontecendo no Facebook, #janeirobranco de cuidados com a saúde mental, que tem a intenção de lhe lembrar que você não está só.

“Minha porta está sempre aberta a qualquer um dos meus amigos que precisem conversar. Sofrer em silêncio não é nenhuma demonstração de força. Eu tenho um vinho na geladeira... se não quiser vinho, tem um chá gelado (e café) ... tem suco de uva... tem uma comidinha caseira que vai ficar pronta logo (ou eu peço), logo na panela também. Tem alguns instrumentos musicais para quem quiser fazer barulho (por ora o violão tá no conserto), tem sempre um bom papo para conversar ou pode ter um livro que há tempos você pensava em ler. Se quiser, pode só ficar em silêncio também e sempre posso emprestar um ouvido amigo.
Vocês são sempre bem-vindos!!
Ah, pode ser por Skype também.
Será que algum amigo poderia copiar e re-postar? (não compartilhar). Estou tentando demonstrar que sempre haverá alguém para ouvi-lo.
#ConsciênciaDoSuicídio
#JaneiroBranco


E vale também o conselho da querida Paula Regina Del Cantão: “Não é possível fazer ou mudar tudo de uma vez,... então,... para não pirar,... vamos lembrar que PEQUENAS e CUIDADOSAS ESCOLHAS que fazemos todos os dias nos transformam na MELHOR VERSÃO DE NÓS MESMOS!!!”

É isso. E se precisar, eu estou aqui.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016

Érima de Andrade

Enfim passou! E chegamos a 2017!

Mas ainda vale relembrar o que passou por aqui em 2016. Relembre comigo alguns trechos publicados nesses 12 longos meses. Boa leitura!

Janeiro

Desejo a todos em 2016 um alfabeto inteiro de boas energias:

Amor, alegria, amizade, autonomia, atenção, admiração, abraços, afetos, animação, abertura, aceitação, autoestima, apreciação;

Bondade, beleza, bom humor, bem-aventurança, beijos, brincadeiras;

Carinho, confiança, criatividade, comprometimento, contentamento, coragem, certeza, consciência, compreensão, cuidado, conquistas, calma, compaixão, conexão;...

-//-

A terceira é um diálogo entre Charles Brown e Snoopy:

“ - Algum dia, todos nós iremos morrer Snoopy!
- Verdade, mas todos os outros dias, não.”


Sim, pelo menos nessa vida, só morreremos num dia, todos os outros estaremos vivos. E enquanto estivermos vivos, vivamos.

-//-

Você pode ler o texto[Bondade Amorosa] e as palavras já lhe faram bem. Mas você também pode praticar enquanto lê o texto. Nesse caso, quando você ler “que eu seja feliz” avalie seus sentimentos e confirme que você está mesmo desejando a si mesmo felicidade.

Algumas pessoas têm dificuldades de se desejar coisas boas, mas só é possível dar ao outro o que você tem. Se você não consegue desejar a própria felicidade, não há meios de você desejar honestamente a felicidade dos outros. Se quer desejar que o outro seja feliz, seja feliz você também.

-//-

“As coisas que sofri calada
As lágrimas na madrugada só o tempo mesmo que curou
Felicidade é diferente
É livre, leve e consciente
E não vem em disco voador
Vem da paz de olhar profundamente
E ver dentro da gente algum valor.” Pé de Alegria - Flávia Wenceslau


-//-

O médium Osmar Barbosa, da Fraternidade Espírita Amor e Caridade, com alguma frequência, dá a receita do arroz que harmoniza a família. Diz ele que é para colocar na panela alho, cebola, óleo e arroz, e vai mexendo, refogando e colocando junto amor, compreensão, tranquilidade e tudo o mais que a família precisa no momento. Ele sabe que funciona e tem sempre alguém precisando ouvir essa receita, por isso ele repete.

Fevereiro

“Resilientes são pessoas criativas” – Felicidades e frustrações mudam o comportamento, e as pessoas resilientes transformam sua experiência dolorosa em algo belo e útil. E isso nos leva a próxima característica dos resilientes.

“Reconhecem as dificuldades como uma oportunidade para aprender”- Sempre se perguntam: o que eu posso aprender com isso? Me faz lembrar uma historinha: “Discípulo: Como faço para ter sua sabedoria? Mestre: Faça boas escolhas. Discípulo: E para fazer boas escolhas? Mestre: Tenha experiências. Discípulo: E para ter experiências? Mestre: Más escolhas.” Pois é, no mínimo você adquire experiência para boas escolhas.

-//-

Agir com positividade alimenta, em nós, a esperança, a convicção de que aquilo que desejamos é possível, ainda que tudo indique o contrário. Sou apaixonada por essa explicação de G. K. Chesterton: “Contos de fadas não dizem às crianças que dragões existem. Crianças já sabem que dragões existem. Contos de fadas dizem que dragões podem ser mortos.” Essa é uma lição que não podemos esquecer, os dragões podem ser vencidos. E nem ao menos precisamos lutar sozinhos contra eles. Os dragões podem ser vencidos, e os amigos estarão sempre ao nosso lado. É bom saber disso.

-//-

Essa semana foi o aniversário do meu pai. Passei por lá para comemorar com ele. Sabe essa coisa de almoço de família, sem hora para acabar, que o papo vai se estendendo sem fim a mesa? Pois é, foi assim. E papo vai, papo vem, enquanto tirávamos a mesa, meu pai começou a cantar uma canção. Com as mãos cheias de pratos em direção à cozinha, eu continuei a música. Ele ficou surpreso que eu soubesse a letra, perguntou se eu lembrava? Sim... Do Agnaldo Rayol... Não era essa a pergunta, era se eu lembrava dele cantando! Nesse momento eu soube, ou lembrei, que era a música que ele cantava para eu dormir. Achei tão lindo! Foi tão legal que resolvi contar essa história no blog.

-//-

Essa é Adélia, a que fala com poesia da vida comum e cotidiana. Em “Poesia Reunida”, livro publicado em 1991, ela escreveu o texto “Erótica é a alma”. Se alguém antes duvidava da mulher como ser pensante, eis um bom exemplo de como ela pensa e nos faz pensar:

“Todos vamos envelhecer… Querendo ou não, iremos todos envelhecer. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos. A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos. O segredo não é reformar por fora. É, acima de tudo, renovar a mobília interior: tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavelmente, irá corroer o exterior. E, quando ocorrer, o alicerce precisa estar forte para suportar. Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história. Que usa a espontaneidade pra ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos. Erótica é a alma que aceita a passagem do tempo com leveza e conserva o bom humor apesar dos vincos em torno dos olhos e o código de barras acima dos lábios. Erótica é a alma que não esconde seus defeitos, que não se culpa pela passagem do tempo. Erótica é a alma que aceita suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores. Aprenda: bisturi algum vai dar conta do buraco de uma alma negligenciada anos a fio.” Adélia Prado

-//-

Março

O amor é a nossa essência, somos amor em essência. O mal está tão longe de quem somos em essência que nos choca, por isso vira notícia. É uma aberração, um contraste, um choque. Para mim isso é claro e cristalino. E gosto de pensar que cada vez mais cientistas vão comprovar esse fato.

-//-

Em tempos tensos como o que estamos vivendo, quando a intolerância age dos dois lados das questões, quando parece que todo mundo deseja um confronto, cabe a cada um de nós, como sempre na vida, escolher: quero participar disso? E se quero, é dessa forma intolerante que vou agir?

“Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal”


Escolher um dos lados, defender sua escolha, nada disso é um problema. O problema acontece quando sua escolha faz com que desrespeite a escolha do outro. Você tem tanto direito a escolha como o outro. É quando você não permite que o outro pense diferente de você, que a intolerância toma conta do cenário.

-//-


E por fim, como você preenche a sua agenda? Com comprometimento? Com atenção? Com sinceridade?

Não adianta marcar inúmeros compromissos, se você já sabe de antemão que não vai cumpri-los. É preciso ser honesto consigo mesmo. O dia tem só 24 horas, é preciso priorizar para poder estar inteiro e aberto em cada compromisso que assumir. Não adianta estar num lugar com a cabeça noutro, o coração em casa, e só o corpo presente. Para valer a pena qualquer compromisso você tem que estar inteiro no que agendou fazer. Sim, é preciso fazer escolhas e se comprometer ao preencher a sua agenda.

-//-

Mas como acontece a intoxicação emocional? Basicamente a intoxicação emocional ocorre como consequência de não nos darmos um tempo diariamente para cuidar do nosso interior.

E quais as consequências? A falta de precisão na interpretação do que nos acontece, por estarmos sob a influência das nossas emoções e inseguranças. Estar emocionalmente intoxicado impede de pensar antes de falar e de ter uma perspectiva clara sobre o que lhe acontece, lhe torna muito propenso a dizer ou fazer coisas das quais pode se arrepender.

-//-


Abril

Esse blog nasceu sem muito compromisso. Queria, de alguma maneira, continuar as conversas do consultório. Quem trabalha com humanos sabe que somos mais parecidos que diferentes. Então sei que as respostas às questões levantadas por um paciente funcionam com várias outras pessoas. Senti que as conversas no consultório poderiam ajudar essas pessoas que não estão numa terapia, mas estão buscando entender o que acontece com elas. Como geminiano ama compartilhar informações, escrever esse blog foi quase um caminho natural.

-//-

Como é bom uma história bem contada! Boas histórias são aquelas que não terminam quando você fecha o livro, desliga o rádio, sai do cinema, ou quando fecha a cortina do teatro.

Boas histórias nos acompanham e provocam reflexões, conversas, e com bastante frequência, mudanças internas.

-//-

Você sabia que o maior propósito da sua vida é ser você mesmo? Verdade, ser você mesmo é o seu principal objetivo de vida. Ser a sua melhor versão de si mesmo é o principal objetivo da sua evolução.

-//-


Amigo, por definição, é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outro ser. E é tão fundamental para a nossa vida como se hidratar e respirar.

-//-

Maio


A esperança e a expectativa surgem nos casos de incerteza, quando ainda não há confirmação da realização dos nossos desejos. Mas elas têm caminhos e resultados diferentes. A expectativa está relacionada com predições e previsões. A expectativa é aquilo que se considera mais provável de vir acontecer, é uma suposição mais ou menos realista. Quanto mais certezas tivermos em relação ao futuro, maiores serão as probabilidades de que venham a ser concretizadas as nossas expectativas.

-//-

Talvez você ainda não acredite, mas felicidade é uma escolha.

As pessoas acreditam que o felizardo é alguém de muita sorte, que por isso é extraordinariamente feliz. Até pode ser, mas felizardo é alguém muito feliz, extremamente feliz, e que trabalhou com afinco para conquistar e manter essa energia.

-//-

Já no primeiro dia passeamos pela praia da Boa Viagem e fomos a uma pracinha com feira de artesanato, igreja e restaurante a peso. Amei! Nada como um restaurante a peso de comida tradicional para poder experimentar um pouquinho de cada coisa. Confesso que precisei da ajuda dos universitários para traduzir o nome de alguns pratos... Sabe aqueles nomes que você um dia decorou, mas que de fato não conhece? Pois é... Quando vi todos eles esqueci como são chamados aqui no estado do Rio...

-//-

Junho

É importante conhecer cada um deles, pois as questões relacionadas a cada um deles têm soluções diferentes. Não adianta tentar resolver suas emoções usando só a sua espiritualidade, nem resolver o seu físico usando só a seu intelecto.

Meditar, rezar, relaxar, tudo isso é ótimo para alimentar o seu ser espiritual, mas se existe em você algum sentimento mal resolvido, nada disso vai funcionar. Você pode até sentir algum alívio, se sentir mais tranquilo, mas enquanto não encarar de frente o sentimento negativo que você esconde, você não se livrará dele.

-//-

Quanto mais pratico, estudo, pesquiso, converso sobre autoconhecimento mais me surpreende a dificuldade das pessoas perceberem quantos pequenos gestos diários as afastam das outras pessoas.

A gente sofre, e faz sofrer, basicamente por falha na comunicação. Aquele compromisso que você não foi, se tivesse avisado evitaria muitas dores de cabeça; assumir o que sente em cada situação evita muita decepção; não fazer o que promete no horário combinado estimula que as pessoas desconfiem de você.

E assim, de grão em grão, de gesto em gesto, de falha em falha, quando você se dá conta, já existe um abismo quase intransponível em algumas das suas relações.

-//-

“Descobri” o Instituto Beaba através de uma notinha numa revista de bordo. Não dizia muita coisa, mas foi o suficiente para despertar minha curiosidade e me fazer pesquisar para conhecê-los.

No site Beaba, eles se definem como “uma entidade sem fins lucrativos com a missão de desmistificar o câncer e informar de maneira clara, objetiva e otimista sobre a doença e o tratamento com foco em crianças, adolescentes e seus familiares.”

E como fazem isso bem!

-//-

Tem como voltar à rotina diante de um fato sem volta? Sim, dizem os especialistas. Apesar da reação de choque, que deixa a pessoa ansiosa, angustiada, carregando essa apreensão dentro de si, é possível voltar à rotina.

Com minha amiga foi assim, voltou na medida do possível, assumindo sua tristeza e seguindo em frente. Me disse, “Deus é tão bom, que a vida só vai em frente. Eu sabia que ia melhorar. E como na vida é possível se apaixonar de novo, encontrei meu companheiro de vida, e temos nossos quatro filhos. Com o tempo, realizei todos os meus sonhos. ”

-//-

Julho


Teoricamente seguir o fluxo é fácil, pois a vida sempre segue em frente. O sentido da vida é para frente, tudo no universo evolui, tudo flui, tudo se encaminha para o melhor. Quando aprendemos que tudo o que vivemos na nossa vida tem um sentido, que tudo contribui para o nosso crescimento, e que tudo passa, podemos relaxar e seguir o fluxo.

-//-

Tudo na vida tem começo, meio e fim. Tudo é impermanência e eterna mutação. Tem dias que você acorda sabendo que é uma pessoa privilegiada, com luz, alegria e amor para distribuir. Outros dias, ao acordar, percebe que esqueceu o valor que tem.

Tudo bem, aceite seja lá o que for. Ao aceitar, você abre espaço para que nesses momentos menos brilhantes, os anjos apareçam para lhe cuidar. Eles se aproximam para soprar essa brasinha que, por descuido, você ia deixando apagar. E quando se dá conta, tem de novo, dentro de você, sol brilhando, jardins, passarinhos, borboletas, arco-íris, vida em todo lugar, forte, brilhante e feliz.

-//-

Tão inesquecível como a frase foram as minhas sensações. Mas pode?!?!? – pensei, e senti despertar em mim um sentimento de traição, desonestidade, trapaça. Ao mesmo tempo um pensamento de: é claro, é o meu trabalho, posso fazê-lo como eu quiser.

Foi transformador!

-//-

Na aceitação há o reconhecimento do desejo de ter vivido algo diferente, mas há também a disposição de tornar o acontecimento positivo. Quando aceitamos reconhecemos a realidade, e por ver verdadeiramente o que acontece no momento, podemos buscar opções e outros caminhos.

-//-

Não tem jeito. É muito raro que você goste de alguma coisa que não conhece. Então, como eu gosto muito das Olimpíadas, vou escrever sobre essa história para você que não conhece, quem sabe, aprender a gostar desse evento. Se você é do time que está torcendo contra, ou faz parte de um grupo que quer apagar a tocha olímpica, e se não quiser mudar de opinião, sugiro que nem leia. Eu vou sim, defender os jogos.

-//-

Agosto


O corpo reflete nossas emoções, por isso é tão importante escolher quais queremos alimentar; por isso é tão importante cuidar para se sentir bem, disposto e feliz.

-//-

Para dar certo, seja o que for, é preciso além de metas, ter flexibilidade. É a flexibilidade que lhe permitirá ver mais de um ponto de vista. Tem uma lição aí quando as coisas não dão certo. No mínimo você precisa olhar o outro lado, a flexibilidade ajuda nesse momento. Não deu certo, ao menos aproveite a lição que a vida lhe oferece.

-//-

Na juventude o nosso maior sonho é mudar o mundo. Manter esse compromisso na vida adulta faz de nós pessoas melhores. Que bom que temos a disposição muito lembretes dessa nossa disposição juvenil! Eu mudo, o mundo muda. Se quero um mundo melhor, me torno uma pessoa melhor. E assim as grandes mudanças acontecem.

-//-

Na vida também é assim. As palavras que repetimos com constância podem nos levar para caminhos que consideramos errados, ou podem nos colocar num contexto diferente do que imaginávamos quando as pronunciamos. Não tem jeito, a vida toma a atitude das palavras que dizemos, para o bem e para o mal o nosso futuro depende das nossas palavras.

-//-

Comer coisas diferentes não tem nada a ver com comer olho de cabra, farofa de formiga, ou similares. Você pode criar experiências diferentes com os ingredientes do seu dia a dia. Já comeu carne moída? Provavelmente sim. E peito de frango moído? Talvez não...

-//-

Ao ler o título aí em cima, pode ser que você tenha pensado que vou falar das plantas, mas não, é sobre humanos mesmo o post de hoje. Todos os seres vivos precisam de sol, água e ar para sobreviver, plantas, animais, humanos. Só a proporção desses elementos é diferente em cada espécie.

Repara bem, sol, água e ar, tudo que o mundo tem em abundância e depende só de você aproveitar.

-//-

Ela sabe, ele sabe, eles sabem, quem garante que sim? “Deus sabe o que é melhor para mim”, essa também é uma frase campeã ouvida no consultório. É sempre dita por quem se desresponsabiliza da própria vida, “não tem nada que eu possa fazer, Deus sabe o que é melhor para mim”.

Tenho certeza que sabe, mas mesmo Deus precisa que você peça. Lembra, você tem livre arbítrio, Ele sabe o que é melhor para você, mas respeita as suas escolhas. “Não vá por aí” sopra o seu coração. Mas deixa que você pegue esse caminho, se assim você decidir. E o seu pedido, não expressado, está sendo atendido.

-//-

É interessante que qualquer livro que você abra ao acaso, tem uma frase que é para você. Exatamente aquilo que faz sentido naquele momento para você, “salta” da página de um livro que você abre só para dar “uma olhadinha”.

Hoje, depois da aula do curso Poder Feminino, um curso de empoderamento, “que conduz a participante a um mergulho de olhar sobre si e a leva a reconhecer, fortalecer e se apropriar de sua essência feminina”, do Centro Hoffman, abri um livro de Allan Kardec e li:“sua alma liberta entrevê novas claridades e compreende o que não compreendia antes.”

Perfeito! É esse mesmo o meu sentimento. Liberdade com novas claridades e novas compreensões.

-//-

Outubro

Precisa. Se for consciente melhor. Se não for consciente, você vai se enganar e dizer que não escolheu. Mas não escolher também é uma escolha. E foi a escolha que você fez ao não escolher.

E o que acontece com quem não escolhe? Vai sendo levado por caminhos que os outros escolheram para você. E um belo dia se dá conta que chegou num lugar que não queria, que está fazendo uma coisa que não gosta, vivendo uma vida que não é a que sonhou para você.

-//-

Todo o seu discurso, e as suas atitudes, são influenciados por seus sentimentos. A energia que você transmite é a do sentimento, e não da fala, ou da sua ação. Por isso os atores estudam tanto, para transmitir, com verdade, o sentimento do personagem, que nem sempre é o mesmo da pessoa que está atuando.

Mas na vida você não é um ator. E se seu sentimento não está alinhado a sua atitude, talvez, seja o momento de você começar sua jornada de autoconhecimento. Ou por auto-observação, ou com ajuda de terapeutas.

-//-

Acredito que todo mundo já sentiu uma mudança na sua energia, e/ou nos seus sentimentos, ao ouvir uma música. Nem precisamos pensar muito para usar a música certa para criar estados de espíritos desejados, e adequados aos objetivos das nossas as atividades.

-//-

Tão estranho constatar que conheci essas pessoas há quase quarenta anos... não parece!

A relação continua a mesma, a mesma proximidade com os que eram mais íntimos, o mesmo jeitinho de falar, a mesma energia da nossa adolescência, agora mais madura, milhões de histórias e lembranças únicas, e outros milhões de lembranças compartilhadas por todos nós. Que viagem no tempo esse reencontro!

-//-

É bom que se diga, que tudo passa, mas não voltará a ser como antes. Então, o que afinal passa? Passa a estranheza com a nova situação. Passa a dor do momento. Passa a sensação de estar tudo fora do lugar.

-//-

Novembro


Ficou lá atrás, protegido. O medo é um guardião, ele protege alguma coisa que gerou esse mecanismo de defesa, alguma coisa que quando aconteceu você não pôde lidar. Ele lhe protege de uma dor que era muito grande.

Hoje, você pode pautar sua vida a partir dessas suas feridas do passado. Mas pode também escolher se libertar do passado, isso é, escolher trabalhar para que seu passado não lhe machuque mais. Como? Identificando seu medo, aceitando essa dor, compreendendo que não tinha como ser diferente, e integrando na sua história.

-//-

Ansiosos são pessoas que esperam por um futuro negativo, ou positivo, tanto faz, e que por esperar, perdem o momento presente, que é o único momento que de fato, podem realmente viver.

Ansiosos temem que nada aconteça da maneira planejada. Temem não serem capazes de lidar com surpresas inesperadas. Temem errar ao agir. Ansiosos temem, acima de tudo, perder o controle. E por isso, sofrem por antecipação.

-//-

É bem comum receber no consultório pessoas que estão começando no caminho do autoconhecimento. E o que mais as surpreende é descobrir que atraem as situações que se repetem na sua vida.

Quando mostro que é um fato, acontece assim mesmo, usando exemplos da história delas, ainda assim, tentam uma negociação. Não é que elas não se responsabilizem pelo que acontece com elas. É mais que isso, essas pessoas têm certeza que o que acontece com elas não é responsabilidade delas. Elas acreditam que não fizeram nada para merecer isso, seja lá o que isso for.

-//-

Dezembro


Se você nunca tentou, aviso que, como tudo na vida, a prática leva a perfeição. Pode ser que o seu primeiro pompom não saia daquele jeito fofinho e maravilhoso que você viu nas fotos. E tudo bem, é assim mesmo. É fazendo que aprendemos a fazer.

Mas se você é perfeccionista, não sair maravilhoso logo no início, é um sofrimento que poderia ser evitado. É a auto cobrança exagerada dos perfeccionistas que os impede de aproveitar aprendizados, comemorar sucessos intermediários, e, mais triste ainda, perceber que mesmo não tendo ficado perfeito, em muitas etapas eles acertaram.

-//-

Claro que para ser feliz você precisa se conhecer. Nem adianta procurar a felicidade fora de você. É preciso procurar em você a fonte da sua felicidade. E vale a pena, porque ser feliz transforma a sua realidade. No mínimo, você conquista qualidade de vida.

-//-

É dezembro, mês de olhar com honestidade tudo o que lhe marcou, e tudo o que você marcou por onde passou nesse ano que termina. E depois festejar, sabendo o que está celebrando e o que está comemorando. E pode ser que, para você, a única coisa que vale brindar é o fim de um ano tão intenso. E tudo bem. Esse é mesmo um bom motivo. Aproveite o momento e celebre, vem aí um novo começo.

-//-

Nos ensina Thay, que tudo é impermanente, por isso sofrimentos devem ser transformados e felicidades devem ser nutridas.

-//-

E foi assim 2016. Que você escolha nutrir felicidades em 2017!