domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mãos

Érima de Andrade

Nossas suaves e poderosas mãos, nas brincadeiras de criança, são asas, panelinhas, gatos que vão atrás do rato.

Ao longo da vida conduzem, criam, protegem, comunicam, expressam, cozinham, pintam e bordam.

Na dança do ventre são elas que dão a direção aos olhares. 

Na reflexologia são consideradas um espelho do corpo.

Num comentário de Jung, as mãos resolvem enigmas que o intelecto em vão lutou por compreender.

Num dos desenhos de Escher, as mãos desenham, se completam, se desenham, uma a outra, e a gente não sabe que mão começou a desenhar, nem onde o desenho termina.

No texto de Sister Dang Nghien as mãos cuidam:

“Embora já fosse tarde da noite, eu sentei na minha cama no escuro e massageei minhas mãos. Uma mão cuidava da outra e depois era cuidada. Coloquei muita loção em minhas mãos e massageei dedo por dedo, as palmas, e o dorso da mão. Então minhas mãos massagearam meus pés, devagar e com atenção. Depois massagearam minhas pernas, minhas costas, meu pescoço, minha cabeça, minha face e meus ouvidos. Havia muito carinho e suavidade por parte das minhas mãos! Eu me senti muito grata a elas.

Eu já tinha feito massagens em outras pessoas, mas nunca tinha pensado em massagear meu próprio corpo. (...) Porque eu nunca havia pensado em massagear meu próprio corpo?”

Por quê? Eu não sei.... mas receber uma boa massagem nas mãos, além de relaxante, é extremamente gostoso.

Então mãos a obra! Vamos à massagem!

Comece percebendo a sua mão. Toque nela como se estivesse vendo-a pela primeira vez. Descubra as possibilidades de suas articulações, rotação, flexão, extensão, de cada dedo e depois, da mão como um todo.

Com o polegar, massageie a palma da mão, do punho para os dedos e do centro para a borda. Depois com o polegar e o indicador, puxe cada dedo como se fosse tirar uma luva muito apertada. E então massageie toda a superfície, palma e dorso, usando a palma e dedos de sua mão. E aí, troque de mão e repita os movimentos.

Para terminar, feche os seus olhos e foque em sentir o toque, a pele, a textura, a temperatura, permitindo-se descobrir todas as sensações oferecidas por suas mãos.

E então, quer dividir essa sua experiência aqui no blog?

 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Entrevista

Érima de Andrade

O post sobre neuróbica que escrevi aqui para o blog rendeu uma entrevista à Mônicka Christi, apresentadora do Programa Mulher Brasileira, da Rádio Rio de Janeiro (1400 KHz AM).

Eis a entrevista:





Que seja um estímulo para mudanças positivas na vida de vocês.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vamos comemorar!

Érima de Andrade

Num artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, assinado por Airton Luiz Mendonça, está muito bem explicado por que o tempo parece passar mais rápido.

Diz lá que o que faz o tempo parecer mais rápido é a rotina, é a repetição, pois a mente apaga a experiência repetida. Ou seja, se você repete sempre a mesma coisa, para sua mente, você vivenciou a experiência apenas uma vez, todas as outras foram apagadas. E o tempo voou.

Repetir sempre as mesmas coisas - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações - faz parecer que seu dia foi curto e sem novidades. Ou pior, às vezes tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que você teve de novidade na semana, no ano, ou, para algumas pessoas, na década.

Mas ele completa: “Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M, Mude e Marque.”

“Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.”

Então vamos mudar e comemorar!

Comemorar é um ato de felicidade, aumenta a auto-estima e nos faz muito bem! E todos nós temos muitos motivos para estar feliz, é só nos conscientizarmos disso, e vamos perceber que temos muitas, muitas pequenas vitórias diárias para serem comemoradas.

Comemorar é tornar os momentos especiais, verdadeiramente especiais, diferentes dos momentos usuais, rotineiros, repetitivos. Quando comemoramos uma pequena conquista, nos motivamos para conquistas maiores.

Mas vamos fazer festa para tudo?

Se você quiser, por que não? Só não pode virar uma rotina. Seja criativo, comemore de maneiras diferentes sucessos diferentes.

Nós fizemos uma pequena comemoração aqui em casa, comemoramos os dois mil visitantes desse blog. Brindamos, fotografamos, marcamos esse momento com muita alegria e descontração.

Duas mil pessoas visitando um blog é um bom parâmetro?
Não tenho idéia! E nem estou preocupada com isso! Para mim foi uma conquista, e vale à pena comemorar.

Então, coloque atenção no seu dia, e me diz, o que você tem para comemorar hoje?



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Seu corpo fala.

Érima de Andrade

E você, consegue entender?

Muitas vezes não nos damos conta das emoções que estão envolvidas nos nossos sintomas físicos, mas nossas emoções afetam o funcionamento do nosso organismo. E o contrário também acontece, por exemplo, a raiva prolongada pode levar a um desequilíbrio no fígado. Ao mesmo tempo, desequilíbrios no fígado podem produzir sintomas de raiva.

É importante lembrar que é normal sentirmos todas as emoções e o considerado desequilíbrio emocional somente acontece quando uma emoção em particular é vivenciada por um período prolongado de tempo, ou com uma intensidade específica.

Vários autores já escreveram sobre o conteúdo emocional dos nossos sintomas físicos, e a importância de compreender os mecanismos psicoenergéticos que estão por trás da doença a fim de restaurar a saúde.

Para eles a raiva está associada ao fígado; a ansiedade está ligada ao coração; a preocupação está ligada a vesícula biliar; a tristeza, ou pesar, afeta os pulmões; a emoção do medo está relacionada com os rins; a tensão, a incapacidade de relaxar, está associada à bexiga; a agressividade ao estômago e a intolerância está associada ao funcionamento do pâncreas.

E quando acontece algum problema num desses órgãos, o que fazer?

O primeiro passo é tomar consciência. Um sintoma é sempre um sinal, ele interrompe o fluxo da nossa vida e nos obriga a prestar atenção. Então se pergunte: o que eu preciso aprender com esse sintoma?

Thorwald Dethlefsen e Rüdiger Dahlke propõem outras perguntas para auxiliar a compreensão e conscientização dos sintomas.

Por exemplo, sugerem que se pergunte ao seu fígado: onde é que não consigo mais decidir entre aquilo que posso suportar e aquilo que é um “veneno” para mim?

Ao coração: Dou espaço suficiente para meus próprios sentimentos, me atrevo a demonstrá-los?

A vesícula biliar: o que impede o fluir dos meus impulsos? Como represo a minha energia?

Aos pulmões: Com o que eu não desejo entrar em contato?

Aos rins: Ando me apegando a velhos problemas e, desse modo, interrompendo o fluxo do meu próprio desenvolvimento?

A bexiga: Que assuntos gastos devo abandonar?

Ao estômago: o que não posso ou não quero engolir?

Ao pâncreas: O que me impede de aceitar e de me entregar ao amor?

E você, sabe o que significam os seus sintomas? Compreende o que o seu corpo está falando?



domingo, 13 de fevereiro de 2011

Precisando de estímulos?

Érima de Andrade

O ano começou, já estamos em fevereiro, e as coisas não estão acontecendo da maneira que você queria...

E agora, quem poderá me defender?

Deixe o Chapolin de lado e invista no seu timo.

Não sabe o que é?

Apenas a chave da sua energia vital!

Sonia Hirsh explica o timo de uma maneira deliciosa:

“No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz Eu, fica uma pequena glândula chamada timo.” Localizou?

“Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando nos estressamos e mais ainda se adoecemos.” Mais íntimo impossível!

“A ciência demonstrou que, é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem.” Uma parte do seu corpo intimamente ligada as suas emoções, ao seu espírito e a sua mente!

“Mas também é muito sensível a imagens, cores, luz, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos.” Ou seja, a todas as formas de comunicação afetiva.

“Amor e ódio o afetam profundamente. Idéias negativas têm - já que não existem em forma - mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias.” 

“Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral de todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.”

“Lindo!”, você pode estar pensando, “mas e daí?”

“Daí que, se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem-estar e felicidade.” Confirmando a máxima que diz que ser feliz e saudável é sempre uma opção pessoal.

Sonia Hirsh explica como:

“Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir.

Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.

Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas. Continue por três a cinco minutos, respirando calmamente enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica.

O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço.”

E tudo isso ao alcance das suas mãos e intenções!!!!

E então, está precisando de um estímulo??????

Se quiser saber mais sobre o timo, visite o blog da Sonia Hirsh:

http://www.soniahirsch.com/2010/10/como-esquecer-o-filme-malu-de-martino.html

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Massagem nos pés: vamos aprender?

Érima de Andrade

Quem não sente prazer em tirar os sapatos em casa depois de um longo dia de trabalho?

Sem dúvidas a sensação é melhor ainda se recebermos ou fizermos em nós mesmos uma massagem nos pés, para relaxar e aliviar alguma dor.

Mas não é necessário ter alguma dor, você pode - e deve - massagear seus pés mesmo quando não estiverem doloridos. A massagem deixa seus pés mais saudáveis. Ela exercita os músculos e estimula o fluxo sangüíneo. É um excelente remédio preventivo.

Vale também, pisar em uma bolinha de tênis ou em um bambu, deixando a sola do pé pressionar contra o chão em movimentos circulares.

Você também pode oferecer a massagem como um carinho para as pessoas que você gosta. Uma razão, evidentemente, é que ela é muito agradável. Mas a massagem também é uma forma de comunicação afetiva que dispensa as palavras, além de ser muito prazerosa.

Vamos nos encontrar para massagear os pés?

Curso de Massagem nos Pés

Turmas em fevereiro e março






Inscrições: (21) 2608 1088 e (21) 8892 6195

Nos vemos lá!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gentileza gera felicidade!

Érima de Andrade

A ciência comprovou o que já se sabia na prática: ser gentil faz bem!

A pesquisa da professora Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, comprovou que as pessoas são mais felizes quando são gentis. E mais: que uma variedade de atitudes gentis geram mais felicidade do que repetir várias vezes um mesmo gesto gentil.

 O resultado dessas pequenas ações, garantem os cientistas, vai além do que os olhos podem ver.

“A gente nunca sabe onde uma gentileza pode levar.” afirma a psicóloga Cecília Zylberstajn. “Pode te mostrar amores, almas gêmeas, amigos”.

Ser gentil é mais do que ser educado.

Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. A pessoa gentil é aquela que sabe observar, que percebe a necessidade do outro e toma a iniciativa de agir. Quanto mais gentil somos com as pessoas, mais gentil somos também com nossa verdade, com nossos valores. É um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta. 

Comprovou-se também que a gentileza é contagiante.

Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que quem se beneficia de um ato de gentileza, passa adiante a gentileza para pessoas que inicialmente não estavam envolvidas no ato. De acordo com o estudo, a generosidade de uma pessoa se espalhava para três outras pessoas e, em seguida, para nove pessoas com as quais estas três interagiam e assim por diante.


Rosana Braga no seu livro “O poder da gentileza”, lista 10 dicas para facilitar a prática diária da gentileza. Ela acredita que se conseguirmos incorporar pelo menos algumas dessas ações, nossa vida já se tornará bem mais leve e gostosa.


1. Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.

2. Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.

3. Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.

4. Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.

5. Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.

6. Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.

7. Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.

8. Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.

9. Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.

10. Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.


E então, qual vai ser sua próxima gentileza?



sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mandala de Desejos

Érima de Andrade

"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." Charles Chaplin

"Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver". Raman

A filha de uma amiga minha fez uma mandala de desejos. E está hiper entusiasmada!

Ela recortou de revistas imagens que representam seus desejos, colou num  circulo de papel, com sua foto no meio, e colocou onde possa ver todos os dias.

Gostei muito da idéia!

Primeiro por que ajuda a desejar. Desejos sempre mostram o que se passa no nosso coração e o que é importante para gente naquele momento. Mas nem sempre estamos conscientes dos nossos desejos, por que segundo a neurociência, a parte consciente do nosso cérebro representa 5% e a inconsciente, equivale a 95%...

Procurar, recortar e colar ajuda a tornar conscientes os nossos desejos.

Segundo: nosso inconsciente é basicamente feito de imagens, e não de palavras.

Poder ver diariamente as imagens dos seus desejos ajuda a transformá-los em metas a serem atingidas.

No texto de José Rubens D’Elia, “Uma Estratégia para Realizar os seus Objetivos”, ele ensina que:

“O primeiro grande e importante passo é conhecer um órgão vital do nosso corpo, o nosso cérebro, que pode ser uma grande aliado para concretizar nossas escolhas, se adequarmos o nosso comportamento ao formato que ele entende.”

“Aqui se encontra o primeiro desafio. Escolhemos num nível que conhecemos, o consciente. Mas, a escolha só acontecerá se ativarmos o inconsciente, que funciona de forma diferente do consciente.”

“Então, vamos aprender o be-a-bá do inconsciente:

- O inconsciente aprende por repetição.
- O inconsciente entende emoções fortes (positivas e negativas).
- O inconsciente capta melhor imagens visuais.
- O inconsciente aprende pela forma lúdica.”

E completa:

“Esse é um dos pulos do gato, para realizar os seus objetivos. O nosso cérebro inconsciente tem dois números determinantes nesse processo: 

- 7 vezes  é o número necessário para que ele aprenda o novo, que pode ser um hábito, uma atitude, uma mudança, etc. 

- 21 vezes, o cérebro inconsciente incorpora o novo.”

“Então, se quisermos começar uma atividade física, é necessário fazer 21 vezes, ou por 21 dias seguidos, para que se torne hábito. E o mesmo procedimento se aplica a tudo, que ainda não faz parte da nossa vida, mas queremos incluir.

Por isso, quem tem disciplina, consegue realizar seus objetivos, mesmo sem entender esse ensinamento.”

E você, o que você deseja?


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mantras

Érima de Andrade

Você sabe o que é um mantra?

Mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto.

Os mantras nem sempre possuem um significado claro e muitos deles são compostos por sílabas aparentemente ininteligíveis. Mesmo assim, eles são efetivos porque ajudam a manter a mente quieta e pacífica, integrando-a automaticamente na concentração.

“Um mantra não é nem uma "palavra mágica" nem um "encantamento". É um instrumento da representação e concentração mentais e por isso um recurso do poder mental, mas não de forças sobrenaturais.” 
                                                            Lama Anagarika Govinda, Reflexões Budistas

Como atuam os mantras?  

O mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. Não importa a correção da pronúncia, o mesmo mantra é entoado de forma muito diferente em vários países, e sempre produz os mesmos efeitos.

“O som exerce um poderoso efeito sobre nosso corpo e nossa mente. O mantra é ainda mais poderoso do que um som comum: é como uma porta que se abre para a profundidade da experiência. O som do mantra pode tranquilizar a mente e os sentidos, relaxar o corpo e ligar-nos com uma energia natural e curativa.”
                                                          Tarthang Tulku, A Mente Oculta da Liberdade

Existem muitos mantras para facilitar a concentração e a meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los. Repeti-los muitas vezes é a chave para interromper o processo natural de pensamento intermitente, que nos leva de uma idéia a outra sem controle. Quando paramos esse fluxo mental, o corpo relaxa, e a mente se aquieta e se abre a vibrações sutis, que permitem ampliar a percepção.

Eu os uso durante a caminhada para estimular o fluir sereno da minha respiração.

Uso os mantras Om Ah Hum, que representam as bênçãos do corpo, da fala e da mente. Internamente, eles agem assim: o Om purifica os canais sutis, o Ah transmuta o fluxo de energia e o Hum refina a essência criativa. 

Faço o exercício proposto por Tarthand Tulku, à medida que eu inspiro, entôo internamente Om. Durante o momento em que a respiração é retida no corpo, digo silenciosamente Ah. Depois, ao exalar, entôo silenciosamente Hum. É especialmente eficaz quando estou muito agitada.

Parafraseando Tarthand Tulku: a paz e a claridade estão sempre disponíveis, você pode tocá-las logo na sua próxima respiração.

Vale à pena tentar! Vamos mantrar?