domingo, 23 de janeiro de 2011

Rir é o melhor remédio!

Érima de Andrade

Li um artigo com o título “Cinco passos para um coração mais saudável”, onde uma especialista em medicina preventiva dá dicas de como evitar doenças cardíacas. Rir é uma das atitudes preventivas.

As outras citadas por ela são:

- perguntar ao seu médico quais são os níveis normais de colesterol, triglicérides e pressão arterial;

 - se exercitar. A atividade física reduz a pressão sanguínea, melhora as taxas de colesterol, diminui o estresse, melhora o sono, beneficia o humor, melhora a cognição e previne a perda de memória;

- prestar mais atenção na circunferência da sua cintura do que no seu peso. Ela é uma medida mais precisa do que o peso porque a quantidade de gordura em volta da cintura é um elo direto com a hipertensão e o colesterol alto;

- dormir bem e o suficiente. Falta de sono aumenta a pressão sanguínea, induz ao estresse, aumenta o apetite, desacelera o metabolismo, prejudica o humor e piora a cognição.

Quanto ao riso Holly Anderson, diretora de educação no Instituto do Coração Ronald O. Perelman, do Hospital Presbiteriano de Nova York, afirma que:

“Em termos de saúde cardiovascular, rir por apenas 15 minutos equivale a praticar um exercício aeróbico por meia hora. Pesquisas também ligam o riso com a redução de dor e ansiedade, com a função saudável dos vasos sanguíneos e com o aumento dos níveis cerebrais de hormônios que melhoram o humor.”

Vamos praticar?

Comece com um pequeno sorriso, não precisa de motivo nenhum... pode começar "amarelinho", fingido...  a endorfina e serotonina sobem... a adrenalina baixa... e num instante você começa a se sentir melhor, a lembrar de coisas boas, de coisas que promovem sua felicidade, e sem perceber, estará dando poderosas e gostosas risadas!

E o melhor, você estará cuidando do seu coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!